Eu sinto muita tensão, nos ombros principalmente, não consigo relaxar nunca. Seria ansiedade?

10 respostas
Eu sinto muita tensão, nos ombros principalmente, não consigo relaxar nunca. Seria ansiedade?
Os ombros tendem a se contrair com a tensão diária e dificuldade em lidar com problemáticas do dia-a-dia ou da sua vida em geral. Simbolicamente parece que os ombros doem quando há certo "freio" em nossas ações, ou seja, sentimento de impedimento em agir/pensar o que deseja. Talvez lhe falte certo amparo, acolhimento, onde possa pensar e falar sobre seus desejos livremente e aliviar essa tensão. Procure um bom psicologo, que lhe acolha e lhe permita falar tudo o que sente sem censuras.

Tensão muscular é uma das possíveis reações fisiológicas do quadro de ansiedade, entre outras, como boca seca, enjôo, mãos frias, urgência em urinar, taquicardia, mãos suadas. Cada pessoa vivência a reação fisiológica do estado ansioso de um modo particular, variando em tipo de reação fisiológica e intensidade. A incapacidade de relaxar também pode estar ligada ao quadro de ansiedade.

Antes de tirar qualquer conclusão sobre sua condição, procure um especialista para avaliação.
Tensão e dificuldade para relaxar podem sim descrever um quadro de ansiedade, principalmente se estiverem relacionados a outros sintomas que venham causando desconforto e que persistem já há certo tempo. O mais indicado é que procure um profissional psicólogo, pois mais importante do que um diagnóstico, é a compreensão do contexto deste incômodo, seus possíveis motivos e formas de superá-lo. Espero te ajudado. Abraço!
Ola! A ansiedade é um dos indicativos para a tensão que você sente, assim como o stress também. O ideal é que você busque ajuda de um psicólogo para identificar esses sintomas somáticos da sua queixa, assim como também a causa do mesmo.
Qualquer dúvida me coloco a disposição.
Abraços.
Olá!

Sim, a tensão muscular pode ser indicativo de ansiedade e também é um sintoma característico de stress.

Tanto a ansiedade quanto o stress podem estar presentes ao mesmo tempo.

De bate-pronto o que você poderia fazer é:
- técnicas de relaxamento;
- respiração profunda;
- exercícios leves;

Isso é o que estaria ao seu alcance imediato (a princípio) para diminuir este sintoma da tensão muscular.

Mas isso não daria conta de uma possível causa psíquica e provavelmente o sintoma retornaria ou permaneceria.

Por isso, caso você julgue o melhor para você, procure um profissional da área psi.

Este profissional conseguirá ajudar você não só a identificar a causa deste sintoma, mas em muito mais do que isso.

O trabalho de um profissional psi vai muito mais longe do que o alívio dos sintomas.

Este é um trabalho que pode ser profundamente transformador.

Até mais!
A tensão e a incapacidade de relaxar podem sim ter relação com a ansiedade, aliás, isso é bem característico, mas é preciso ver os seus pensamentos e como se encontra o seu emocional nos contextos que você está inserido. Observando o que vem ativando essa tensão corporal.
É bastante sugestivo de que tenha relação com ansiedade, mas é necessário consulta para confirmar isso é definir qual a melhor abordagem
É importante se atentar para o que ativa e sustenta esse desconforto. Além disso, observe como está a qualidade do seu sono, se você passa período prolongados de jejum, se você respeita seu ritmo de funcionamento. Agregar técnicas de relaxamento físico e psíquico via terapia pode te beneficiar, bem como contribuir para seu autoconhecimento, como certos padrões se estabelecem e como transformá-los.
Olá!
A tensão muscular pode sim ser um bom indicador de estresse físico ou emocional, ocasionada por ansiedade. Toda tensão física (cansaço, fadiga) ou psicológica (ansiedade, fobias, dentre outras) se traduz no aumento de tensão muscular, que tem como função, preparar o organismo para uma situação de defesa. Te recomendo uma avaliação psicológica para melhor compreender este sintoma.
Espero ter ajudado.
Saulo Rocha.
Pelas características relatadas (tensão muscular e falta de capacidade de relaxar) são sintomas comuns relatados pelas pessoas com quadros de ansiedade, mas pode ser estresse também.

Acredito que é necessário uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra para que você descubra o que vem lhe deixando assim. Procure profissionais com abordagem cognitiva para que você consiga entender seu funcionamento, seus sintomas e resolver àquilo que lhe incomoda.

Atenciosamente,
Ana Paula Donate