Eu sou uma mulher de 21 anos e acho que devo ter seletividade alimentar. Eu não consigo comer nada

5 respostas
Eu sou uma mulher de 21 anos e acho que devo ter seletividade alimentar.
Eu não consigo comer nada que o feijão se sobressaia sobre outras comidas ( Enquanto estou comendo tudo bem, mas aí quando o feijão começa a acabar eu paro de comer porque eu vejo e sinto que tem muito mais feijão na comida ) Não consigo comer nada que tenha muito óleo ( só de imaginar começo a passar mal, não como pastel, não como ovo entre outras coisas q eu possa sentir muito o cheiro de óleo, gosto e principalmente ver pingando ). Não consigo comer outras coisas, sempre são as mesmas comidas, até besteiras ( salgadinhos só de requeijão e bolacha de uma única marca e sabor e nunca consigo mudar ) Eu queria entender o que se passa. Estou com um peso bom pro meu tamanho, onde peso 46 kilos com 1,60 e consigo comer bem oque é do meu costume.
A seletividade envolve múltiplos fatores que devem ser avaliados e trabalhados em conjunto, com equipe multidisciplinar. É importante avaliar fatores fisiológicos, psicológicos, metabólicos e nutricionais, visando manutenção da saúde e evitando qualquer tipo de carência nutricional.

Olá tudo bem?
É preciso avaliar criteriosamente o seu caso clínico geral, pois, de acordo com o seu relato, pode ser por fatores emocionais e/ou psicológicos, isto é, não apenas seletividade alimentar.
É importante você procurar um nutricionista o mais breve possível,que faça minunciosamente a escuta para compreender o motivo pelo qual não quer comer tais alimentos, que no caso do feijão, pode levar à carências nutricionais se não tiver uma dieta bem administrada, calculada para você.

Sugestão: uma equipe multidisciplinar te acompanhando, espero ter ajudado.
Com carinho, Maria Fernanda.
Este tipo de comportamento alimentar pode ter várias causas e é conhecido como uma forma de transtorno alimentar seletivo.

Alguns dos fatores que podem contribuir para a seletividade alimentar incluem:

Sensibilidade Sensorial: Algumas pessoas são mais sensíveis a certas texturas, aromas ou sabores, o que pode influenciar suas preferências alimentares.

Experiências Passadas: Experiências negativas ou traumáticas com certos alimentos no passado podem levar à evitação desses alimentos.

Aspectos Psicológicos: Transtornos alimentares, ansiedade ou estresse podem influenciar as preferências alimentares.

Hábitos e Rotina: A preferência por alimentos familiares e a resistência a experimentar novos alimentos podem ser influenciadas por hábitos e rotinas estabelecidos.

Sensação de Controle: Para algumas pessoas, manter uma dieta restrita pode oferecer uma sensação de controle sobre a alimentação.

Se você acha que essa seletividade alimentar está afetando negativamente sua qualidade de vida, saúde ou bem-estar emocional, é recomendável procurar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para avaliação e orientação adequada. Além disso, um nutricionista pode ajudar a desenvolver estratégias para garantir que sua dieta seja nutricionalmente equilibrada, mesmo com as preferências alimentares específicas.

A seletividade alimentar pode ser abordada e tratada, e um profissional de saúde especializado pode ajudar a entender as causas subjacentes e trabalhar em direção a uma alimentação mais variada e equilibrada.
Olá! A seletividade alimentar é composta por uma tríade: pouco de apetite, recusa alimentar e desinteresse por alimentos. É sabido que nossa alimentação é dividida em 8 grupos alimentares, uma alimentação saudável é composta por representantes dos 8 grupos. Portanto o ideal seria verificar se você consome outros representantes do grupo que apresenta maior dificuldade. Se isso não ocorrer aí sim podemos verificar questões sensoriais e comportamentais. Desta maneira seria importante ser avaliada por um nutricionista.
Espero ter te ajudado!
Olá! É compreensível a sua preocupação com a seletividade alimentar, especialmente por você ter notado que ela impacta suas escolhas alimentares e te impede de experimentar novos sabores. Embora você tenha um peso adequado para sua altura, a seletividade alimentar pode trazer algumas consequências a longo prazo, como: deficiências nutricionais, dificuldades sociais e impacto psicológico. Um nutricionista poderá avaliar sua dieta, orientar sobre alimentação saudável e desenvolver estratégias.
Outras dicas que podem te ajudar: converse com um psicólogo: Um psicólogo pode te ajudar a entender as causas da sua seletividade alimentar e te auxiliar a desenvolver ferramentas para lidar com esse comportamento; experimente novos alimentos com calma: Comece com pequenas porções e tente diferentes formas de preparo; envolva-se no preparo das refeições: Cozinhar pode te ajudar a ter mais contato com diferentes alimentos e te dar mais controle sobre o que você come; e busque apoio familiar: Converse com sua família sobre suas dificuldades e peça ajuda para te incentivar a experimentar novos alimentos. Lembre-se que o processo de mudança leva tempo e exige paciência. Não desanime se você não conseguir resultados imediatos. O importante é persistir e buscar ajuda profissional para te auxiliar nesse caminho. Espero ter ajudado!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!