Eu sempre fico fantasiando coisas na minha cabeça, diálogos elaborados com pessoas do meu cotidiano

16 respostas
Eu sempre fico fantasiando coisas na minha cabeça, diálogos elaborados com pessoas do meu cotidiano e pessoas que sigo no Instagram (influencers) e me vi perdendo horas nessas questões. Pode ser algum transtorno quando esse tipo de coisa acontece frequentemente e com tempo de fantasia duradouro ?
Olá! Importante compreendermos que nem tudo é transtorno. É comum imaginar situações futuras, é como se tivesse realizando um "ensaio" sobre uma conversa que gostaria de ter com aquelas pessoas. O problema começa quando você se incomoda com o tempo perdido neste ensaio ou com os sentimentos que lhe causa, por exemplo quando você deixa de realizar tarefas importantes por conta destes pensamentos, ou se este pensamento lhe traz sofrimento. Se este comportamento está causando prejuízos na sua vida, é preciso se atentar para estes prejuízos e, caso tenha dificuldades em reduzir o comportamento que o prejudica, iniciar um tratamento adequado. Espero que fique bem!

Pessoas com imaginação hiperativa se envolvem em fantasias vívidas e prolongadas que podem parecer tão verdadeiras quanto a vida real. Como adulto, você pode sonhar acordado com um relacionamento, sonhar com projetos ou pessoas famosas, isso pode até ajudá-lo a resolver problemas e expressar criatividade. No entanto, sonhar acordado pode se tornar uma característica prejudicial quando começa a interferir na vida diária e causar angústia. Sugiro vc procurar ajuda profissional para entender esses devaneios e seu alcance dentro da sua vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Todas as pessoas fantasiam, planejam e tem diálogos internos. O limite do saudável com os Transtornos é o tamanho do prejuízo que causa em suas funções (relações, trabalho, saúde, escola, etc). Como você mencionou que perde horas nessas questões, me parece haver uma perda de funcionalidade, sim. Que bom que você lançou a pergunta, significa que está refletindo e tomando consciência de que deixar a mente vagar livremente por muito tempo, sem nexos reais, pode lhe trazer complicações. Mas o que você descreveu ainda é pouco para arriscarmos enquadramento em algum Transtorno. Melhor não se rotular. Diagnósticos são maravilhosos quando/se acompanhados de tratamento profissional. Sugiro você de alguma forma listar, materializar, escrever os pontos principais dos seus pensamentos. E que emoções eles trazem a cada vez. É um começo para o autoconhecimento.
É comum que as pessoas tenham diálogos internos e fantasias em suas mentes. No entanto, se essas fantasias ocorrem com muita frequência e por longos períodos, afetando negativamente sua vida diária, é importante estar atento.

Como você parece estar incomodado com o que está acontecendo, considerar buscar o apoio de um psicólogo pode ser benéfico para entender melhor o que está acontecendo e ajudar a lidar com essas questões.

@tarcilapsi

Oi! Como vai você?
temos que duiferenciar fantasia de pensamentos intrusivos. FAntasias sao normais nos seres humanos termos.
É normal que se tenha pensamentos obsessivos ou intrusivos que possam causar grande incômodo e até duvidas diante da realidade. Quando acabamos focados nesses pensamentos , eles acabam até parecendo realidade. Compreender em que momentos eles aparecem, em que contexto a frequência deles podem auxiliar no entendimento. Mas em um possesso terapêutico um profissional da psicologia pode te ajudar a passar por isso, te auxiliar a entender sobre eles e pesar em estratégias de como se proteger deles diante de situações que possam disparar gatilhos. Caso queira ajuda, pode contar comigo. Espero ter ajudado. Abraço!
@leticiafernandespsi
olá, antes de pensar em transtorno, convido você a pensar o pq está a pensar tanto na vida de outras pessoas e não na sua, idealiza demais a vida delas, está em fuga da suas questões, isso abrirá alguns pensamentos seus.
espero poder ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá!
Não necessariamente isso é um transtorno. Experimente escrever suas fantasias. Quando projetamos aquilo que está dentro da mente, podemos ter mais clareza do que fazer com aquilo.
Olá. Fantasiar e criar diálogos elaborados na mente é uma atividade comum e saudável que muitas pessoas realizam. É uma forma de exercitar a imaginação e a criatividade. No entanto, quando essas fantasias começam a interferir significativamente na vida cotidiana, tornando-se compulsivas, persistentes e afetam de alguma forma, é recomendado procurar a ajuda de um psicólogo e/ou psiquiatra. Fazer uma avaliação completa para entender o que está acontecendo e, se necessário, iniciar um tratamento adequado. Iniciar terapia é um passo importante para cuidar da sua saúde mental e bem-estar geral. Sempre à disposição.
Olá! Quando passamos por questões mal resolvidas é normal fantasiar a discussão na cabeça, quando está em segurança e em muitos casos isso é terapêutico, no sentido que vc elimina a tensão sobre o ocorrido em conversas paralelas dentro da sua cabeça. Mas sugiro para aliviar as tensões e saber enfrentar e colocar pra fora os sentimentos, que faça terapia, ao qual estou disponível.
Olá, seria importante investigar o sentido que essas conversas e pessoas tem para vc e a psicoterapia é o processo mais indicado para essa busca. Procure um profissional que lhe inspire confiança.
O que você está descrevendo parece se enquadrar na categoria de ruminação mental ou ruminação obsessiva, que é quando a mente fica repetidamente presa em pensamentos, diálogos ou cenários. Isso pode consumir um tempo significativo e afetar sua vida cotidiana. Embora nem sempre seja um transtorno em si, quando esses pensamentos obsessivos interferem na sua funcionalidade e bem-estar, pode ser um sinal de que algo está acontecendo.

Esses padrões podem estar relacionados a condições como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) ou Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). No entanto, somente um profissional de saúde mental qualificado pode avaliar adequadamente sua situação e diagnosticar qualquer possível transtorno. Se esses pensamentos estão causando desconforto e interferindo em sua vida, considerar falar com um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar a entender melhor o que está acontecendo e desenvolver estratégias para lidar com esses padrões de pensamento. Como tem sido sua experiência ao lidar com essas fantasias persistentes?
Olá. Não necessariamente, provavelmente você tem alguma questão emocional para ser trabalhada, mas pode não ser um transtorno.
Fantasiar ou ter diálogos imaginários é uma experiência comum, mas quando isso ocorre de forma frequente e com duração prolongada, pode ser preocupante. A Fantasia Excessiva pode ser um sintoma do Transtorno de Fantasia Excessiva (TFE) ou Transtorno de Imaginação Excessiva (TIE), embora esses termos não sejam oficialmente reconhecidos como transtornos de saúde mental no DSM-5. Se a fantasia excessiva está interferindo significativamente em sua vida diária e tomando muito tempo, pode ser útil buscar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem avaliar sua situação, identificar possíveis preocupações subjacentes e oferecer orientação e tratamento adequados, se necessário. É importante lembrar que a fantasia excessiva pode ter várias causas e é importante buscar ajuda se estiver afetando negativamente sua vida. Estou disponível para fornecer orientação adicional, se necessário.
Olá, acredito que sua pergunta esteja lhe gerando ansiedade sobre haver ou não algo de errado com sua forma de pensar, perceber o mundo ao seu redor e até mesmo levar você a pensar na hipótese de atribuir isso a algum possível diagnóstico. Primeiramente jamais se autodiagnostique, busque um profissional da Psicologia para juntos compreenderem o contexto, sentimentos e intensidade que essa questão está te afetando. Fantasias, elaboração de diálogos com nós mesmos é também um processo saudável da mente, porém quando isso ocupa a sua maior parte do tempo, quando há ganhos negativos, prejuízos na sua saúde, oriento buscar acompanhamento psicológico.
Oi. Eu entendo como isso pode ser perturbador para você. Fantasiar diálogos e situações pode ser uma maneira que você
tem de processar emoções e pensamentos, mas quando isso consome muito tempo e começa a interferir no seu dia a a dia , pode ser um sinal de algo mais profundo. Esse comportamento pode estar relacionado a transtornos como a ansiedade ou a depressão, ou até a um fenômeno conhecido como devaneio excessivo, em que a pessoa se perde em fantasias a ponto de comprometer suas responsabilidades e relacionamentos.

É importante considerar o impacto disso no seu dia a dia. Se sentir que está afetando negativamente suas atividades, relacionamentos ou bem-estar, procurar ajuda profissional pode ser uma boa ideia. Um terapeuta cognitivo-comportamental pode ajudar você a entender as causas subjacentes desses pensamentos e desenvolver estratégias para gerenciá-los de forma mais eficaz. Estou aqui para fornecer mais informações e apoio no que precisar.
Sim, o hábito de fantasiar intensamente, especialmente quando se torna frequente e consome uma quantidade significativa de tempo, pode ser indicativo de um transtorno conhecido como Transtorno de Fantasia ou Fantasias Excessivas. Este transtorno envolve a imersão profunda e prolongada em fantasias elaboradas que podem interferir nas atividades diárias e nas relações interpessoais.

Alguns sinais que podem sugerir a presença desse transtorno incluem:

Tempo excessivo em fantasias: Passar horas imerso em fantasias elaboradas, como diálogos com pessoas reais ou fictícias.

Prejuízo nas atividades diárias: Sentir que as fantasias interferem na capacidade de realizar tarefas importantes ou compromissos sociais.
Desconexão com a realidade: Dificuldade em distinguir entre fantasias e a realidade, às vezes sentindo-se mais conectado emocionalmente às fantasias do que às situações reais.

Uso como escape emocional: Utilizar as fantasias como uma forma de escapar de sentimentos desagradáveis, como ansiedade, solidão ou insatisfação.

É importante ressaltar que fantasias intensas não são necessariamente patológicas por si mesmas. No entanto, quando elas se tornam excessivas, persistentes e interferem significativamente na vida cotidiana, é recomendável buscar ajuda de um profissional de saúde mental. Um psicólogo pode ajudar a avaliar e entender melhor esses padrões de pensamento, oferecendo suporte e orientação para desenvolver estratégias para lidar com essas fantasias de maneira mais saudável.

Se você está preocupado com o impacto das suas fantasias ou se elas estão começando a afetar negativamente sua vida, considere marcar uma sessão de psicoterapia online. Estou aqui para oferecer suporte e ajudar a explorar essas questões de forma confidencial e respeitosa. Entre em contato se desejar discutir mais sobre esse assunto ou agendar uma consulta. Estou aqui para ajudar você a encontrar maneiras mais equilibradas de lidar com suas fantasias.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!