eu sinto constrangimento, me sinto observado, analisado por todo momento, a preguiça é uma desculpa

3 respostas
eu sinto constrangimento, me sinto observado, analisado por todo momento, a preguiça é uma desculpa para encobrir meu medo de sair de casa, pra ir em um comércio ou padaria, e uma grande ansiedade antes de sair de casa, não consegui fazer a prova do enem por que tinha tantas pessoas lá, e voltei pra casa com lágrimas.. Queria saber se é só uma timidez ou tem algo mais ?
Certamente tem "algo a mais" e um quadro chamado de "fobia social" é uma grande possibilidade. Mas, apenas numa consulta há como fazer um diagnóstico correto e sugerir um tratamento. Procure um psiquiatra.

PASSE POR CONSULTA, ISTO IRA TE AJUDAR ... FICO À DISPOSIÇÃO ... ATT DR MARCIO
Olá! O que você está descrevendo parece ser mais do que simples timidez. Sentir-se constantemente observado, analisado, ansioso e evitar sair de casa pode indicar um quadro de fobia social ou ansiedade social. Esse tipo de ansiedade pode ser debilitante e impactar significativamente a qualidade de vida.

A fobia social é um transtorno de ansiedade caracterizado por um medo intenso e persistente de ser julgado negativamente ou envergonhado em situações sociais. Esse medo pode levar a evitar atividades cotidianas, como ir a uma padaria ou participar de eventos públicos, e pode causar sintomas físicos como sudorese, tremores, taquicardia e até lágrimas, como você mencionou.

É importante entender que isso não é algo que você deve enfrentar sozinho. Procurar ajuda profissional é essencial. Um psiquiatra ou psicólogo pode realizar uma avaliação detalhada para confirmar o diagnóstico e desenvolver um plano de tratamento adequado. O tratamento pode incluir terapia cognitivo-comportamental (TCC), que é eficaz para tratar a fobia social, e, em alguns casos, medicação pode ser recomendada para ajudar a controlar os sintomas de ansiedade.

Enquanto isso, tente praticar algumas estratégias de autocuidado. Respire fundo e lentamente quando sentir ansiedade. Evite cafeína e outros estimulantes que podem aumentar a ansiedade. Faça exercícios físicos regularmente, pois podem ajudar a reduzir a ansiedade. Tente estabelecer uma rotina diária para aumentar a sensação de controle.

Lembre-se, você não está sozinho e há ajuda disponível. A busca por ajuda profissional é um passo importante para melhorar sua qualidade de vida. Se precisar de mais orientações ou apoio, não hesite em marcar uma consulta. Fico à disposição para mais dúvidas e apoio.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!