Eu sinto muito tesão no período fértil. É algo que não posso controlar. Várias vezes faço sexo e mas

32 respostas
Eu sinto muito tesão no período fértil. É algo que não posso controlar. Várias vezes faço sexo e masturbo ao dia. Isso é normal?
Olá! Sim, é normal. No período fértil nossos desejos sexuais se intensificam, para algumas pessoas mais, para outras menos. Abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Camila Ferreira Malvessi
Psicólogo
Niterói
Olá, tudo bem? Esses desejos sexuais são totalmente biológicos. Normalmente nesse período do mês são naturais os desejos sexuais se intensificarem. Fico a disposição!! Até mais.
 Felipe de Oliveira Pessoa
Psicólogo
São Paulo
Olá! Sim, é super normal que sua libido aumente durante o período fértil. Felizmente você já dá vazão ao seu desejo, o que é ótimo. Abraços
 Isadora Garcia
Psicólogo
Rio de Janeiro
Nosso organismo é modulado por hormônios e, no caso de uma pessoa que tenha o aparelho reprodutor feminino, estas oscilações estão muito vinculadas às fases do ciclo.
Às vezes há alteração de desejo sexual, apetite, disposição emocional.
Se isto não te incomoda, não há com o que se preocupar.
Sugiro familiarizar-se com esse conhecimento do seu próprio corpo. Descobrir quais são as fases, o que determina seu período fértil, que mudanças isto traz para você. Autoconhecimento também envolve o corpo :)
Abs
 Micheli Mendes Alfieri
Psicólogo, Psicanalista
Guarulhos
Olá
Cada pessoa responde de uma forma a esse período, mas realmente esse período organicamente tudo fica mais intensificado o que é bem normal oque vc relatou
Fico a disposição
Olá! Sim, é normal que no período fértil, pessoas que tem o órgão reprodutor feminino tenham um aumento da libido, alguns mais do que outros. Se esse aumento não está atrapalhando sua vida cotidiana nem trazendo sofrimento psicológico ou físico, está tudo bem. Mas caso esteja trazendo algum problema, seria interessante ingressar na terapia para entender melhor seu corpo, sua resposta as épocas do ciclo hormonal, além de refletir sobre seus pensamentos e crenças a respeito de sexo, sexualidade, desejo e seu próprio corpo. Fico a disposição, espero ter ajudado! Grande abraço!
 Bruna Marinho
Psicólogo, Sexólogo
Olinda
Olá! O aumento da líbido sexual pode aumentar no período fértil. Um aspecto importante a considerar neste quesito é você estar atenta aos seus processos biológicos sem tabu e poder expressar seu desejo sexual sem julgamentos. Grande abraço!
Olá, esse aumento de libido sexual pode acontecer durante o período fértil, é algo esperado. O que as vezes pode acontecer na verdade é o tabu que cerca o sexualidade feminina, e como a exploramos, caso você acha que seria interessante um espaço para falar sobre isso, e que posso te ajudar a expressar seus desejos sexuais, a psicologia pode te ajuda. Fico a disposição, abraço
 Kelly Patrícia Luca
Psicólogo, Psicanalista
Natal
No período fértil a libido aumenta sim, é natural. É importante lembrar, que todas as dimensões do corpo e da mente, cada aspecto de nossas vidas, podem ser transformados em algo tremendo, trivial, ou ainda se tornar um problema. A masturbação praticada em excesso pode ser prejudicial e relacionar-se a uma compulsão. Não há julgamento, mas a evidência de que para produzir o sêmen, a quantidade de energia é de grande potência. É preciso saber explorar e compreender a mensagem, para encontrar o bem estar físico, mental e espiritual.
 Beatriz Ribeiro
Psicólogo
Londrina
Olá! Tudo bem? Durante o ciclo menstrual existem várias alterações hormonais que acontecem no seu corpo e cada pessoa vai reagir a elas de uma forma bem individual, pois o seu contexto (o que está acontecendo ao seu redor, sua história de vida, suas experiências) também são uma influência. Durante o período fértil é normal que libido aumente, e isso pode produzir essas reações no seu corpo! Existe um tabu muito grande e pouco se fala a respeito da sexualidade feminina, o que pode nos levar a questionar se o que fazemos é normal ou correto. Quando você entende melhor seu corpo, seu ciclo e quais influências isso causa em você, pode se tornar algo muito mais natural e fácil de lidar. Espero ter ajudado! Abraço
Dr. Victor Hugo Basilio
Psicólogo, Psicanalista
Brasília
No período fértil é normal sim sentir mais desejo. Eu diria que a questão está mais no mal estar que você está sentindo por conta dessa dúvida. Afinal, o que seria essa normalidade?
Cada organismo com um ciclo e suas influencias e um contexto histórico e cultural que faz do sexo um tabu são fatores que tem peso na sexualidade de cada pessoa.
Espero ter contribuído e me coloco à disposição para alguma dúvida.
Abraços
Dr. Bruno Rangel
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Sim, é normal. No período fértil nossos desejos sexuais se intensificam, pois ficamos a mais suscetíveis dessas variações hormonais, não podemos esquecer que somos animais racionais e no entanto nessas fases os nossos extintos nossa libido pode vir a ficar para algumas pessoas mais ,exacerbada para algumas pessoas, e a nossa porção animal instintiva falando.
 Walid Maluf
Psicólogo, Terapeuta complementar
Perdões
O aumento da libido no período fértil é normal, mas é importante estarmos atentos quanto a forma como expressarmos nossa sexualidade junto a nossos relacionamentos afetivos e sociais, para uma realização mais plena de nossa sexualidade.
Super normal no período fértil a mulher ter aumento de libido. O problema estaria em não achar isso normal. Como vc se sente fazendo isso? Como vc se sente tendo tanta libido? Como vc tem lidado com a sua sexualidade?
Fico a disposição
 João Sales
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Boa tarde. Normal sim! Temos diversas formas de desejar e manifestas nossa sexualidade. Coloque-me a disposição
É normal sim nesse período! A única avalição que temos que fazer é se o excesso de algum hábito está trazendo prejuízo a outras áreas ou se está nos trazendo algum tipo de sofrimento. Se não estiver, e se te dá prazer continue sem medo!
 Rosângela Arão
Psicólogo
Águas Claras
Olá!, sim e super normal, pois o nosso desejo sexual se intensifica no período fértil, nosso corpo passa por varias mudanças, devemos observar para desenvolver comportamentos disfuncionais.
 Michele Albertoni Miranda
Psicólogo
Campinas
Olá! Sim, é normal. No período fértil nossos desejos sexuais se intensificam, para algumas pessoas mais, para outras menos.
 Anna Helena Kucek
Psicólogo
Curitiba
Olá, é normal sim. Esse período trás uma mudança de hormônios que causa essa vontade a mais de sexo. Se cuide e caso seja algo que te incomode, procure ajuda.
 Nadia Carvalho Orizio
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, sim, isso é normal no período fértil. Só é preciso compreender se isso te atrapalha. Se te atrapalhar, e te fizer algum mal, seria interessante você trabalhar isso e outras questões num processo psicoterapêutico psicanalítico! Fico à disposição!
Olá! Que bom que você fez essa pergunta! Durante o período fértil é comum sentir mais desejo sim! Há alterações hormonais ocorrendo durante esse período que explicam o motivo disso acontecer.
Agora, se você achar que isso está te causando prejuízos, busca ajuda para desenvolver formas saudáveis de lidar com essa situação! Em psicoterapia você pode desenvolver habilidades para isso!
Espero que você encontre o que busca!
Fica bem!
Dr. Bruno Bueno de Castro Setti
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Sim, isso é bastante normal. Durante o período fértil, que geralmente ocorre no meio do ciclo menstrual, muitas mulheres experimentam um aumento no desejo sexual. Esse aumento é muitas vezes ligado às flutuações hormonais que ocorrem durante esse tempo. O estrogênio e a testosterona, ambos hormônios que influenciam o desejo sexual, atingem o pico durante a ovulação.

Entretanto, é importante lembrar que cada pessoa é única, e o que é normal para uma pode não ser para outra. Se você sente que seu desejo sexual é incontrolável a ponto de interferir em suas atividades diárias, causar desconforto ou angústia, pode ser útil falar com um profissional de saúde sobre isso.

Além disso, é importante lembrar de praticar sexo seguro, mesmo durante períodos de desejo sexual elevado, para proteger-se de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
No período fértil o desejo aumenta e com isso nossa vontade de satisfazer esse desejo e isso é normal. Entretanto, você diz que não consegue controlar e o fato de estar trazendo essa pergunta aqui me faz pensar que você mesma não está encarando esse fato como normal. Minha orientação é fazer uma consulta com psicólogo para ter mais clareza do que está acontecendo.
 Rodrigo Teixeira
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
É interessante que você esteja trazendo à tona essa experiência pessoal. Na psicanálise, entendemos que a sexualidade é uma parte natural e complexa da vida humana. É normal que a intensidade do desejo e da sensualidade possa variar ao longo do ciclo menstrual de uma pessoa, incluindo o período fértil.

No entanto, é importante lembrar que cada indivíduo tem sua própria expressão da sexualidade, e o que pode ser considerado "normal" pode variar de pessoa para pessoa. O fato de você sentir um aumento no desejo sexual durante o período fértil não é incomum.

No entanto, se você está sentindo que essa intensidade de desejo está causando desconforto emocional, físico ou interferindo em outras áreas da sua vida, pode ser útil buscar apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psicanalista. Eles podem ajudá-lo a entender melhor suas experiências, explorar qualquer conflito emocional possível e fornecer orientações sobre como lidar com seus sentimentos de maneira saudável.

Lembre-se de que a comunicação aberta e honesta consigo mesmo e, se apropriado, com um profissional, é fundamental para compreender e navegar suas experiências sexuais de maneira construtiva e saudável.
Dra. Fernanda Ataide
Psicólogo
São Paulo
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
 Mirella Cavalcante Duarte
Psicólogo
São Paulo
Desejos e necessidades são naturais e fazem parte da experiência humana. Assim, é completamente normal sentir um aumento do desejo sexual durante o período fértil, pois é um momento em que os hormônios, como o estrogênio e a testosterona, estão em níveis elevados, o que pode intensificar o tesão e a libido. Masturbação e atividade sexual são formas saudáveis de explorar e satisfazer esse desejo.
No entanto, se isso estiver interferindo na sua rotina ou causando desconforto, pode ser útil refletir sobre como você está se sentindo emocionalmente. Os impulsos e desejos também podem ser vistos como expressões de nossa psique profunda, e entender melhor esses sentimentos pode oferecer insights valiosos sobre si mesma.
Estou aqui para te apoiar nesse processo.
Prof. Felipe Marangoni Pontes
Psicólogo, Psicanalista
São Bernardo do Campo
É normal e varia de pessoa para pessoa, da idade, etc. No entanto, se o desejo é incontrolável e está lhe causando problemas, vale a pena consultar um médico endocrinologista para verificar alguma alteração hormonal e um psicólogo para verificar questões mentais que possam estar associadas.
Olá! Sim é normal! É nessa fase que ocorre a ovulação, ou seja, o momento em que um óvulo é liberado pelo ovário para ser fecundado. Por conta disso, o desejo sexual nas mulheres aumenta durante esse período. Porém, se isso esta disfuncional e atrapalhando suas atividades diarias, é interessente buscar ajuda psicologica para entender melhor e desenvolver estrategias para lidar com isso.
É natural que o corpo tenha variações nos níveis de desejo sexual ao longo do ciclo menstrual, e muitas mulheres experimentam um aumento da libido durante o período fértil devido a alterações hormonais. No entanto, quando o desejo se torna difícil de controlar e afeta o bem-estar ou a rotina diária, pode ser útil explorar esses sentimentos mais a fundo. A psicoterapia pode ajudar a entender as motivações subjacentes a esse comportamento e as emoções envolvidas, promovendo uma maior consciência e equilíbrio. Trabalhar com um psicólogo pode proporcionar ferramentas para lidar com esses impulsos de forma mais saudável, ajudando a compreender os padrões emocionais e comportamentais que influenciam o desejo sexual.
 Pedro Chaves
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
O aumento do desejo sexual durante o período fértil é um fenômeno natural, profundamente ligado à biologia humana. Do ponto de vista psicanalítico, esse aumento no tesão pode ser compreendido como a manifestação mais direta das pulsões sexuais, ou Eros, que são inerentes à nossa constituição psíquica. Nesse período, a conjunção entre o funcionamento hormonal e as pulsões inconscientes pode intensificar o desejo, levando a uma busca mais ativa pela satisfação sexual, seja por meio do sexo ou da masturbação. Esse comportamento, em si, não é anormal; pelo contrário, reflete a conexão entre corpo e psique em sua expressão mais viva.

No entanto, o que pode ser significativo é a forma como você percebe e vive essa experiência. O fato de sentir que "não pode controlar" o desejo pode revelar uma relação ambivalente com ele. Para a psicanálise, o desejo é parte essencial do sujeito, mas sua intensidade ou frequência podem apontar para uma tentativa de lidar com outras questões internas, como ansiedades, frustrações ou até a necessidade de conexão emocional. Se esse impulso gera sofrimento ou interfere em outros aspectos da sua vida, seria valioso explorar isso em análise. Compreender o que está em jogo no desejo – para além do corpo – pode ajudá-la a estabelecer uma relação mais harmoniosa com essa energia e com os significados que ela carrega em sua história pessoal.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

O aumento do desejo sexual durante o período fértil é algo absolutamente normal e tem uma explicação biológica. Durante essa fase do ciclo menstrual, os níveis de hormônios como o estrogênio e a testosterona tendem a estar mais altos, o que pode aumentar o apetite sexual e a sensibilidade física. Isso é uma resposta natural do corpo que, biologicamente, está se preparando para a possibilidade de reprodução, mesmo que isso não seja seu objetivo consciente.

O fato de sentir muito tesão e se envolver em atividades sexuais com mais frequência, como sexo ou masturbação, é uma forma de atender às necessidades que seu corpo está manifestando. O importante é observar se isso está trazendo prazer e bem-estar ou se está causando algum desconforto ou interferindo em outras áreas da sua vida, como trabalho, estudos ou relacionamentos.

Se você sente que está lidando bem com esse aumento do desejo e que ele não causa impactos negativos, não há motivo para se preocupar. No entanto, se perceber que esse comportamento está gerando culpa, ansiedade ou que está difícil controlar o impulso sexual, pode ser útil buscar apoio, seja para compreender melhor suas emoções ou para encontrar formas de lidar com essa fase do ciclo.

Respeitar o que o corpo está pedindo e entender que essas mudanças são naturais pode ajudar a viver esse momento de forma mais leve. Se precisar conversar mais sobre isso ou quiser explorar como lidar com essas questões de maneira saudável, estarei à disposição para ajudar.
 Tiago Brito
Psicólogo
Rio de Janeiro
bom dia, tudo bem?
Sim, é normal!

Especialistas

Daniela Maia

Daniela Maia

Psicanalista

São Paulo

André Luis Azevedo

André Luis Azevedo

Psicanalista

Porto Alegre

Anna Victoria Ferreira

Anna Victoria Ferreira

Psicólogo

Fortaleza

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Rodrigo de Lima

Rodrigo de Lima

Psicólogo

Ourinhos

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 43 perguntas sobre Compulsão sexual
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.