Eu sofro de devaneios excessivos! Eu não sei exatamente como controlar, as músicas dão gatilho pa

16 respostas
Eu sofro de devaneios excessivos!

Eu não sei exatamente como controlar, as músicas dão gatilho para isso acontecer.
Por um lado eu não gosto, pois me impede de fazer muita coisa! mas pelo outro, eu até gosto por que eu posso fugir dá realidade, e de alguma forma não preciso lidar com meus problemas, e eu gosto de imaginar, criar histórias de ficção.
Ansiedade, qualquer acontecimento eu já imagino que alguma tragédia pode ocorrer, não tenho amigos, nunca saio de casa (e é do mercado para casa) não estudo ainda e tenho um bom relacionamento com minha família.
Tenho muita insegurança, mas a minha fé tem me fortalecido, porém a insegurança vem junto de paranóias e eu só imagino "o que de ruim pode ocorrer se eu fazer tal coisa?) Tipo, deixo de fazer muito coisa por acreditar que tal ação minha pode desencadear alguma tragédia, como um dejávù sabe? Me ajudem a lidar com isso por favor! Sem contar que me estresso com facilidade e não acredito em mim.
Sem contar insônia!
Bom dia amigo, tudo bem por aí? Sinto muito que você esteja passando por todo esse sofrimento que relatou na mensagem, realmente não deve estar sendo nem um pouco fácil ter que lidar com todas essas questões. É super comum nosso cérebro utilizar alguma estratégia de evitação ou escapismo para lidar com sofrimento psicológico, principalmente quando não se está fazendo um acompanhamento profissional para aprender a lidar melhor tanto com os pensamentos quanto com os sintomas físicos de alguma emoção aguda, como a ansiedade por exemplo. É típico da ansiedade não tratada fazer a projeção destes cenários mais catastróficos, provavelmente você está tendo diversos pensamentos do tipo "e se tal coisa acontecer?". Minha recomendação é que você inicie um tratamento psicoterápico pela vertente da Terapia Cognitivo Comportamental, nesta modalidade você terá um plano de terapêutico personalizado para lidar com cada uma dessas questões que apontou como problemas, inclusive as dificuldades para dormir. A TCC ensina tanto as formas de lidar com os pensamentos e emoções como o funcionamento da biologia do corpo humano de foram geral. Você aprenderá a lidar com todas essas questões se se permitir buscar ajuda profissional para o tratamento, tá bem? Espero ter respondido sua pergunta, desejo que as coisas melhorem. Grande abraço!

Olá! Lamento que esteja passando por tanto sofrimento neste momento, não deve estar sendo fácil.
Quanto aos devaneios, eles podem ocorrer devido a diferentes dificuldades de saúde mental. Uma das possibilidades, que acontece com alguma frequência, é que seja parte de uma estratégia para lidar com emoções difíceis, como a ansiedade que relatou. Sobre as preocupações com o futuro e coisas ruins que podem vir a acontecer, também são sinais típicos da ansiedade, uma forma de "prever o futuro", mas com o foco apenas no que de pior pode acontecer. Essa incerteza e preocupação pode resultar em ainda outras estratégias para lidar com o sofrimento, como a evitação de lugares, atividades e pessoas. Como consequência, pode afetar o nosso sono e nossa autoconfiança, como você relatou que parece ser o seu caso. De um jeito ou de outro, é bastante importante buscar um psicólogo para fazer uma avaliação da sua situação e melhor estabelecer um tratamento adequado para as tuas necessidades. As terapias cognitivo-comportamentais podem ser muito úteis para essas demandas, pois ajudam a compreender e desenvolver estratégias para lidar melhor com os pensamentos e emoções, fazendo mudanças gradualmente no seu comportamento e na sua maneira de ver o mundo. Espero que encontre ajuda e fico à disposição!
Olá! Fiquei pensando sobre os temas dos devaneios. No momento eles atrapalham... mas sabe que quando falamos de realizações, antes da prática, elas começam pelo pensamento? Já fez psicoterapia antes? Assim seria uma forma de você compreender o que eles podem contribuir e enriquecer a sua vida. O que tem vontade de fazer, que não acredita em si? Fico à disposição.
Você diz que tem devaneios que te proporcionam um conforto momentâneo da fuga da realidade e são um combustível para extravasar sua criatividade.

Até ai, tudo bem...

Mas você também se apresenta como uma pessoa ansiosa, pouco sociável e com picos de insegurança, estressada e com insônia.

Além destes problemas, você passa a perceber que os devaneios são frequentes e difíceis de serem controlados e estão te causando sofrimentos e prejuízos, pois te sabotam fazendo com que você prorrogue e muitas vezes até impeçam que você solucione problemas do dia a dia.

Parece que pensamentos intrusivos e negativos estão sendo utilizados como armas pela sua mente com a finalidade de te boicotarem e criarem um muro intransponível entre você e a realidade.

São muitas coisas para resolver sozinho e você sabe que adiar atitudes, fugir de situações não fazem os problemas desaparecerem para sempre como num passo de mágica.

A impressão que tive é que você chegou a conclusão que não está dando conta disto tudo sozinho e precisa de ajuda.

A chave para sair desta prisão que consciente e inconscientemente você próprio criou creio que, ao apoio que sua família te dá e a fé que te fortalece, seria importante você contar com uma ajuda especializada e buscar um tratamento psicológico o mais rápido possível, para aliviar seu sofrimento e liberar sua criatividade para atividades produtivas.

Abraços
Psicóloga Carmen Bitarães /Atendimento por Teleconsulta

Olá, nossa quanto sofrimento. Seria importante procurar um profissional da psiquiatria para um diagnostico de eventual Transtorno de Ansiedade e Depressão, que podem estar contribuindo para esse quadro de vies negativo e comportamentos de isolamento. E tão importante quanto a ajuda psiqiatra é a ajuda Psicologica, de um profissional que possa te ajuadr a identificar seus pensamentos, entender e perceber seu funcionamento e comportamentos diantes dos quadros da vida.
Procure ajuda e se de a oportunidade de ter uma vida com menos sofrimento. Você pode.
Forte abraço.
Olá! Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta
Boa noite! É muito difícil ter que passar por toda essa situação sozinho. As dificuldades fazem com que procuremos maneiras de lidar com elas, que podem ser funcionais ou disfuncionais. Mesmo estratégias que nos causam prejuízos tendem a promover um ganho secundário, ou seja, elas trazem algum 'benefício'. Os devaneios podem estar assumindo essa função, como forma de lidar com a ansiedade. Você mesmo percebe que apesar dos malefícios, eles acabam promovendo certo alívio. É muito importante desenvolvermos formas adaptativas de lidarmos com nossas dificuldades, e para isso, podemos contar com o processo de psicoterapia. A Terapia Cognitivo Comportamental pode te ajudar muito, pois é extremamente eficaz para a ansiedade e outras condições. Busque ajuda assim que possível. Espero que fique bem!
Olá.
É importante o que tem observado. Recomendo iniciar psicoterapia. Procure por um psicólogo de sua confiança e registrado no CRP.

Abraços.
Olá, gostaria de poder ajudá-la e saber mais sobre sua demanda, se possível agenda uma consulta te atenderei com muito prazer, bom o que posso dizer mesmo sem te conhecer é que você pode estar passando por algo chamado de síndrome do pensamento acelerado, é muito comum essa fuga da realidade, para além da terapia recomendo você aplicar essa condição a coisas simples a sua volta como escrita, arte, desenhos, teatro e tantas outras opções. Caso em sua cidade tenha dificuldade de encontrar essas coisas busca o CRAS pois eles podem te ajudar te encaixando em algum trabalho social!
Por mais completo que seja seu relato, enquanto profissional da saúde, devemos tomar muito cuidado em recomendar prescrições para o seu sofrimento. É necessário uma entrevista realizada por um psicólogo e um psiquiatra, para entender o que de fato está acontecendo e que tratamento recomendar. Acho urgente que você procure um!
Olá! Imagino como deve ser difícil pra você conviver com todos esses sentimentos e os prejuízos que isso traz pra você. Em relação aos devaneios, essa é uma estratégia que reduz momentaneamente sua ansiedade por você não pensar nos problemas, a longo prazo tem o efeito de manter a ansiedade, pois, ao não resolver seus problemas, eles continuam e você continua sentindo ansiedade em relação a esses problemas. Em relação aos pensamentos negativos catastróficos, eles fazem você sentir ansiedade, pois as nossas emoções estão relacionadas ao que pensamos. Se pensarmos em ameaças futuras, sentiremos ansiedade. A questão é: Pensamentos são pensamentos, isso mostra que são diferentes de fatos. São apenas hipóteses sobre as coisas. Por exemplo: se eu pensar "e se eu sofrer um acidente amanhã?" quer dizer que porque eu pensei, vai acontecer o que eu pensei? Não necessariamente, pois é só um pensamento e não um fato. Então uma estratégia para te ajudar a lidar com esses pensamentos é diferenciar fatos de pensamentos. Quando estiver tendo essas previsões negativas questione: Isso é fato ou pensamento? Avalie também a probabilidade do evento negativo acontecer. Questione: Quais evidências eu tenho que é tão provável que esse evento que eu estou pensando realmente aconteça? Tenho evidências que me mostre o contrário, ou seja, que talvez possa não ser tão alta a probabilidade dessa catástrofe acontecer? Caso essa catástrofe aconteça quais recursos e pessoas podem me ajudar a enfrentar?
Esses são apenas algumas estratégias para você lidar com os pensamentos que geram ansiedade. Em hipótese alguma substitui a necessidade de um tratamento psicoterapêutico, com psicólogo. A abordagem mais indicada para tratar essas dificuldades é a Terapia Cognitivo Comportamental.
Olá! Lendo o seu relato fiquei imaginando o sentimento de angústia que deve ter vivenciando essas questões. É muito importante que você busque uma avaliação psicológica para saber qual doença mental e/ ou emocional está acarretando nisso. Buscar pela Psicoterapia é também de extrema importância, pois pode ser que o seu cérebro está utilizando de algo para fugir de algum sofrimento psicológico, e quando isso acontece vira uma bola de neve, pois a fuga abre espaço para que os sintomas da ansiedade ganhem força e isso se traduz em medo, mais fuga e mais comportamentos de sofrimento e angústia. A Psicoterapia ajudará você a aliviar a dor e sofrimento, reduzindo aos poucos esses acontecimentos. Você aprenderá a lidar com tudo isso. Desejo que fique bem e me coloco à disposição para ajudá-lo. Um abraço!
Olá! É importante que busque ajuda Psicológica, somente assim poderá ter uma resposta correta.
Imagino que não devem ser fáceis lidar com todos esses sintomas sozinha não é? Durante as nossas sessões, será o espaço para dar voz a tais pensamentos, e juntos iremos pensar formas de lidar melhor com tudo isso. O que você chama de devaneios, irá ter espaço para pensar melhor especificamente neles. Como na Psicologia Junguiana, também damos voz aos nossos sonhos e o que eles tem a nos trazer. Com o suporte correto, se fortalecerá para suportar melhor seus processos internos e externos!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Boa noite. Me parece que seus pensamentos automáticos estão distorcido e interferindo a sua qualidade de vida. Vou tentar dar uma resumida sobre os pensamentos automáticos para você. Os pensamentos automáticos são pensamentos que aparecem rapidamente na nossa cabeça quando algo acontece. Eles surgem sem a gente perceber conscientemente. Podem ser bons ou ruins e são influenciados por coisas que já vivemos, no que acreditamos e nos nossos valores. Nessa sua fala, perceba o pensamento automático de catástrofes "o que de ruim pode ocorrer se eu fazer tal coisa? Esses pensamentos são derivados de Crenças que são as coisas que acreditamos sobre nós mesmos, outras pessoas e o mundo ao nosso redor. Elas se formam ao longo do tempo com base no que vivemos, aprendemos na escola, nossa cultura e o jeito como crescemos. Existem diferentes tipos de crenças: as principais, que são aquelas bem no fundo da nossa mente sobre quem somos, as intermediárias, que são sobre coisas específicas que acontecem, e as automáticas, que são como achamos que as coisas devem ser ou como as pessoas devem se comportar. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), os terapeutas ajudam as pessoas a olharem suas crenças para ver se elas são realistas e úteis, ou se estão causando sentimentos ruins e comportamentos problemáticos. Caso queira, estou por aqui.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 80
Parece que você está lidando com várias questões complexas que estão afetando significativamente sua qualidade de vida. O devaneio excessivo, a ansiedade, a insegurança e os pensamentos paranoicos são desafios sérios, mas com as estratégias corretas e o apoio adequado, é possível gerenciá-los melhor e encontrar um equilíbrio mais saudável.

1. Gerenciamento dos Devaneios Excessivos:
Devaneios excessivos, também conhecidos como "Maladaptive Daydreaming", podem ser uma forma de escapismo que, apesar de oferecer um refúgio temporário, pode se tornar disruptivo. Para controlar isso, tente estabelecer uma rotina diária que inclua atividades específicas e tempo designado para devaneios controlados. Além disso, práticas como a meditação mindfulness podem ajudar a manter você ancorado no presente.

2. Enfrentando a Ansiedade e Pensamentos Catastróficos:
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é eficaz no tratamento da ansiedade e pode ajudar a modificar padrões de pensamento negativos e irracionais, como a tendência de imaginar desfechos trágicos. Trabalhar com um terapeuta pode ajudá-lo a aprender técnicas para desafiar esses pensamentos e substituí-los por outros mais equilibrados e realistas.

3. Construindo Confiança e Reduzindo a Insegurança:
Desenvolver a autoconfiança é um processo gradual. Comece estabelecendo pequenas metas que são alcançáveis e gradativamente desafie-se com objetivos maiores. Cada sucesso pequeno pode construir sua autoestima. Atividades como esportes, hobbies artísticos ou voluntariado podem também fortalecer sua confiança e proporcionar um sentido de realização.

4. Lidar com a Insônia:
A insônia pode exacerbar sentimentos de ansiedade e estresse. Práticas de boa higiene do sono, como estabelecer uma rotina de dormir regular, limitar a exposição a telas antes de dormir, e criar um ambiente de dormir confortável e relaxante podem ajudar. Se a insônia persistir, consultar um médico pode ser necessário para explorar outras opções de tratamento.

5. Suporte Espiritual:
Você mencionou que sua fé tem sido uma fonte de força. Continuar envolvendo-se em práticas espirituais ou comunitárias que reforcem sua fé pode proporcionar consolo e suporte.

6. Expansão Social e Educação:
Considerar maneiras de expandir seu círculo social e retomar a educação pode ajudar a melhorar seu bem-estar geral. Cursos online, grupos de estudo, ou atividades comunitárias podem ser bons pontos de partida.

Finalmente, se esses problemas estão se tornando muito para lidar sozinho, é importante procurar ajuda profissional. Um psicólogo ou psiquiatra pode oferecer avaliação, orientação e tratamento personalizados. Lembre-se, buscar ajuda é um sinal de força, não de fraqueza, e é o primeiro passo para recuperar o controle da sua vida.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!