Eu sofri um acidente bem grave há alguns meses, tive uma fratura na tíbia, a qual tive que colocar a

22 respostas
Eu sofri um acidente bem grave há alguns meses, tive uma fratura na tíbia, a qual tive que colocar aste e parafusos. Quando eu vejo cenas de acidente ou algo que causa dor , sinto um incômodo no local da fratura.
Queria saber se é algo psicológico ou é reação normal do corpo.
Olá, fico sentido pelas dores que esse acidente deve ter causado à você. Acidentes físicos, normalmente de trânsito ou de trabalho, são muitas vezes traumatizantes em duplo sentido: físico e psicológico.
Traumas emocionais ou psicológicos são o resultado de eventos extraordinariamente estressantes que abalam nossa sensação de segurança. No seu caso, o trauma psicológico pode deixá-lo lutando com emoções perturbadoras, memórias e ansiedade que não vão embora, dando a sensação “de incômodo no local da fratura”. Assistir a essas imagens repetidamente pode sobrecarregar seu sistema nervoso e criar estresse traumático.
Seja qual for a causa do seu trauma,você pode fazer mudanças curativas e seguir em frente com sua vida. Procure ajuda psicológica e não deixe esse evento consumi-lo.
Boa recuperação! ; )

As dores no local da fratura aparecem apenas quando você vê alguma cena de acidente ou fotos de acidentes? Precisamos eliminar as hipóteses físicas, informe ao seu médico e agende psicoterapia. O acidente pode sim ter causado um trauma emocional, fazendo o tratamento com um psicoterapeuta vai te ajudar.
Quando passamos por alguma situação de acidente e/ou violência, nosso corpo é condicionado a reagir de maneira automática a quaisquer estímulos que sejam semelhantes àqueles que estavam presentes na hora do trauma. É de se imaginar que você sinta ansiedade / nervosismo quando está em situações semelhantes de quando ocorreu o acidente, e pode ser também que você esteja evitando esses contextos.
Os incômodos e dores na presença de cenas de acidente que tenham alguma semelhança com o ocorrido podem ser resultado desse processo de condicionamento.
Caso essas reações estevam provocando incômodo psicológico relevante, ou esteja te fazendo evitar situações importantes para seu cotidiano, é importante que você procure ajuda especializada.
Olá,
O acidente deve ter lhe causado alguns traumas e isto acaba trazendo maior sensibilidade onde houve o ferimento, podem ser sintomas psicossomáticos, mas é importante avaliar com seu médico se está tudo bem. A psicoterapia irá ajudar melhorar do trauma sofrido, independente de qualquer coisa.
abçs
Uma terapia vai ajudar a lidar com essas questões e outras que surgirem...uma escuta profissional propicia um lugar de fala, cuidado e acolhimento; você fala que o acidente foi "há alguns meses"...veja há quanto tempo você passou por esse momento...Cuide-se!
Olá
O acidente pode ter deixado traumas emocionais e por isso o terapia pode te ajudar a entender melhor sobre o que o acidente causou em você.
Me parece que isso pode ser uma reação física ao trauma, o que é muito comum, mas teríamos que conversar melhor para uma melhor avaliação. Se toda sua parte física está ok, as terapias de base cerebral como EMDR e Brainspotting podem resolver seu problema. Boa sorte.
Olá!!
Elimine a causa física com seu médico e em seguida procure um psicólogo para avaliar a questão emocional. Sim, pode ser sintomas psicossomáticos.
Não sei como foi a cirurgia e se ainda está com algum problema. Primeiramente há necessidade que seu médico através de exames, ressonâncias etc... te mostre e prove que está tudo ok. Se mesmo assim você continuar com este sofrimento, há necessidade de procurar um psicólogo que lhe impire confiança para um diagnóstico e verificação de tratamento mais adequado. Caso seja um psicólogo da abordagem TCC Terapia Cognitivo Comportamental, ele estará através da psico educação te ensianando a administrar melhor os seus pensamentos automáticos, pensamentos disfuncionais etc... Espero que você supere todo este sofrimento. Grande abraço.
Olá,
Como os colegas disseram, um acidente pode causar traumas e a recorrência dos momentos vividos retornarem à sua mente e corpo como um sinal de necessidade de ajustar o fato internamente. Um trauma é algo do real que não tem registro interno, então, vem sensações estranhas em relação ao acontecido.
Falar sobre o acidente e sua repercussão subjetiva não te parece um bom motivo para buscar ajuda psicológica e evitar evolução dos sintomas?
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, é valido sempre descartar as hipóteses clinicas, principalmente por ter sido submetida ao procedimento cirúrgico, após não constar evidências clinicas que potencializam a dor é totalmente valido a procura de um profissional (psicólogo/terapeuta) para auxiliar na compreensão e dinâmica do funcionamento da dor.
Boa tarde! Primeiramente sinto muito pelo seu acidente. Um acidente é de fato um trauma emocional e físico.

Acredito que sua questão esteja centralizada no âmbito psicólogico já que não existe nenhum tipo de impacto ou movimentação no local aonde existe o machucado.

Existe sim um trauma emocional que ao ver cenas que te remetem dor te causam dor. Sequelas invisiveis certo?

Talvez esteja vivenciando o que chamamos de transtorno de estresse pós traumático. E como todo sofrimento emocional dispara adrenalina, hormônios como cortizol, que ajudam o corpo a controlar o estresse, mas aumentam a inflamação pode ser gerador de dor fisica. Contração muscular disparada pelo medo.

De qualquer forma minha orientação é buscar um médico clinico para avaliar sua dor e em pararelo buscar um tratamento psicológico, até mesmo para você resignificar esse acontecimento, e não apenas por conta da dor local! forte abraço!
Acredito que seja uma de três possibilidades: uma dor no sentido físico, detectável por meio de exames e avaliação médica. Pode ser um efeito psicológico, haja vista que um acidente mobiliza também nossas variáveis psicológicas, por se tratar de um trauma e um evento não previsível, suscitando uma espécie de incontrolabilidade. No terceiro cenário, pode ser uma dor no sentido físico, atenuada por questões psicológicas. Nossa relação com a dor também é algo mediado por nossa mente, desde um estado de meditação até um estado de hipersensibilidade à dor. Procure um profissional para avaliar contigo.
Espero ter ajudado
Olá! Acredito que ver cenas de acidentes ou de dor façam você lembrar do acidente ocorrido com você. O incômodo que aparece no local da sua fratura pode ser decorrente desta lembrança. O nosso corpo e a nossa vida emocional reagem conjuntamente aos eventos de nossa vida. E neste caso foi um evento difícil do ponto de vista físico e emocional. E ao que parece, ainda recente. Eventos agraves em nossa vida causam impactos físicos e emocionais. Se você achar que está difícil superar este momento sozinho, procure a ajuda de um profissional. Um psicólogo poderá te ajudar.
Olá,

sim é uma reação normal e compreensível por parte do seu sistema nervoso, embora já tenha passado o evento do acidente, qualquer coisa (imagem, som, falar sobre) que possa lembrar o ocorrido pode lhe causar desconforto, ou seja, é uma reação natural da nossa espécie. sobre o incômodo no local da fratura provavelmente deve ser por você direcionar atenção para ele após entrar em contato com o estímulo que o faz lembrar do acidente.

Grande abraço.
Olá! Sim, é algo psicossomático -união do físico com o psicológico- e é esperado que isso aconteça, pois as memórias acabam emparelhadas com a dor que você sentiu. Entretanto, com o tempo diminuí de frequência essas sensações, mas caso não aconteça é importante procurar um profissional. Boa sorte.
Olá, todo acidente poderá deixar sequelas físicas e emocionais, ainda mais uma fratura tão delicada quanto a que você teve, com procedimentos evasivos. É natural que as memórias referentes ao trauma, possam sim ser ativadas, levando a repetição das sensações, que após um tempo se tornarão mais fracas até desaparecerem. Boa sorte e boa recuperação.
Olá! Sinto muito pelo acidente e o desconforto atual. Respondendo sua pergunta, sim, pode ser um sintoma psicossomático. Inicialmente é importante a avaliação médica para identificar se esta tudo certo fisicamente. Posteriormente, a importância de acompanhamento psicológico para que juntos possam trabalhar os possíveis traumas emocionais causados pelo acidente. A Terapia Cognitivo Comportamental é direcionada aos sintomas relacionados ao trauma, importante considerar. Me coloco a disposição. Conte comigo!
Olá! Trabalho com psicoterapia sempre na linha do cuidado com o paciente. Dentro disso, quando os pacientes trazem queixas somáticas e corporais, costumo recomendar que busquem um médico para avaliar melhor a situação e descartar as possíveis causas orgânicas desse mal-estar. Em segundo lugar, como tu passaste por uma situação traumática, recomendaria que buscasse ajuda psicológica para falar, lidar e dar um significado para toda essa situação vivida e que deve gerar ainda um sofrimento pra ti. Estou à disposição caso tu precises. Um abraço!
Olá, boa noite!
Sabemos que todo acidente deixa marcas tanto físicas quanto psicológicas. Dois passos são importantes a serem tomados. O primeiro diz respeito a questão física, onde é fundamental ir ao seu médico para ter certeza de que está tudo bem no que diz respeito as feridas físicas. E o segundo diz respeito ao emocional, torna-se imprescindível buscar um Acompanhamento psicológico para tratar das questões emocionais, que possivelmente vem somatizando em relação a tudo o que passou. Sendo sim perfeitamente possível sentir essas dores no local do acidente.
Sinto muito por você, bom vamos lá para sua pergunta, sentir dores após uma fratura e nessa proporção como a sua é normal , mas o que se deve observar é como está reagindo fisicamente, está fazendo o acompanhamento medicamentoso nos horários prescritos pelo médico, observar também em quais momentos que sente mais dores, se realmente sentir dores em momentos na quais se lembra do acidente ou vê alguém na mesma situação, sua dor pode ser sim devido seu estado emocional, geralmente pessoas que sofrem acidentes tem grandes probabilidades de desenvolver algum adoecimento psíquicos, transtornos ansiosos, realmente não conseguimos avaliar só com esses dados, busque por um psicólogo para uma avaliação, se precisar estou a disposição!
Olá! No nosso cérebro, independentemente de quando ocorreu o trauma, este permanece presente até que consigamos ressignificá-lo. Sim, você PODE estar sofrendo um TEPT, mas importante salientar que pode também sentir o desconforto que está ali por lembrar da situação (e talvez, no dia-a-dia, não seja tão percebido por inúmeras coisas que distraem a mente...). Um bom processo psicoterapêutico pode te auxiliar a entender o que está acontecendo contigo e a superar um possível quadro de trauma psicológico. Fico à disposição! Um abraço! Psicóloga Natália K.