Eu tenho 32 anos,e nao tenho amigos e nunca namorei.Eu tenho uma postura defensiva em relação as pessoas,sou

7 respostas
Eu tenho 32 anos,e nao tenho amigos e nunca namorei.Eu tenho uma postura defensiva em relação as pessoas,sou desconfiada,afasto todos de perto de mim,para evitar futuras decepções,que eu sei que irão ocorrer.Como lidar com a situação?
Bom, se você sabe que as decepções irão ocorrer, qual sua parcela de responsabilidade nessa profecia autorealizadora?
Há de se implicar naquilo que se queixa. Procure um psicanalista pois certamente será de grande valia para buscar entender tamanha inibição frente à vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Eu indicaria a Psicoterapia, mas para isso é necessário estar comprometida com a mesma, visto que os resultados da terapia dependem muito desse comprometimento, entende? Você relata desconfiança e uma postura defensiva que podem ser trabalhados nas sessões de forma progressiva até que você consiga deixar-se aproximar o outro e nesse sentido, melhorar suas relações sociais como um todo. Procure um bom profissional para cuidar de você! Boa sorte!
Como você chegou a essa conclusão sobre si mesma? Me chamou a atenção você ter todo esse discernimento acerca do seu comportamento diante dessas situações, mas ao mesmo tempo continuar agindo da mesma maneira repetitiva. O mais difícil é reconhecer isso que você já sabe. A mudança com a psicoterapia acabará acontecendo à medida que você começar a entender o motivo dessa autossabotagem.
Boa noite! De fato indicaria terapia, mas não só individual, tentar encontrar um grupo de terapia, onde possa se sentir a vontade. Caso queira iniciar antes um processo terapêutico individual, para depois procurar essa forma de acompanhamento, também é uma ideia válida. Abraços e tenha uma ótima semana.
Acho que a abordagem mais eficaz seria um longo processo de ressignificação das relações. Certamente você deve ter bons motivos para desconfiar das pessoas e afasta-las, contudo, existe uma perspectiva em que você possa dar novo significado as pessoas que estão no seu entorno. Talvez seja um trabalho duro mas acredito que há solução para o seu caso.
Indico a revisitação destas relações em um processo de psicoterapia.
Se você se reconhece com essas características, o ideal é buscar ajuda profissional para investigar e caso o diagnóstico não tenha sido feito por profissionais, para assim você apurar e tratar adequadamente. Incialmente é buscar psicólogo e psiquiatra ( pois você citou Transtorno de Personalidade Esquizoide ), pois esse diagnóstico que você citou, precisa de medicação e psicoterapia.

Meu desejo de ter ajudado a esclarecer e saúde!!
Olá, não existe uma formula única para estas questões. Eu indicaria psicoterapia.
O processo psicoterápico poderá ajudar a entender as razões que te levaram agir desta forma, e a partir desta analise ajudar a encontrar meios para mudar se este for o desejo.
É um processo de auto-conhecimento, que favorece o reconhecimento de potencialidades e fragilidades. E busca equilibrar estes dois polos existentes em cada um de nós.
Espero ter ajudado.

Especialistas

Aline Costa

Aline Costa

Psicanalista, Psicólogo

Santa Cruz Do Sul

Irene Teresa Vieira Fabretti

Irene Teresa Vieira Fabretti

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Davi Oliveira

Davi Oliveira

Psicólogo

Salvador

Carlos Ferreira

Carlos Ferreira

Psicólogo

São Paulo

Adriana Carla Land de Oliveira

Adriana Carla Land de Oliveira

Psicólogo

Chapecó

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 70 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.