Eu tenho ansiedade generalizada, com pânico e fobia social, faço acompanhamento com a psicóloga vai

18 respostas
Eu tenho ansiedade generalizada, com pânico e fobia social, faço acompanhamento com a psicóloga vai fazer 3 anos e essa semana ela disse que não poderá mais atender e não sabe quando vai voltar, acontece que ela não me deu meu diagnóstico em escrito, eu posso pedir pra ela ? ( eu faço acompanhamento com psiquiatra do sus, e faço uso do medicamento também) alguém pode tirar essa dúvida? Posso pedir pra ela meu diagnóstico ?
Você já tem esse diagnóstico pelo psiquiatra do sus?
Eu lhe indico abrir um diálogo com a psicóloga, pois para um diagnóstico necessitaria de avaliação psicológica, isso envolve testes, questionários e tempo de observação. O que você pode pedir para ela é seu prontuário, que tem a descrição simplificada dos seus atendimentos, assim você pode apresentá-lo para sua próxima psicóloga e ter uma continuidade terapêutica já com essas informações. Espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida, me pergunte. Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se ela realiza seu tratamento pode sim.
 Brisa Nogueira
Psicólogo, Psicanalista
Ribeirão Preto
Sim, voce pode pedir um documento com o seu diagnostico a sua psicologa, ou também pode solicitar o documento ao seu psiquiatra do SUS.
 Gabriela Cardin
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Sim, você pode pedir para sua psicóloga um documento com seu diagnóstico e um resumo do seu acompanhamento (prontuário psicológico). Apesar de ela não poder mais te atender, é seu direito ter acesso a essas informações, especialmente para dar continuidade ao tratamento. Caso ela não possa fornecer, seu psiquiatra também pode emitir um laudo, já que ele também acompanha seu caso. Se precisar, explique a situação para ele na próxima consulta
 Tiago José
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Todo paciente quando é atendido possui o direito de ter os documentos relacionados tanto ao acompanhamento como o desenvolvimento ao longo da psicoterapia. Desta forma, solicite sua (ex) psicoterapeuta um relatório, ou mesmo laudo psicológico. Quando ao diagnóstico, seu médico psiquiatra está habilitado para proceder tal documento com referência catalogada (CID, DSM).
Dra. Letícia Carvalho
Psicólogo
Salvador
Sim, você pode pedir. No Brasil, o psicólogo tem amparo legal para realizar diagnósticos, incluindo os do DSM e do CID (categoria F), caso opte por utilizá-los. Você pode solicitar um relatório psicológico ou um parecer técnico, que podem incluir o diagnóstico, caso tenha sido estabelecido durante o acompanhamento.

Caso não consiga contato com sua psicóloga, outra alternativa é solicitar o diagnóstico ao psiquiatra que a acompanha pelo SUS, que também pode registrá-lo para fins de prescrição e continuidade do tratamento.
Olá!

Você tem o direito de solicitar um Relatório Psicológico ao seu psicólogo. Esse documento é importante para que você possa compartilhar informações precisas com o próximo profissional que irá acompanhá-lo ou até mesmo com seu psiquiatra. Ele ajuda a garantir a continuidade e a consistência do seu tratamento, fornecendo um histórico detalhado das suas questões e do progresso terapêutico.

Recomendo que entre em contato com sua psicóloga e peça esse relatório formalmente. Isso facilitará a transição para um novo psicólogo e auxiliará seu psiquiatra na avaliação e ajuste do tratamento medicamentoso, se necessário.

Se precisar de suporte adicional ou buscar um novo acompanhamento, estou à disposição. Visite meu perfil no Doctoralia ou o site Humanamente Falando.

Fico à disposição, fique bem!
Com afeto, Leonir Troscki - CRP12/12755.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

Sim, você tem direito de solicitar o seu diagnóstico por escrito à sua psicóloga. O Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia (CFP) garante que o paciente pode solicitar documentos relacionados ao seu tratamento, incluindo relatórios, atestados psicológicos ou uma declaração sobre o acompanhamento realizado. Esse documento pode ser útil para dar continuidade ao seu tratamento, especialmente porque você já faz acompanhamento psiquiátrico no SUS.

O ideal é que você entre em contato com sua psicóloga e solicite um relatório psicológico ou uma declaração de atendimento, informando seu histórico de acompanhamento, suas queixas e as hipóteses diagnósticas trabalhadas durante esse tempo. Esse tipo de documento pode auxiliar outros profissionais no seu tratamento e evitar que você precise começar tudo do zero com um novo psicólogo.

Caso ela não possa fornecer o diagnóstico por escrito, você pode conversar com o psiquiatra que te acompanha no SUS, pois ele também pode avaliar sua condição e fornecer um documento que registre seu diagnóstico oficial.

Se precisar de ajuda para entender melhor essa situação ou quiser um novo acompanhamento para dar continuidade ao seu processo terapêutico, estou à disposição!
Olá, tudo bem? Sim, você tem o direito de solicitar o seu diagnóstico por escrito. Como sua psicóloga já te acompanha há bastante tempo, ela pode fornecer um relatório psicológico descrevendo sua evolução no tratamento, os sintomas apresentados e o diagnóstico clínico, se houver.
Esse documento pode ser importante para dar continuidade ao seu acompanhamento com outro profissional ou para apresentar ao seu psiquiatra do SUS.
Caso ela não possa fornecer, seu psiquiatra também pode documentar o diagnóstico com base no histórico do seu tratamento e sintomas.
 Cristina Pinho
Psicólogo
São Paulo
Psicologa pode emitir um relatorio direcionado `a psiquiatra que vai encaminhar seu caso a outra profissional,relatando o proceso desde o inicio,e com muitos detalhes.
 Manuela Duarte
Psicólogo
Balneário Camboriú
Sim, você pode e tem o direito de pedir à sua psicóloga um documento com seu diagnóstico, caso ele tenha sido formalmente estabelecido ao longo do acompanhamento. Esse documento pode ser um laudo psicológico, um relatório ou uma declaração de atendimento, conforme as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Se sua psicóloga não puder fornecer, o seu psiquiatra também pode emitir um laudo com base na sua avaliação médica. O mais importante é garantir a continuidade do seu tratamento com as informações adequadas.
Espero ter ajudado!
vc pode pedir um laudo para ela sim
Olá, sim, você pode solicitar um relatório sobre seu acompanhamento durante esses anos.
 Raissa  Hadad
Psicólogo
São Paulo
Você pode pedir para ela um documento com uma hipótese diagnóstica, pois o diagnóstico final é responsabilidade do médico. E para fazer o documento, você vai precisar informar para que você vai utilizá-lo.
Todo paciente tem o direito de solicitar ao psicólogo documentos referentes aos serviços prestados. No seu caso, recomendo a solicitação de um RELATÓRIO PSICOLÓGICO onde vão constar informações pertinentes para o próximo terapeuta que vier a te atender, como tempo de acompanhamento, procedimentos realizados e possíveis recomendações. Isso não te impede de solicitar também um ATESTADO PSICOLÓGICO com um diagnóstico ou hipótese diagnóstica. O importante é que você se sinta o mais tranquilo possível para passar por esse processo de rompimento com um terapeuta e início de um novo vínculo, então converse com sua psicóloga sobre isso, ela pode te tranquilizar e te fornecer outras ferramentas até mais importantes que o diagnóstico. Boa sorte!
Olá! Claro, você pode pedir um relatório para ela sobre seu caso e diagnóstico. Psicólogas podem dar diagnóstico. Espero que tenha ajudado.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Sim, você tem todo o direito de solicitar o seu diagnóstico por escrito. Normalmente fazemos um laudo psicológico, você pode pedir esse laudo para ela. Talvez ela cobre um valor para isso. Depende de profissional para profissional. É importante que você tenha essa informação para seu acompanhamento contínuo, especialmente no caso de consultas futuras com outros profissionais ou para fins de documentação. A psicóloga pode fornecer o diagnóstico, mesmo que ela não possa continuar o atendimento, e isso ajudará você a manter um entendimento claro sobre o seu quadro clínico e tratamento. Além disso, se você tiver algum receio em relação à continuidade do tratamento, pode também pedir à psicóloga indicações de outros profissionais para dar sequência ao seu acompanhamento. Abraço.
Sim, você pode pedir para sua psicóloga o diagnóstico por escrito. Esse é um direito seu como paciente. O diagnóstico é uma parte importante do seu tratamento, pois ajuda a compreender melhor sua condição e a planejar as intervenções adequadas, seja na psicoterapia ou com o acompanhamento médico.

Caso sua psicóloga não tenha dado o diagnóstico formalmente, é completamente apropriado solicitar uma documentação que formalize esse diagnóstico, especialmente se você precisa de algo por escrito para o seu psiquiatra ou para outros profissionais da saúde.

Algumas coisas que você pode considerar ao fazer o pedido:

Seja clara: explique que você gostaria de ter o diagnóstico formalizado por escrito, para entender melhor sua condição e como pode seguir com o tratamento.
Motivo do pedido: mencione que você está em tratamento com o psiquiatra e que isso pode ajudar a coordenar os cuidados entre os profissionais.
No caso de mudanças de terapeuta, se você precisar de um novo psicólogo, é importante levar essa documentação para que a transição seja mais tranquila e o novo profissional tenha um panorama claro do seu histórico e tratamento.

Se você sentir que essa situação está causando insegurança ou desconforto, também pode buscar apoio para lidar com essa transição, o que pode ser útil dado seu quadro de ansiedade.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.