Eu sou uma mulher trans,e por estar infeliz com minha aparencia,acabei desenvolvendo uma fobia social

9 respostas
Eu sou uma mulher trans,e por estar infeliz com minha aparencia,acabei desenvolvendo uma fobia social e de relacionamentos.Evito contatos com pessoa,nunca tive namorado,nao saio de casa,mesmo as pessoas dizendo que é coisa da minha cabeça.Faço terapia,mas nao me ajuda.O que posso fazer?
A terapia é a melhor ferramenta para trabalhar questões de insatisfação com corpo, afastamento social e também com as questões de gênero. Já conversou com seu(ua) Psicólogo(a) sobre não estar vendo evolução na terapia? Caso não procure conversar com ela. Caso já tenha falado e não tenha surgido efeito no processo terapêutico entre vocês, sugiro que busque um novo profissional. Para um processo Psicólogico eficaz é preciso uma parceria entre profissional e paciente para que juntos possamos trabalhar e alcançar os resultados esperados para a vida do paciente. Espero ter ajudado, conte comigo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Não estar bem consigo mesma, como se é, dificulta e muito a estar bem com as outras pessoas. Como lhe foi sugerido e muito bem pelo colegas, é imprescindível que converse com seu terapeuta a cerca do trabalho desenvolvido. Sendo que também é de suma importância que avalie de forma muito franca consigo mesma se considera que esteja de forma inteira no processo terapêutico. Se considera que esteja implicada plenamente na relação terapêutica ou se está na expectativa de que por estar sendo atendida pelo psicólogo suas questões já estarão sendo resolvidas. Bem, espero ter podido tb ajudar com sua busca para um melhor entendimento de si mesma. Persista, buscar pelo bem estar consigo próprio, vale à pena e melhor: É POSSÍVEL.
Converse com seu/sua psicólogo/a sobre isso. Caso sinta que não há uma possibilidade de escuta frente ao que se queixa, pode ser interessante buscar outro/a profissional. A escuta psicanalítica tem muito a oferecer e pode ser de grande valia para as questões referentes à sexualidade, que pelo seu breve relato, parece ser o caso.
Olá.
Certamente avaliar seu processo psicoterapêutico e conversar com seu terapeuta a respeito. Como disseram os colegas, a terapia é uma excelente ferramenta para trabalhar estas questões, mas é fundamental o vínculo entre o paciente e o profissional.
Estou a disposição!
Olá!
Com certeza seu problema é de ordem psicológica. Você merece ser feliz. Você pode ser feliz! Isso depende de você querer. Se a terapia que faz não está te ajudando a se encontrar, a se amar e a ser feliz, independentemente do outro, seja o outro quem for, ou o que for, sugiro que procure outro(a) colega psicólogo (a) que possa te ajudar.
Estou à sua disposição!
Um abraço!
Olá,

De fato a Psicoterapia é uma forma indicada e muito positiva para tratar suas questões. Se você considera que o tratamento não está caminhando como gostaria, a melhor atitude seria conversar com o seu Psicólogo(a), deixar bem claro o seu incômodo, para juntos tentarem avançar neste ponto.
Apesar da terapia ter um papel fundamental no tratamento de sua condição, acho importante, também, discutir com o profissional que te acompanha a possibilidade de uma avaliação psiquiátrica.
Caso isso já tenha ocorrido, se faz necessário procurar outro profissional, o que é legítimo de sua parte fazer e não há nada de errado nisso.

Abraços,
Danilo
Certamente continuar a terapia vai te ajudar a seguir em frente e enfrentar os medos que te travam no relacionamento com a sociedade. Leve ao seu terapeuta as questões que te incomodam em situações de contato com as pessoas, mas o principal é entender que o que precisa mudar é a maneira como você se vê em relação à sua sexualidade. Ser uma mulher trans não é uma escolha e sim sua condição e, sendo assim, é preciso aceitar de tal maneira que se transforme em algo das coisas mais importantes da sua vida. A sociedade é cruel, mas não pode ser um motivo pra te anular.

Procure refletir sobre o quanto isso é importante pra se sentir feliz e assim as outras questões, devagar, irão se desenrolar.

Grande abraço e sucesso na sua caminhada!!
Olá,
é muito importante que você converse com o seu terapeuta sobre o que esta sentindo em relação ao processo terapêutico. Assim vocês poderão traçar novas estratégias para o tratamento. Caso já tenha falado com o seu psicólogo e não tenha surgido nenhum efeito entre vocês, busque um novo profissional.
A terapia é a melhor de trabalhar seus sentimentos e é fundamental o vínculo entre o profissional e o cliente.
Fique bem. Beijos, Juliana.
Se a psicoterapia não está conseguindo lhe ajudar recomendo que converse a respeito com o seu psicólogo. É possível que com essa conversa vocês consigam ultrapassar tal dificuldade na sua evolução. Caso isso não aconteça também existe a possibilidade de trocar de psicólogo. Algumas vezes isso é necessário, independente da competência do profissional e da colaboração do paciente. É importante também lembrar que existem recursos psiquiátricos que podem ser uteis no tratamento de fobia social, vale a pena passar para uma avaliação. Sugiro conversar com o seu psicólogo sobre essa possibilidade também.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.