Eu tenho muita ansiedade e também sou paranóico de que estou sempre doente, com doenças perigosas, e

30 respostas
Eu tenho muita ansiedade e também sou paranóico de que estou sempre doente, com doenças perigosas, e eu estou com muita dormência e formigamento em meus membros, o principal a cabeça, que acabo nem sentindo ela... a ansiedade pode ser o motivo disto?
Olá! A ansiedade pode gerar vários sintomas e não posso afirmar se o que você está sentindo seja sintoma de ansiedade. Para fazer diagnóstico mais preciso é importante você fazer acompanhamento em terapia e também com um clinico geral. Como você diz que é paranoico com relação a ficar doente é mais um motivo pra você fazer acompanhamento com um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 160

Primeiramente agradeço pela pergunta e espero poder contribuir contigo e com os colegas aqui...
O que você entende por ansiedade?
Ter esta compreensão e clareza é importante como primeiro passo até mesmo para você levar ao especilista (psicólogo) que vai te receber, conhecer, orientar e trabalhar com você até as mudanças significativas começarem a aparecer (sugestão de abordagem terapêutica: cognitivo comportamental);
Quais os fatores estressores mais lhe impactam: físico; emocional ou químico? (químico aqui não é somente drogaditos, um produto industrializado, poluição por exemplo são fortes estressores químicos) e estes estressores impactam fortemente no Sistema Nervoso Central sinalizando através de subluxações entre as vértebras da coluna que podem provocar estas sensações de formigamento, uma visita a um Quiropraxista pode auxiliar a esclarecer estes sintomas. Quanto à sua percepção paranóica, é fundamental buscar o auxílio como já mencionado. Conte comigo.
Olá, boa noite!
A ansiedade pode gerar diversos sintomas, mas para identificar se o seu relato são sintomas de ansiedade, aconselho fazer terapia para entender melhor o seu caso, ter embasamento para um diagnóstico e, se preciso, procurar ajuda médica.
Existe a ansiedade normal e a que apresenta crescente intensidade de sintomas. Parece haver já um determinado prejuízo para você associando a outras questões de cunho psíquico. Seria mais eficiente realizar uma avaliação ao invés de tentar descobrir e dignosticar-se. Porém sua preocupação já apresenta empenho para cuidar-se dando o alerta. Tente fazer o psicodiagnóstico seguido de psicoterapia e se indicado, integrando outras áreas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 105
Olá!
A ansiedade pode gerar vários sintomas, porém para fazer diagnóstico mais preciso é importante você fazer acompanhamento em terapia e como você diz que é paranoico com relação a ficar doente é mais um motivo pra você fazer acompanhamento com um psicólogo.
Boa tarde, é necessário passar por um clínico geral mas a ansiedade pode sim gerar muito mais causas que as comuns vista por ai, nossa mente é de uma imaginação incrível, e produzimos muitos pensamentos distorcidos, mas não deixe de consultar um médico para descartar possíveis doenças físicas e vá buscar também um psicologo para poder ter uma vida mais plena e feliz. A ansiedade faz parte da nossa vida, é uma reação natural que sentimos diante de um desafio, é ela que nos impulsiona a fazer coisas e A ser proativo mas em demasia causa sérias complicações.
Ola! Pelo seu pequeno relato pode sim, ser ansiedade e parece que há algo mais implicado na sua queixa. Procure por um profissional da psicanálise/psicologia para um melhor entendimento do seu sintoma e se for o caso um tratamento psicológico, pode lhe ajudar em muito a melhorar sua qualidade de vida e seu quadro em geral. Procure por ajuda!
Olá! Pelo que você relata, sim, a ansiedade pode ser estar causando estes sintomas, mas é importante que você faça uma avaliação com um profissional de psicologia para compreender os aspectos emocionais e também com um médico clínico. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Cuide-se!
Olá! A ansiedade pode sim causar diversos sintomas inclusive esses que você relata sentir. Contudo considero importante que você faça uma avaliação médica (pode ser um psiquiatra) e uma avaliação psicológica. Conversando com esses profissionais você poderá tirar todas as suas dúvidas e também ser orientado quanto ao seu diagnóstico. Conte comigo se precisar.
Pode sim ser ansiedade. Está bastante avançada pelo tanto de sintoma que comenta. Mas fica tranquilo que tem tratamento! Um processo de terapias e medicamentos são a junção mais efetiva que existe.
Sim pode ser sintomas de ansiedade. No entanto seria ideal você procurar um especialista para fazer uma avaliação e começar algum tipo de tratamento. Abçs!
Olá! Pode sim ser ansiedade. Você pode começar procurando um médico clínico geral para descartar a hipótese de doença física. Caso seu médico já tenha confirmado que não há chance de nenhuma doença física, está hora de buscar ajuda psicológica. Como a ansiedade envolve muitos sintomas físicos e psicológicos, para a avaliação correta do caso, sugiro que inicie o quanto antes a Psicoterapia. O fato de você se avaliar como uma pessoa "muito" ansiosa, já indica que algo não vai bem. É importante buscar ajuda para que o profissional possa fazer a investigação necessária para te auxiliar na criação de estratégias para alívio dos sintomas e sofrimento. Quanto antes for iniciado o tratamento, menores serão os prejuízos. É possível ter qualidade de vida, mesmo com ansiedade. A ansiedade tem tratamento e você não precisa passar isso sozinhx. Espero ter ajudado. Cuide-se bem!
Olá, bom dia! A ansiedade é um mecanismo natural que todos temos, sua função é nos prevenir de ameaças e nos direcionar para a resolução de problemas. Ela passa a ser patológica quando vira um mecanismo constante, que não cessa, como um alerta que não se desliga. Por outro lado, ela está indicando que existe algo a ser resolvido, que não está consciente para o ansioso. Ao contrário do que se imagina, não é a ansiedade que gera os sintomas, mas um conflito existencial que gera a ansiedade - ela acompanha quase todas as patologias. Como você mencionou o sentimento de paranoia, de estar sempre doente, o formigamento são indicativos de que existe um conflito que precisa ser resolvido e este conflito que está gerando a ansiedade. Acredito que um processo de autoconhecimento pode te ajudar a entender o que está acontecendo contigo e como chegou a esse estado. A partir daí, criar recursos para lidar com o problema. Toda solução começa pela consciência.
Bom dia, pimeiro é muito importante buscar um médico clínico para descartar qualquer problema orgânico.
Em relação a estar sempre achando que está com doenças perigosas, já é um estressor emocional enorme, não acha? Pode de fato desencadear quadros de ansiedade e medo intenso.
Percebo ser importante buscar um psicólogo também para elaborar com você essas questões.
Olá, como alguns sintomas físicos da ansiedade são semelhantes aos sintomas de outras doenças o mais recomendado é que você procure um médico (Psiquiatra ou um Neurologista) primeiramente pra descartar qualquer outro tipo de doença. Caso o diagnóstico seja de fato de Transtorno de Ansiedade ( e para isto um conjunto de sintomas físicos deve ser experimentado juntamente com os sintomas psicológicos -nervosismo, problemas de concentração, medo constante, preocupação exagerada, irritabilidade e pensamentos descontrolados de caráter negativo, entre outros) então o tratamento com maior eficácia cientificamente comprovado é a dupla Medicamento + Terapia Cogntivo- Comportamental em que voce seria acompanhado por um Psiquiatra e um Psicólogo.

É claro que apenas um psicólogo ou psiquiatra pode designar se é realmente o transtorno ou não. Esta lista de sintomas é apenas para fins de conhecimento e esclarecimento de dúvidas.
Olá !
De acordo com os sintomas descritos podemos sim caracterizar esses sintomas como ansiosos, inclusive existe um transtorno ansioso que tem como característica uma grande preocupação com doença, se contaminar ou pegar uma doença perigosa.

Claro que termos apenas um recorte de sua vida aqui, seria necessário um avaliação mais completa para poder determinar um diagnóstico especifico, você pode fazer essa avaliação tanto com psicólogo tanto com um psiquiatra.

Obrigada por compartilhar sua historia conosco!
Abraços
Primeiramente gostaria de salientar que está resposta não substitui a consulta médica ou psicológica. O Brasil é um dos países do mundo com maior incidência de transtorno de ansiedade e também é um dos que mais consomem medicamentos para essa condição. O diagnóstico e tratamento de casos moderados a graves deve ser feito com especialista psiquiatra em conjunto com profissional psicólogo, ambos com seus conselhos de classe devidamente ativos. Dessa forma garante-se um tratamento de qualidade efetiva.
Olá! Um transtorno de ansiedade pode sim resultar em sintomas físicos aos quais você relata, no entanto, para confirmação desta suspeita é necessário buscar por consulta com psicólogo e psiquiatra. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Existe a ansiedade normal e a que apresenta crescente intensidade de sintomas. Contudo considero importante que você faça uma avaliação médica (pode ser um psiquiatra) e uma avaliação psicológica. Conversando com esses profissionais você poderá tirar todas as suas dúvidas e também ser orientado quanto ao seu diagnóstico. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá,
A ansiedade nada mais é que uma energia de ação. Essa energia pode ser acionada por medo, preocupações, estresse, entre outros.
Os sintomas que você traz como queixa, são bem comuns em pacientes que apresentam problemas de ansiedade e podem sim, serem acionados por ela. Recomendo que procure um profissional qualificado para avaliar se os sintomas estão somente ligados a ansiedade ou se existe alguma outra situação que pode estar acionando-os.
Parabéns pela iniciativa em se interessar pelo assunto, espero que consiga apoio profissional para um acompanhamento e melhora dos sintomas.

A disposição.
Olá, que bom que você nos enviou sua pergunta. Ela pode também ser a duvida de muitas outras pessoas.
Concordo com o que muitos dos colegas disseram.
Sim, os sintomas são muito típicos de quem tem ansiedade,
mas também temos que considerar que o atual quadro de pandemia e isolamento social pode trazer esse tipo de sensação e pensamentos. As vezes, quando vc está sempre tendo pensamentos ou vc está achando que está doente, isso pode ser um sinal de que você está se sentindo muito vulnerável ou frágil.
Um tratamento psicológico combinado, algumas vezes, com o uso de medicação pode trazer uma grande melhora. Procure ajuda de um profissional qualificado.
Um abraço
É importante investigar causas físicas e explorar causas emocionais. A ansiedade pode causar os mais diversos sintomas, na terapia você pode entrar em contato com seus sentimentos e avaliar melhor.
Que bom que quis tirar sua dúvida, primeiramente reitero que o ideal primeiramente é buscar uma avaliação de um médico para tirar as dúvidas relacionadas a dormência e formigamento, depois a Psicoterapia poderia sim lhe ajudar a identificar se existe uma relação desses sintomas que você descreveu com a forma que está se sentindo ansioso.
Olá!
Seria importante saber os locais exatos desse formigamento e dormência dos braços. Segundo a Medicina Chinesa, ela pode nos dar indícios de quais órgãos estão doentes, causando esta terrível ansiedade quando se sabe desta localização. Mas se utilizarmos as teorias psicanalíticas/psicológicas para esta análise, sugiro que você pense em que momentos fica com a cabeça mais "insensível" assim; ou ainda, quais são suas preocupações atuais e que pensa não ter como conseguir resolver. Sente-se impotente para dar conta destas questões? Esses sintomas chegam a atrapalhar sua rotina (horários das refeições, consumo de água ou desregulagem o sono?) Se sim, pode ser que esteja mais do que na hora de pedir ajuda, e repensar os caminhos que tem trilhado na vida. Coloco-me à disposição. Até mais!
Olá! A ansiedade muito intensa pode contribuir para o aparecimento de sintomas físicos. Porém, problemas orgânicos também podem estar presentes concomitantemente. É importante fazer uma avaliação de sua saúde física e psicológica.
A ansiedade está ligada à preocupação excessiva, nervosismo e medo intenso, podendo ser um distúrbio quando passa a atrapalhar o nosso dia a dia. Pelo seu relato, sugiro que procure um médico psiquiatra e atendimento psicológico para um diagnóstico e tratamento assertivo. É possível aprender a lidar com a situação e desenvolver estratégias de reestruturação dos pensamentos, emoções e comportamentos. Procure ajuda!
Sim, você só precisa decidir se prefere continuar assim ou fazer psicoterapia para um exiatir saudável.
Olá. Sim, podem ser sintomas de ansiedade, porém a ansiedade em si, tem uma, ou mais, causas, as quais precisam de uma investigação para serem clarificadas.
Olá, boa tarde! Sim, entendo que você possa estar tendo sintomas de ansiedade. No entanto, te indicaria, primeiramente, fazer uma consulta com um médico para saber se está tudo bem com a sua saúde física. Caso esteja tudo bem, seria interessante buscar ajuda psicológica. Com a Psicoterapia será possível entender os pensamentos, as emoções, as situações e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas. Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida. Espero ter te ajudado
Olá, tudo bem? Entendo que essa situação esteja gerando preocupação e desconforto para você. A ansiedade e o medo excessivo, podem gerar uma certa "hipocondria".
A hipocondria é caracterizada pela preocupação excessiva e persistente com a saúde, levando a uma interpretação exagerada de sensações corporais normais como sintomas de doenças graves. Essa preocupação constante pode causar ansiedade intensa e interferir significativamente na qualidade de vida.
Assim uma pessoa que sofre de ansiedade pode experimentar preocupação excessiva com a própria saúde.
É importante considerar que a ansiedade pode manifestar-se de diversas formas, incluindo sintomas físicos como dormência, formigamento e sensações de leveza na cabeça. Esses sintomas podem ser resultado da resposta do corpo ao estresse e à tensão emocional causados pela ansiedade.
Porém, sempre é válido consultar um médico e seguir com as avaliações necessárias para descartar quaisquer condições de saúde que possam estar contribuindo para esses sintomas. Uma vez descartadas as causas físicas, é importante abordar a ansiedade, medo e preocupação excessiva no tratamento psicoterápico.
Durante as sessões de psicoterapia, você terá a oportunidade de explorar suas preocupações com a saúde, aprender a lidar com a ansiedade de forma mais eficaz e desenvolver estratégias para enfrentar os sintomas físicos associados.
Se você estiver interessado em buscar apoio, havendo interesse em iniciar seu tratamento, para lidar com os sintomas que você relata conte comigo, estou aqui para ajudar. Agende uma consulta para que possamos trabalhar juntos para promover o seu bem-estar emocional e físico. Estou à disposição para oferecer o suporte necessário. Me mande uma mensagem e vamos avançar. Sucesso naquilo que busca e até breve!
Psicóloga Adriana de Araújo