Eu tenho anedonia a dois anos, acompanhado de muita ansiedade e angústia, problema de memória e raciocínio,
7
respostas
Eu tenho anedonia a dois anos, acompanhado de muita ansiedade e angústia, problema de memória e raciocínio, confusão temporoespacial e outros, será possível reverter esse quadro com tratamento, pois não faço nenhum no momento? A anedonia é que causa tudo isso?
A anedonia é a perda da capacidade de sentir prazer, própria dos estados gravemente depressivos. Os outros sintomas que você relatou também podem estar relacionados a esse tipo de transtorno de humor. De forma que a anedonia não coisa os outros sintomas, sendo na verdade mais um deles. O tratamento eficaz para esses casos é multiprofissional, através de psicoterapia e medicação, sendo perfeitamente possível regredir esse quadro. Portanto, recomendo a você que procure um psicólogo e um psiquiatra o quanto antes. Não precisa continuar sofrendo só.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento pela via analítica costuma ser muito eficaz em casos como este que descreve. Certamente será possível ajudá-lo a esclarecer o que está na causa do sofrimento de que padece. Estou à disposição
Existem tratamentos sim! Procure ajuda! É importante definir se não existe alguma causa física/clinica para o que sente; doenças da tireoide, anemias, algumas medicações utilizadas em outros tratamentos, por exemplo, podem fazer sintomas praticamente idênticos aos que sente.
O problema duma depressão mais prolongada é que ela tende a não gerar um sofrimento agudo mais intenso a ponto de gerar uma urgência para se procurar ajuda. Convive-se diariamente com sentimentos de tristeza, perda de alegria de viver, sentimentos de inadequação, culpa, afastamento da sociedade, perda de produtividade; e a pessoa pode acabar com a falsa impressão de que esse estado é inerente ao seu jeito de ser.
Porém, existem diversas abordagens psicoterápicas e medicamentosas com eficácia comprovada! A qualidade de vida da um salto e a pessoa readquire energia e entusiasmo pra mudança mais profundas na vida, nos relacionamentos e na vida profissional.
O problema duma depressão mais prolongada é que ela tende a não gerar um sofrimento agudo mais intenso a ponto de gerar uma urgência para se procurar ajuda. Convive-se diariamente com sentimentos de tristeza, perda de alegria de viver, sentimentos de inadequação, culpa, afastamento da sociedade, perda de produtividade; e a pessoa pode acabar com a falsa impressão de que esse estado é inerente ao seu jeito de ser.
Porém, existem diversas abordagens psicoterápicas e medicamentosas com eficácia comprovada! A qualidade de vida da um salto e a pessoa readquire energia e entusiasmo pra mudança mais profundas na vida, nos relacionamentos e na vida profissional.
Os sintomas que você descreve podem sim estar relacionados a seu quadro de anedonia, e nesses casos é extremamente recomendável o tratamento medicamentoso, prescrito por um psiquiatra e o tratamento psicológico. Além disso a prática de hábitos saudáveis, com atividade física e yoga podem ajudar muito. Procure ajuda o quanto antes para que o problema não se intensifique mais. Boa sorte!
Sim, é possível reverter este quadro com tratamento. É preciso você refletir se quer realmente sair deste jeito de reagir emocionalmente. Eu tinha um professor de filosofia no primeiro ano da faculdade, que começou uma aula escrevendo esta frase na lousa: - A vida é dada e a existência é conquistada. Não esqueci dele porque gostei deste resumo do que é o viver. Fiquei pensando que conquistar exige saber o quê quer conquistar. Depois descobrir quais as ferramentas que existem para ajudar, apoiar, facilitar o meu esforço de conseguir o que quero. Saber de mim mesmo se vou desistir diante da primeira grande dificuldade que aparecer, se vou desistir na terceira dificuldade, se não vou desistir. E por fim se terei curiosidade suficiente para ficar sabendo, qual o ganho oculto em toda tarefa árdua. Você já assistiu um filme que se chama Matrix? Ele mostra o trabalho de pessoas que são totalmente iguais versus o trabalho de pessoas que são totalmente individualizadas e querem o bem de todos.
SIm! É preciso uma avaliação médica para descartar outras possíveis enfermidades, avaliação psiquiátrica para verificar a necessidade de um medicamento que te auxilie nesse processo e uma avaliação psicológica para definir o tratamento mais eficaz para você. Confie e busque ajuda, você irá descobrir novas possibilidades, resolver possíveis conflitos e ganhar uma vida cheia de possibilidades!
olá! Todo o quadro de sintomas que você descreve sugere uma depressão mais prolongada. Acredite que é possível cuidar de tudo isso e retomar sua vida com mais alegria e bem estar. Importante um tratamento multidisciplinar com Psiquiatra, Neurologista e a Psicoterapia para ajudá-lo a recuperar a crença numa vida mais feliz, na família, nos amigos.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Eu antigamente gostava de assistir animes, series, filmes, ouvir musicas, ler mangás e etc. Mas hoje em dia tudo parece meio sem graça, quando eu tento assistir um filme eu meio que "me forço" a assistir, mesma coisa com leitura. Antigamente eu ficava feliz fazendo essas coisas, ficava animado e etc.…
- Uma pessoa adulta pode já ter nascido com anedonia?
- Tive um término de namoro a 9 meses atrás, depois do término senti muita culpa, me senti muito anestesiado emocionalmente parecendo que eu não desenvolvi sentimento de saudades sendo que a minha ex namorada foi uma pessoa muito boa para mim, e isso me deixou péssimo, desde então venho me culpando muito…
- Perdi meu marido há 15 dias, ele se suicidou e depois disso vivo em constante tristeza perdi a vontade de viver a única vontade que tenho é de ir embora com ele. O que eu faço?
- Qual a diferença na visão de vocês profissionais entre Anedonia, Embotamento afetivo, e apatia? os meus sintomas se encaixam neles todos ...
- Planejo fazer um tratamento psíquico,pois acho que tenho anedonia(não consigo sentir prazer nas coisas como sentia antes,tambem sinto como se tudo fosse "superficial"),mas não consumo substâncias em excesso,não sou esquizofrênico e não sofro de depressão,o que acha que pode ser?
- Há 2 meses quebrei o punho andando de bicicleta. Desde então estou suspeitando que estou com anedonia, pois perdi o prazer em certas atividades que antes eu fazia. Me sinto desanimado e sem vontade de conversar desde que meu pulso está recuperando. Tem algo a ver com anedonia?
- Um antidepressivo ajuda a quem tem anedonia? E embotamento emocional é so um antipiscotico que resolve?
- Estou anestesiada. Com anedonia. O que posso fazer pra sair?
- Como saber se uma pessoa está com Anedonia unicamente ou se ela é resultado de depressão severa?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Anedonia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.