Eu tenho 32 anos,e nao tenho amigos e nunca namorei.Eu tenho uma postura defensiva em relação as pessoas,sou

7 respostas
Eu tenho 32 anos,e nao tenho amigos e nunca namorei.Eu tenho uma postura defensiva em relação as pessoas,sou desconfiada,afasto todos de perto de mim,para evitar futuras decepções,que eu sei que irão ocorrer.Como lidar com a situação?
Bom, se você sabe que as decepções irão ocorrer, qual sua parcela de responsabilidade nessa profecia autorealizadora?
Há de se implicar naquilo que se queixa. Procure um psicanalista pois certamente será de grande valia para buscar entender tamanha inibição frente à vida.

Olá! Eu indicaria a Psicoterapia, mas para isso é necessário estar comprometida com a mesma, visto que os resultados da terapia dependem muito desse comprometimento, entende? Você relata desconfiança e uma postura defensiva que podem ser trabalhados nas sessões de forma progressiva até que você consiga deixar-se aproximar o outro e nesse sentido, melhorar suas relações sociais como um todo. Procure um bom profissional para cuidar de você! Boa sorte!
Como você chegou a essa conclusão sobre si mesma? Me chamou a atenção você ter todo esse discernimento acerca do seu comportamento diante dessas situações, mas ao mesmo tempo continuar agindo da mesma maneira repetitiva. O mais difícil é reconhecer isso que você já sabe. A mudança com a psicoterapia acabará acontecendo à medida que você começar a entender o motivo dessa autossabotagem.
Boa noite! De fato indicaria terapia, mas não só individual, tentar encontrar um grupo de terapia, onde possa se sentir a vontade. Caso queira iniciar antes um processo terapêutico individual, para depois procurar essa forma de acompanhamento, também é uma ideia válida. Abraços e tenha uma ótima semana.
Acho que a abordagem mais eficaz seria um longo processo de ressignificação das relações. Certamente você deve ter bons motivos para desconfiar das pessoas e afasta-las, contudo, existe uma perspectiva em que você possa dar novo significado as pessoas que estão no seu entorno. Talvez seja um trabalho duro mas acredito que há solução para o seu caso.
Indico a revisitação destas relações em um processo de psicoterapia.
Se você se reconhece com essas características, o ideal é buscar ajuda profissional para investigar e caso o diagnóstico não tenha sido feito por profissionais, para assim você apurar e tratar adequadamente. Incialmente é buscar psicólogo e psiquiatra ( pois você citou Transtorno de Personalidade Esquizoide ), pois esse diagnóstico que você citou, precisa de medicação e psicoterapia.

Meu desejo de ter ajudado a esclarecer e saúde!!
Olá, não existe uma formula única para estas questões. Eu indicaria psicoterapia.
O processo psicoterápico poderá ajudar a entender as razões que te levaram agir desta forma, e a partir desta analise ajudar a encontrar meios para mudar se este for o desejo.
É um processo de auto-conhecimento, que favorece o reconhecimento de potencialidades e fragilidades. E busca equilibrar estes dois polos existentes em cada um de nós.
Espero ter ajudado.