Eu sinto que não tenho controle da minha personalidade e de como ajo com meus amigos e familiares, s

4 respostas
Eu sinto que não tenho controle da minha personalidade e de como ajo com meus amigos e familiares, sinto que meu "eu" de verdade está preso dentro da minha mente enquanto uma outra pessoa comanda. Até com os meus amigos mais íntimos, não consigo agir naturalmente e acabo agindo de maneira anormal, isso me atormenta pois as vezes faço coisas vergonhosas e ruins que eu jamais faria normalmente. Preciso saber se isso é só um desequilíbrio emocional ou pode ser algo mais grave, já dura a anos.
Sinto muito por você estar passando por essa situação. O que você descreve parece ser muito angustiante e pode ter um impacto significativo em como você se relaciona com os outros e com você mesmo.

Esse sentimento de desconexão, onde você sente que há uma parte sua que não está se expressando plenamente, pode ser explorado de várias maneiras. Às vezes, isso está relacionado a questões de ansiedade, estresse ou até mesmo a formas de lidar com situações sociais que podem ter se desenvolvido ao longo do tempo. Em outros casos, pode haver elementos mais profundos a serem considerados.

É importante reconhecer que esses sentimentos são válidos e merecem atenção. Buscar um espaço seguro para explorar essas emoções, como a terapia, pode ser um caminho muito útil. Um profissional pode ajudá-lo a entender melhor o que está acontecendo e a desenvolver estratégias para se sentir mais confortável consigo mesmo e em suas interações.

Além disso, considere refletir sobre situações específicas que provocam essas reações. Há padrões ou gatilhos que você consegue identificar? Isso pode ser um bom ponto de partida para a autoexploração.

Você está dando um passo importante ao buscar entender isso melhor. Se precisar de mais orientações ou quiser discutir algo específico, estou aqui para ajudar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! Entendo que essa experiência de sentir como se houvesse uma desconexão entre seu "eu" verdadeiro e suas ações deve ser muito angustiante. Essa questão pode estar relacionada a várias condições psicológicas, desde um estado de ansiedade, que pode levar a uma autoconsciência exagerada e a um comportamento que parece não condizer com quem realmente somos, até situações mais complexas, como transtornos dissociativos ou de personalidade. Muitas vezes, o que parece ser um "eu" preso é o resultado de experiências passadas e de mecanismos de defesa que o cérebro utiliza para lidar com situações de estresse ou traumas, resultando nessa sensação de afastamento do seu verdadeiro "eu". Considerando que esses sintomas persistem há anos e afetam sua vida e relações, recomendo fortemente a psicoterapia para explorar essas questões com profundidade. A terapia pode ajudar a entender a origem desses comportamentos e facilitar sua reconexão com o "eu" verdadeiro. Abordagens como a Hipnoterapia Ericksoniana e o EMDR podem ser eficazes para processar traumas e liberar sua expressão autêntica. Um abraço!
É compreensível que essa sensação de estar "preso" e não agir como gostaria cause tanto incômodo. A terapia pode ser uma aliada importante para explorar esses sentimentos e identificar o que pode estar por trás dessa dificuldade em expressar o seu "eu" verdadeiro. No processo terapêutico, você poderá compreender melhor as origens dessas travas e o que leva à sensação de dissociação, trabalhando para encontrar formas mais autênticas de se relacionar com os outros e consigo mesmo.
Olá! É algo que te traz sofrimento, então não podemos definir como "só algo", como por exemplo, "só um desequilíbrio emocional", até porque pelo seu relato está ocorrendo há algum tempo e afetando sua qualidade de vida, por isso, precisa de atenção, escuta, acolhimento e investigação de um profissional capacitado, diante disso, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa te auxiliar nesse processo e avaliar seu caso. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Especialistas

Gabriel de Deus

Gabriel de Deus

Neurologista

Balneário Camboriú

Daniel Gusmao

Daniel Gusmao

Geriatra, Médico de família

Salvador

Agendar uma visita
Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 221 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.