Eu tenho problemas na fala e também na escrita por trocar palavras (pensar vermelho e falar azul por

16 respostas
Eu tenho problemas na fala e também na escrita por trocar palavras (pensar vermelho e falar azul por exemplo), trocar letras de lugar (mesmo por memso), adiantar palavras que ainda não era a hora de escreve-las e até mesmo inventar palavras como "Quando o radão cortar" (Era pra ser "quando o cartão rodar"). O que isso pode ser? Isso vem afetando muito minha vida, sou professora e constantemente sou chamada à atenção pelos meus alunos e familiares.
Olá! Os seus relatos possuem muitas nuances que percebi e que devem ser analisadas mais minuciosamente antes de te trazer uma diagnóstico. Pelo fato de vocês ser professora, não consigo entender quando que esses sintomas apareceram. É algo biológico, que você sempre teve? É algo que apareceu nos últimos tempos? Sua rotina está te afetando psicologicamente a ponto de prejudicar sua atenção? São sintomas de ansiedade? São inúmeros fatores que podem estar associados a esses sintomas. A princípio, recomendo que passe por acompanhamento psicológico para investigar o que são esses sintomas e o seus atuais contextos de vida. Qualquer coisa, sou psicólogo e fico a disposição com meus serviços. Abraços, se cuida!

Olá! Para entender o que ocorre de fato seria preciso fazer uma avaliação cuidadosa.
Contudo, muito do que você relata parece fazer parte do quadro de dislexia. Assim, é indicada a procura por um profissional da fonoaudiologia, psiquiatria e da psicologia para que uma avaliação mais completa seja realizada e o diagnóstico seja dado de forma adequada.
Oi, pelo relato dos seus sintomas, poderia à principio ser um caso de dislexia, mas este transtorno é de desenvolvimento e teria sido aparente durante sua infância, mas como você é professora, não acredito que seja. Seria necessária uma avaliação mais criteriosa para entender quando iniciou esse processo, quais questões estão envolvidas em sua rotina para um entendimento melhor. Talvez seja necessário uma consulta com neurologista. Mas provavelmente o acompanhamento psicológico será necessário, para o desenvolvimento de estratégias onde você poderá lidar melhor com a situação.
Penso que você tenha pressa ou fica um pouco nervosa na hora de falar com receio de não conseguir falar as palavras que pensou. Tranquilize-se quando for falar, fale devagar, pronuncie cada palavra com atenção.
Um abraço,
Lea
Olha, é bem difícil conseguir o diagnóstico por esse relato. Mas cabe a busca de um profissional para a avaliação. Pode ser ansiedade e falta de atenção, como também transtornos um pouco mais complexos como a dislexia. Importante que busque um profissional para que então o acompanhamento seja realizado.
Olá, boa noite !
Sinto ouvir que você está enfrentando esses desafios na fala e na escrita. Os sintomas que você descreveu, como trocar palavras, trocar letras de lugar e inventar palavras, podem ser indicativos de dislexia, disortografia ou outros distúrbios de linguagem. É importante buscar avaliação de um profissional de saúde, como um fonoaudiólogo ou um neuropsicólogo, para um diagnóstico preciso e orientação adequada.

Como professora, você também pode considerar compartilhar essa informação com sua escola ou instituição educacional para obter apoio no ambiente de trabalho, como adaptações ou recursos adicionais para ajudá-la a lidar com esses desafios. Com o suporte adequado, é possível aprender estratégias para melhorar suas habilidades de comunicação e escrita e minimizar o impacto em sua vida pessoal e profissional.
Conte comigo para ajuda-la
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Olá! É importante destacar que esses distúrbios não estão relacionados à inteligência, mas sim a diferenças na forma como o cérebro processa a linguagem, denominados dislexia e disgrafia. É aconselhável procurar a ajuda de um fonoaudiólogo, neuropsicólogo ou psicólogo, que pode realizar avaliações específicas e fornecer estratégias de intervenção para melhorar suas habilidades de comunicação e minimizar o impacto na sua vida pessoal e profissional. Sempre à disposição.
As dificuldades que você mencionou na fala e na escrita podem ter raízes em experiências passadas ou estresse crônico. A Terapia EMDR, reconhecida por tratar traumas através de movimentos oculares(táteis e auditivos) guiados, pode ser uma opção a ser considerada. Além disso, técnicas de Pain Manegement, que abordam desconfortos físicos e emocionais, podem complementar o tratamento. Ambas as abordagens são respaldadas por pesquisas e podem ser úteis. Seria interessante explorar essas opções com um profissional especializado para uma orientação adequada.
Você não relata aqui se já está sendo acompanhada por algum profissional da saúde, Aconselho procurar um neuropsicólogo para a primeira avaliação e se ele achar necessário te encaminhará para outros profissionais da saúde. Não fique esperando melhorar sozinha, procure ajuda profissional.
Olá!
Nas descrições sobre os nossos sofrimentos e dificuldades, sempre é necessário historizar. Ou seja, tentar explicar a cronologia do aparecimento, o desenvolvimento, a piora, os momentos passados de melhora, as reincidências no problema, etc. ao longo da vida. Sem isso, vai ser impossível entender do que se trata o que estamos passando.
Tenta pensar sobre isso, e assim que puder, agenda uma consulta pelo menos com neurologista ou neuropsicólogo/a. Mesmo assim, especialmente se a dificuldade é recente na sua história de vida, vai ser chave que você se consulte por algum tempo com um/a psicólogo/a ou psicanalista, pois as dificuldades emocionais ligadas à ansiedade principalmente, precisam de uma compreensão no contexto da sua história de vida.
Se quiser, a gente marca uma conversa inicial.
Boa sorte!
;)
Compreendo que essas dificuldades na fala e na escrita podem ser desafiadoras e impactantes em sua vida pessoal e profissional. O que você descreve parece ser uma forma de dislexia, que é um transtorno de aprendizagem que afeta a habilidade de ler, escrever e soletrar com precisão. A dislexia é uma condição neurobiológica que não está relacionada com a inteligência, mas sim com a forma como o cérebro processa a linguagem.

É importante procurar uma avaliação por um profissional especializado em dislexia, como um neuropsicólogo ou um fonoaudiólogo. Eles podem realizar testes e avaliações para confirmar o diagnóstico e desenvolver estratégias específicas para ajudar a lidar com essas dificuldades. Com o suporte adequado, você pode aprender técnicas para melhorar sua comunicação oral e escrita, o que pode facilitar muito sua vida profissional como professora.
Lendo o seu relato tenho a impressão de ser um quadro de dislexia, disortografia, no entanto para caracterizar eles devem estar presentes desde a infância, pois são transtornos do desenvolvimento. Mas outros fatores como estresse, burnout podem estar trazendo sintomas negativos. Sugiro que você consulte no primeiro momento o Psicólogo para entender sua demanda e fazer um plano de ação.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá, como você está?

Imagino como deve ser difícil para você...
Entretanto, pelo seu relato, há características de uma possível dislexia, que é um transtorno específico de aprendizagem, do neurodesenvolvimento. Para a melhor compreensão da sua condição, é necessária a realização de uma avaliação neuropsicológica, a fim de você receber um tratamento adequado às suas dificuldades.

Espero ter esclarecido, estou à disposição.

Forte abraço!
olá como vai??
As dificuldades que você descreve na fala e na escrita podem ser indicativas de uma condição conhecida como dislexia adquirida, também chamada de dislexia do desenvolvimento. A dislexia é uma condição neurológica que afeta a capacidade de ler, escrever e soletrar de forma precisa e fluente.

Os sintomas que você mencionou, como trocar palavras ao falar, trocar letras de lugar e inventar palavras, são comuns em pessoas com dislexia. Essas dificuldades podem estar relacionadas a dificuldades na decodificação de letras e palavras, processamento auditivo, memória de trabalho ou organização das informações.

É importante destacar que a dislexia não está relacionada à inteligência e não é causada por falta de esforço ou habilidade. Pessoas com dislexia geralmente têm habilidades cognitivas normais ou acima da média em outras áreas, mas podem encontrar dificuldades específicas na leitura e na escrita.

Como professora, é compreensível que essas dificuldades estejam afetando sua vida profissional e pessoal. É fundamental buscar apoio e orientação de profissionais de saúde especializados em dislexia, como psicólogos, neuropsicólogos ou fonoaudiólogos, que podem realizar uma avaliação abrangente e fornecer estratégias de intervenção e suporte para ajudá-la a lidar com essas dificuldades. Que você tenha um feliz dia!!!

Olá! Por esse breve relato fica difícil dar um diagnóstico do que pode estar acontecendo. É necessário uma investigação mais aprofundada dos sintomas e histórico do surgimento deles. Sugiro buscar psicoterapia para ter uma orientação mais direcionada. Estou a disposição!
Os problemas que você descreveu, incluindo a substituição de palavras, a inversão de letras e outras dificuldades na fala e na escrita, podem estar associados a várias condições neurológicas ou de desenvolvimento. Aqui estão algumas possíveis explicações para os sintomas que você está enfrentando:

Dislexia: Esta é uma condição de aprendizagem conhecida que afeta a habilidade de ler, escrever e, às vezes, falar. Embora seja mais frequentemente reconhecida por dificuldades com a leitura, a dislexia também pode afetar a escrita e a fala de maneiras como você descreveu.

Disgrafia: Especificamente relacionada a dificuldades na escrita, a disgrafia pode manifestar-se na forma de escrita desordenada, problemas de ortografia e dificuldade em organizar pensamentos no papel.

Transtorno de Processamento Auditivo: Às vezes, as pessoas com este transtorno podem ouvir informações corretamente, mas têm problemas para processar o que ouvem, levando a confusões na fala e na escrita.

Afasia: Geralmente ocorre após um dano cerebral (como um AVC), mas afasia pode causar problemas na formação de palavras e frases corretas, tanto faladas quanto escritas.

Ansiedade ou Estresse: Em alguns casos, altos níveis de estresse ou ansiedade podem afetar temporariamente a capacidade de comunicação, levando a erros na fala ou escrita.

Considerando que essas dificuldades estão afetando significativamente sua vida profissional e pessoal, seria aconselhável consultar um profissional de saúde, como um neurologista ou um fonoaudiólogo. Esses especialistas podem realizar uma avaliação detalhada para entender melhor a natureza de suas dificuldades e sugerir estratégias adequadas de tratamento ou adaptação.

Algumas estratégias que podem ajudar enquanto você busca uma avaliação incluem:

Uso de tecnologia assistiva: Programas de correção ortográfica e gramatical, ou softwares que convertem fala em texto, podem ajudar na comunicação escrita.
Exercícios de fonoaudiologia: Um fonoaudiólogo pode trabalhar com você em exercícios específicos para melhorar sua clareza na fala e habilidades de escrita.
Organização e planejamento: Tomar um tempo extra para organizar pensamentos antes de falar ou escrever pode ajudar a reduzir erros.
Técnicas de relaxamento: Práticas como meditação ou técnicas de respiração podem ajudar a reduzir o estresse, o que pode melhorar sua capacidade de comunicação.
É importante que você não se sinta sozinha nesse processo e saiba que há apoio disponível para ajudá-la a gerenciar e melhorar suas habilidades de comunicação.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!