Eu sinto um cansaço me mental e físico não tenho ânimo pra levantar da cama minha vontade e só dormi

39 respostas
Eu sinto um cansaço me mental e físico não tenho ânimo pra levantar da cama minha vontade e só dormir ,Eu sinto uma tristeza que não sei explicar pq estou sentindo essa tristeza profunda sinto vontade de chorar ,isso aconteceu depois da morte do meu pai
Dra. Flávia Fuzeti Fagali
Psicólogo
São Paulo
você parece estar com um quadro depressivo por conta do luto pela morte de seu pai, que pode até não ser o único motivador do quadro. Procure ajuda de um psicólogo e psiquiatra para sair dessa. Hoje você pode ter perdido o ânimo e não acreditar, mas com ajuda você ira conseguir superar isso tudo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Mirca Morva Longoni
Psicólogo
Curitiba
Existe comportamentos hoje em dia que foram causados pelo isolamento , um deles é a procrastinação , desanimo. Mas no seu caso você esta vivendo o luto , que nunca é fácil . A ajuda profissional é o mais recomendado.
 Flávia Takayama
Psicólogo
Piracaia
A perda de um ente próximo é sempre marcante e desencadeia questões emocionais, afetivas e mentais muito individualizadas. Para compreender o que se passa no seu caso é preciso procurar ajuda psicológica e médica, a fim de evitar diagnósticos e condutas inadequadas para seu momento de vida. Se eu puder ajudar em algo, fique à vontade para conversar.
 Helio Borges Junior
Psicólogo
Brasília
Bom dia!

Perda e saudade não são coisas fáceis pra ninguém. O luto que é o processo de lidar , elaborar e "aceitar" a perda de alguém próximo ...querido ...pode demorar um certo tempo.
Importante você fazer uma auto-avaliação , de forma bem tranquila . Você se perguntando se seu processo de luto está muito paralisante e demorado. Se você responder pra si mesmo(a) que sim ; busque ajuda psi cológica aí na sua cidade.

Não se puna por sofrer. Mas também não tenha dúvida em buscar ajuda.

Abraço afetuoso !!!
 Julia Stein
Psicólogo
São Paulo
Olá! É importante procurar por ajuda psicológica para te ajudar a compreender melhor essas dificuldades que está passando e como elas estão afetando seu dia a dia. Tanto o psicólogo quanto um psiquiatra podem te auxiliar em um encaminhamento e te ajudar a melhorar sua saúde mental. Só não deixe de procurar ajuda, ok?
Olá! Processos de luto não são fáceis e cada um tem sua forma de lidar. Ele precisa ser vivido, sentido e compreendido. Mas se você está achando que está insuportável, procure ajuda psicológica, para que ele não venha a se tornar um luto complicado e paralisar sua vida. Um abraço!
Olá! O luto pode causar todos esses sintomas relatados. Procure ajuda para passar por esse processo e ter maiores condições de superar e não ficar depressiva além do necessário.
Olá, os fechamentos de ciclos, lidar com ganhos e perdas é algo que pode ser muito desafiador por envolver sentimentos que afetam nosso estado de ânimo, causando tristeza, desconexão daquilo que te dava prazer e tudo à sua volta pode parecer sem sentido pra você.
Mas, saiba que, ao buscar acompanhamento psicológico, você poderá entender melhor e cuidar de suas dores emocionais para buscar essa reconexão e poder retomar uma rotina saudável.
Olá! O processo de luto realmente pode causar todas esses sintomas apontados, procure um profissional da psicologia para tratar e promover a ressignificação da sua história com o seu pai e também promover o autoconhecimento para lidar de forma mais assertiva com as questões que vierem.
 Danielle Corga
Psicólogo, Psicanalista
São José dos Campos
Olá, você vive a dor da perda, o sofrimento do luto. Sentimentos naturais em decorrência de uma perda e são para serem vividos, contudo sem que paralisem, com a desmotivação, a falta de vontade de levantar da cama e o desejo apenas de dormir, uma espécie de fuga da realidade dolorosa que está vivendo. É importante que junto a um profissional, psicólogo, compreenda em que momento psíquico este luto o assolou. Busque ajuda psicológica para superar este momento. Boa sorte.
Busque ajuda! Os desafios na vida são constantes, a analise irá te ajudar nesse processo emocional.
 Cristiane Alves
Psicólogo
Campo Limpo Paulista
Olá boa tarde!
Me parece um quadro depressivo, que pode ter sido desencadeado pela sua perda, o que é considerado normal devido a situação vivenciada, mas seria interessante você buscar a ajuda de um psicólogo para entender melhor o que está acontecendo e ajudar você a passar por esse processo de forma mais leve. Me coloco a sua disposição.
Até mais!
Olá! A perda do seu pai tem sido algo muito difícil para você lidar. Esta tristeza que você está sentindo pode ser parte de um processo de luto, mas pode ser também um processo depressivo. Procure por uma avaliação psicológica para que você possa receber ajuda neste momento tão difícil.
Dr. Anderson Evaristo
Psicólogo
Campina Grande
Te entendo, vc está vivenciando seu luto, mas olha tenta observar os pensamentos que vem sua mente e depois é interessante para vc buscar ajuda de um profissional.
 Milena Fiorini
Psicólogo
Florianópolis
Olá! A partir do seu relato, parece que está vivenciando um processo de luto. É muito provável que os sintomas que você descreve estejam relacionados à perda de seu pai, pois é um evento bastante significativo e difícil. Apesar de haver teorias e abordagens psicológicas sobre o luto, cada pessoa vivencia a perda de forma específica. Esse processo depende do nível de proximidade física e emocional que você tinha com seu pai, das dificuldades e das coisas boas da relação, ou seja, do papel que ele representava na sua vida. Pode ser que a tristeza também esteja exacerbando questões suas para além do luto, que precisam ser trabalhadas em psicoterapia. Recomendo que você busque um profissional da psicologia para ajudar a lidar melhor com esse momento tão delicado. Sem dúvidas, terá muitos benefícios. Fico à disposição!
 Sônia Wan Der Maas Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá,
É uma dor perder quem se ama. Isso ainda se torna mais complexo por aquilo que se perde naquele que morre. Desejo que você tenha forças para se ajudar e cuidar de si procurando um profissional. Um abraço
 Carla Montelli
Psicólogo
Louveira
Realmente a perda de um ente querido pode acarretar em uma mudança significativa de comportamento e motivação. E sei inclusive que isso dificulta, e muito, a procura por ajuda profissional, afinal tomar uma iniciativa requer uma quantidade de energia que você acredita não ter.
Mas para ter um resultado diferente é preciso fazer algo diferente, é necessário que você reúna forças para vencer a inercia e buscar ajuda psicoterápica. Caso isto seja muito difícil, tente alguma mudança menos custosa para que consiga aos poucos sair deste circulo vicioso.
Dra. Andreia Rocha
Psicólogo
Campo Grande
Olá! Os sintomas apresentados se assemelha a um quadro depressivo que é comum diante de uma situação de luto. Mas é muito importante que busque ajuda de um profissional da psicologia para te auxiliar nesse processo e que possa compreender a situação que se encontra. Busque ajuda!!
Dra. Renata Peters
Psicólogo
Pelotas
Sinto muito pela sua perda. Pelo que você relata, parece estar vivenciando um processo de luto, o que é natural e até mesmo importante ser vivido, pois se trata de um período de elaboração onde a pessoa que perde alguém significativo entra em contato com a dor da ausência da pessoa que se foi, o que pode ser muito doloroso. Não sendo incomum a pessoa agir como se ela própria tivesse se perdido junto a pessoa que partiu, nesse sentido, pode-se entender o seu cansaço, falta de ânimo e tristeza, pois há um investimento de energia psíquica para lidar com o vazio que a perda causou. O processo de luto é vivenciado de forma muito particular, sendo para umas pessoas mais breves outras mais prolongados. O importante é que tende a melhorar com o passar do tempo, mas se você sentir que não está havendo melhora, busque ajuda de alguém que possa te acompanhar nesse momento delicado da sua vida. Fique bem.
Lamento pela sua perda que você sofreu. A elaboração de um processo de luto demanda tempo, que não é o mesmo pra todo mundo, e depende do momento em que você vivencia isso, da relação que você tinha com a pessoa (quando é o caso de morte), e alguns outros fatores. É importante acolher a sua dor e vivenciar esse momento e esses sentimentos para atravessar e ressignificar essa mudança que ocorreu na sua vida. Porém, se você sente que está tendo dificuldade de lidar com isso só, busque ajuda de um psicólogo. Isso pode ajudar no seu autoconhecimento e na elaboração desse processo de luto. Estou à disposição caso precise.
 Bianca dos Santos Scheifer
Psicólogo, Psicopedagogo
Ponta Grossa
Emoções não duram para sempre. Se você se sente perdido, ou sem reação diante de momentos difíceis, algumas técnicas podem te ajudar. A primeira coisa que precisa pensar, é que aquele momento não vai durar para sempre, então, saiba que vai ser passageiro. Mude o ambiente. Respire fundo. Observe as emoções. No entanto, caso sinta que precisa de ajuda profissional, eu estou aqui para te ajudar.
 Patricia Moraes Borges
Psicólogo
São Paulo
Olá! Pode ser que você esteja de luto, independente de quanto tempo faz a morte dele. Se vocês eram apegados, se ele era seu porto-seguro, me faz pensar que o apoio de que precisa nesse momento é para lidar com essa forma de separação, e se fortalecer pra sua vida encontrar um novo significado e caminhar em frente. Até mais!
 Leila de Sousa Aranha
Psicólogo, Terapeuta complementar
Brasília
Olá. Por suas palavras, dá para perceber que está enfrentando um episódio de depressão motivado pela morte de seu pai. O luto é um processo necessário para que possamos honrar a pessoa que se foi e continuarmos a vida compreendendo os momentos delicados que ela nos apresenta. Por agora, seria bom você procurar psicoterapia e elaborar seus sentimentos de forma segura e equilibrada. Com certeza, se sentirá melhor para vivenciar esse período especial. Boa sorte.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 190
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Danilo Fernandes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
Diversos sintomas levam a um desequilíbrio psicológico muito grande e que podem ser revertidos adequadamente com a terapia.
Prof. Wanessa Mesquita
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
Olá! Sinto muito por sua perda. O processo de luto é demorado, com altos e baixos, é uma vivência da ausência e do vazio deixados pela pessoa querida. Geralmente, é associado à angústia, ansiedade, desânimo, desamparo... Procure um profissional da psicologia para cuidar desse processo, é muito doloroso estar nesse lugar, ainda mais sozinho.
Oi, sinto muito pelo que está passando e também pela sua perda. Pelo relato, entendi que você possa estar passando por um quadro depressivo devido do luto, o que levam à esse desequilíbrio emocional. Sugiro que ingresse às sessões de Psicoterapia. Me coloco à disposição. Abraço!
Olá, como vai? Não deve estar sendo fácil passar por esse processo. Você não precisa passar por isso sozinho/a, procure por um psicólogo para te ajudar no seu processo de luto. Espero que fique bem, um abraço!
 Bacellar Cazão
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Se por acaso você quiser melhorar e desenvolver sua personalidade, basta fazer psicoterapia e psiquiatria, boa sorte.
 Vanessa Rodrigues
Psicólogo
Brasília
Olá. Eu realmente espero que esteja lidando de uma forma mais adaptativa, apesar de não ser uma situação nada fácil. Bom, o quadro depressivo pode sim ter sido desencadeado pelo luto, porém, devemos avaliar há quanto tem vem se estendendo estes sintomas, e também a intensidade deles. Em ambos os casos, você merece um cuidado profissional, pois depressão e/ou luto, estão te afetando muito. Grande abraço, à disposição.
Sinto muito pela perda do seu pai. É normal sentir tristeza e luto após a morte de um ente querido. No entanto, se você está se sentindo cansado mental e fisicamente, sem ânimo e com tristeza profunda, é importante procurar ajuda para lidar com esses sintomas.

Você pode considerar buscar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra, que pode ajudá-lo a lidar com o luto e a tristeza e fornecer técnicas de gerenciamento de estresse e ansiedade. Eles podem ajudá-lo a entender seus sentimentos e a encontrar maneiras de lidar com eles de forma saudável.

Além disso, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a melhorar seu bem-estar emocional e físico:

Tente estabelecer uma rotina regular de sono e alimentação saudável. Isso pode ajudar a melhorar sua energia e humor.

Pratique atividades físicas regulares, como caminhadas, corridas ou exercícios de yoga. O exercício físico pode ajudar a melhorar o humor e reduzir o estresse.

Encontre tempo para se cuidar. Isso pode incluir hobbies que você gosta, meditação, ioga ou outras atividades que ajudem você a relaxar e se sentir bem.

Lembre-se de que é normal passar por um período de tristeza após a perda de um ente querido. No entanto, se você está se sentindo incapaz de lidar com seus sentimentos e isso está afetando sua vida cotidiana, é importante buscar ajuda.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Primeiramente, sinto muito pela sua dor. Não existe uma fórmula mágica para superar acontecimentos dolorosos. Em busca de respostas coerentes, em tentar se sentir bem, as vezes passamos muito tempo "dentro da nossa cabeça" ruminando o que aconteceu e isso pode levar a mais sofrimento. Aprender a se relacionar com esses sentimentos e pensamentos difíceis que o termino desencadeou através da psicoterapia é importante para que você consiga sair desse ciclo.
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***
Sinto do fundo do meu coração pela perda do seu pai. Imagino o quanto deve estar doendo.

O luto é um processo muito difícil e pode afetar tanto a sua saúde mental e emocional quanto a física. É comum que as pessoas que passam por um momento de luto sintam um cansaço mental e físico, além de tristeza profunda, falta de ânimo e dificuldade para realizar atividades do dia a dia.

Se permita sentir essas emoções e não as prenda. Sugiro que busque uma ajuda psicoterápica para que possa passar por esse momento difícil de uma forma mais saudável. Fale sobre seus sentimentos com amigos ou familiares de confiança.

Além disso, tente cuidar da sua saúde física e mental. Procure dormir o suficiente, alimentar-se bem, praticar exercícios físicos e se envolver em atividades que te tragam prazer e relaxamento. Lembre-se de que o processo de luto é único para cada pessoa e pode levar tempo para se recuperar completamente. Se você sentir que está tendo dificuldades em lidar com a situação sozinho, não hesite em buscar ajuda profissional.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Pode ser que isso esteja relacionado a perda do seu pai e o processo de luto, que é natural devido ao impacto que causa na vida. Essa tristeza pode estar afetando outras áreas da sua vida e é importante buscar ajuda e apoio para lidar com esses sentimentos. Não fique sozinha, peça ajuda e se puder faça psicoterapia. Abraço.
 Adriana de Araújo
Psicólogo
São Paulo
Olá, tudo bem? Espero lhe encontrar bem!
Gostaria de expressar minha solidariedade pela perda do seu pai. O luto é uma experiência profundamente dolorosa e única para cada pessoa, e é completamente compreensível que você esteja sentindo tristeza, cansaço mental e físico após essa perda significativa.
O luto pode se manifestar de várias maneiras, incluindo sentimentos de tristeza profunda, exaustão, falta de motivação e vontade de chorar. Essas são reações normais e fazem parte do processo de luto. No entanto, é importante não apenas deixar o tempo passar, mas também trabalhar ativamente com suas emoções durante esse período para uma recuperação e bem-estar significativo. Reconhecer seus sentimentos, é um passo inicial importante. Cuide bem de você, com escolhas que possam lhe acolher e construir uma melhoria significativa. Evite o Isolamento, embora possa ser tentador se isolar, tente manter conexões com as pessoas que se importam com você. O apoio social pode ser um fator crucial na superação do luto. Minha recomendação é que você possa buscar ajuda profissional o quanto antes para restaurar seu seu bem-estar e melhoria emocional. A terapia pode ser um caminho importante para que você possa processar o luto. Conte comigo! Me mande uma mensagem, posso lhe auxiliar na compreensão das emoções, meios mais saudáveis de lidar com a dor e começar a reconstruir sua vida após a perda.
Estou aqui para ajudar. Fico no aguardo da sua mensagem! Não deixe de agendar uma consulta se sentir que precisa de apoio adicional para gerenciar este momento difícil.
Aguardo por você! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Abraços, Psicóloga Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
Parece que essa tristeza profunda e o cansaço que você está sentindo têm muito a ver com o luto pela perda do seu pai. O luto é um processo que pode trazer sensações muito intensas, como tristeza, desânimo e até uma falta de vontade de seguir com as coisas do dia a dia. Esses sentimentos, apesar de difíceis, fazem parte da sua forma de lidar com essa dor.

O primeiro passo é acolher o que você está sentindo. Não precisa se forçar a "melhorar" rápido, porque o luto tem seu próprio tempo. É importante entender que, às vezes, não ter vontade de levantar da cama ou sentir essa tristeza sem explicação faz parte desse processo. Seu corpo e sua mente estão lidando com uma perda muito significativa.

Ao mesmo tempo, é fundamental que você não passe por isso sozinho. Conversar com alguém sobre o que você está sentindo pode te ajudar a aliviar esse peso. Pode ser um amigo, familiar ou até mesmo um profissional, como um psicólogo. A terapia pode te ajudar a entender melhor suas emoções e a encontrar formas de lidar com elas.

Por fim, é importante que você vá aos poucos retomando algumas atividades que possam te trazer algum conforto ou sentido, mesmo que pequenas. Tente respeitar seu tempo, mas também busque aos poucos dar passos na direção de algo que possa te reconectar com a vida fora desse sofrimento.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Pedro Chaves
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
O que você está descrevendo parece ser uma reação ao luto pela morte do seu pai. O cansaço físico e mental, a tristeza profunda e a vontade de chorar são manifestações típicas do luto, um processo psíquico que envolve a elaboração da perda. Freud descrevia o luto como uma experiência onde o indivíduo precisa integrar a perda e lidar com a dor da separação. Esse processo pode gerar um profundo sofrimento emocional, mas também é uma oportunidade para reintegrar a ausência de maneira simbólica e encontrar novos caminhos para a sua vida.
 Cirano Araújo
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
A perda do seu pai é um evento marcante, e os sentimentos que você descreve são parte do processo de luto, que pode se manifestar de formas muito intensas e complexas. Na psicanálise, o luto é visto como um trabalho psíquico necessário para lidar com a ausência de alguém significativo. O cansaço físico e mental, a tristeza profunda e a vontade de chorar podem ser expressões de sua tentativa de processar essa perda.
O desejo de dormir pode estar ligado a formas de lidar com esse momento e esse sofrimento doloroso e angustiante.
Buscar a ajuda de um psicanalista ou psicólogo pode ser um passo importante para compreender o impacto dessa perda e dar sentido a seus sentimentos. Falar sobre sua dor em um espaço acolhedor pode ajudá-la a atravessar o luto de maneira mais leve e a reencontrar, aos poucos, a energia e o ânimo para seguir em frente.
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá! Está tristeza que sente tem causa, portanto é esperada. Estás passando pelo luto da morte do seu pai. Se sente que está agravando, que ultrapassou um ano com a mesma ou pior intensidade, comece um tratamento psicológico para apoiar elaborar esta perda.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
O que você está sentindo, como cansaço mental e físico, falta de ânimo, tristeza profunda e vontade de chorar após a morte de seu pai, são reações comuns do luto. A perda de um ente querido pode desencadear uma série de emoções intensas e transformações, afetando tanto o corpo quanto a mente.

A tristeza é um dos sintomas mais comuns, e é normal sentir-se assim em momentos de perda. Essa dor pode causar ansiedade, preocupação e até mesmo ataques de pânico. Além das alterações emocionais, o luto pode se manifestar através de sintomas físicos, como sudorese, palpitação e fraqueza, já que o corpo fica sob estresse.

É importante reconhecer que o luto é um processo individual, e não há um tempo certo para superar a perda de alguém. Para alguns pode demorar meses, para outros, anos.

Os sintomas comuns do luto incluem tristeza profunda e choro, perda de interesse e forte desânimo, alterações no apetite e no sono, dificuldade de concentração e de produtividade, além de sentimentos de desvalorização da vida e incapacidade.

Diante disso, é fundamental buscar apoio emocional e, caso necessário, acompanhamento profissional para enfrentar a dor e evitar o agravamento dos sintomas. O atendimento humanizado, que envolve empatia, respeito e compaixão, pode ser eficaz para ajudar as pessoas que estão passando por esse período difícil.

Se você sentir que é o momento certo para buscar ajuda profissional, estou à disposição para discutir suas preocupações em mais detalhes e ajudá-la a encontrar o suporte necessário. Cuidar da sua saúde mental é fundamental para melhorar sua qualidade de vida.

Especialistas

Fernanda Tolomei

Fernanda Tolomei

Psicólogo

Rio de Janeiro

Caroline Domene

Caroline Domene

Psicólogo

Goiânia

Vade De Oliveira

Vade De Oliveira

Psicólogo

Tubarão

Déborah Santos

Déborah Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Andressa  Lamb de Souza

Andressa Lamb de Souza

Psicólogo

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1158 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.