Eu tenho enxaqueca, como eu posso saber quando procurar um médico, por exemplo, para diferenciar de

3 respostas
Eu tenho enxaqueca, como eu posso saber quando procurar um médico, por exemplo, para diferenciar de encefalite e outros problemas que dão dor de cabeça??
Desde já, obrigada
Bom dia! A dor de cabeça da enxaqueca apresenta algumas características típicas, como dor de um lado da cabeça, latejante, moderada-intensa, acompanhada de náusea, fotofobia (aversão a luz) e fonofobia (aversão ao barulho). Existem outras condições neurológicas que podem causar cefaleia, como a encefalite por exemplo, mas nesse caso geralmente a dor é acompanhada de outros sinais e sintomas, como síndrome gripal, diarreia ou até crise convulsiva, confusão mental e outros sintomas neurológicos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É uma ótima pergunta ! A sua dor da enxaqueca provavelmente segue um padrão, ou seja, a dor começa com determinada intensidade, as crises duram um tempo semelhante entre elas, são latejantes, acompanhadas de náuseas, etc... Sempre que você tiver uma dor de cabeça que fuja do seu padrão habitual, isto pode significar que ela não é a enxaqueca , sendo pelo menos recomendado que você fale com um médico neurologista. Existem outros sinais de alerta para se procurar um profissional, mas a mudança de padrão é muito importante em pessoas que ja tem dor de cabeça frequente , como os pacientes com enxaqueca .
Existem alguns sinais de alarme na dor de cabeça que indicam necessidade de atenção para uma dor secundária (5% de todos os 200 tipos de dores de cabeça podem ser secundárias). Veja alguns desses sinais de alarme:

1) Dor constante e progressiva, que piora ao deitar;
2) Dor de cabeça com embaçamento visual ou visão dupla (faz diagnóstico diferencial com aura da enxaqueca, mas precisa de avaliação do especialista);
3) Dor de cabeça súbita, que já começa com intensidade máxima ou que atinge a intensidade máxima em menos de um minuto;
4) Dor de cabeça intensa, com febre alta, náuseas ou vômitos. Dor de cabeça com febre alta (e nenhum outro sintoma) indica necessidade de avaliação médica com urgência, pelo risco de meningite / encefalite.
5) Dor de cabeça constante e intensa em pacientes imunossuprimidos (tanto em pacientes com HIV, como em pacientes com algum tipo de neoplasia, como câncer de pulmão, câncer de estômago, leucemia);
6) Dor de cabeça nova / inédita em pacientes acima dos 50 anos.

Acredito que eu tenha enumerado os principais sinais de alarme, mas é claro que existem outros, como dor de cabeça intensa em usuários de drogas simpatomiméticas (como a cocaína). Vale salientar que dor não é normal e que todo paciente com mais de 4 dias de dor por mês deve procurar aconselhamento médico com neurologista de confiança, para avaliar possibilidade de medicações preventivas para enxaqueca (caso seja esse o diagnóstico). Espero ter ajudado. Grande abraço.

Especialistas

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Gustavo Bandeira Santos

Gustavo Bandeira Santos

Neurocirurgião

São Paulo

Patrícia Turra

Patrícia Turra

Fisioterapeuta

Santa Maria

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 330 perguntas sobre Cefaleia (dor de cabeça)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.