Eu quero para de tomar pondera e tomar sertralina como faço pra fazer a troca

17 respostas
Eu quero para de tomar pondera e tomar sertralina como faço pra fazer a troca
Qualquer alteração na medicação deve ser feita APENAS pelo médico que prescreveu. Ele vai avaliar o andamento do tratamento e ver se é viável essa troca. Sugiro que associe ao tratamento medicamentoso uma terapia para que possa ter um cuidado e acolhimento, além de identificar gatilhos que contribuam para os sintomas ansiosos/depressivos. Cuide-se, um abraço!

Consulte seu psiquiatra.
Ele vai te auxiliar a fazer a mudança, se for esse o caso, e se não vai saber te direcionar.
O desequilíbrio químico é cuidado pelos remédios que visam equilibrar e diminuir os sintomas.
É muito importante que você cuide também das causas, e não somente dos sintomas. Encontre uma psicoterapia de confiança que você se identifique e cuide de você!
Fique bem
Precisando estou a disposição
Toda medicação deve ser adequada com o médico que te receitou, é muito complicado fazer isso sozinha, vc não sabe os efeitos de cada remédios, e quando muda há uma descontinuidade de um remédio para depois começar outro, não pode estancar um e começar outro, procure seu médico o quanto antes
Antes de começar a trocar, você deve ver seu médico psiquiatra. Apesar de ambas as moléculas serem da família dos antidepressivos, seus efeitos, efeitos secundários, interesses e indicações têm de ser avaliadas. A idade, o sexo, o peso, os antecedentes da pessoa e suas intercorrências médicas, a presença de doenças crônicas (diabetes, hipertensão arterial...) são pontos a ter em linha de conta nessa decisão. A sertralina é considerada um antidepressivo muito eficaz, mas a dosagem tem de ser bem ajustada e seus efeitos em alguns casos só são sentidos em dosagens altas. É necessário avaliar o tempo de uso, e os efeitos sentidos. Todos esses fatores têm de ser avaliados com o psiquiatra para adaptar o melhor possível o seu tratamento. Não é aconselhado uma paragem abrupta do tratamento pois isso acarretaria a possibilidade de sintomas fortes. Espero ter ajudado.
Muitas vezes a troca de um medicamento por outro, se faz necessário. Entretanto, não se deve fazer a troca ou alterar a dosagem de nenhuma medicação por conta própria. O melhor a se fazer, é procurar um psiquiatra para uma orientação adequada.
Procure também fazer uma terapia.
Atenciosamente;
Dra. Cirene Valadão
Dúvidas quanto à medicação devem sempre ser discutidas junto ao médico que lhe prescreveu. Ademais, é muito importante associar o remédio à psicoterapia para que um trabalho conjunto possa ser feito. Buscar um espaço para falar sobre o que tem mexido com você, o que tem provocado desconforto e mal-estar fará toda diferença em seu tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Boa tarde! Tudo bem?
Alterações e "desmame" na medicação devem sempre ser discutidas junto ao médico que lhe acompanha e conhece seu histórico. Todo o tratamento tem um início, meio e fim e deve ser bem orientado (salvo as medicações de uso contínuo). Não podemos brincar com a química do seu cérebro não é? Então é bom que o faças direitinho e do início ao fim.
Ademais, apenas a medicação não irá tratar o que na sua vida está lhe causando tais sintomas, essa causa é trabalhada em psicoterapia. Fico a disposição e espero ter te ajudado. Abração!
Olá! A alteração será feita com acompanhamento do seu/sua médico(a)? Isso é fundamental! Não tente fazer alterações nem incluir novos remédios sem orientação. Muitas vezes, o que serve para um não necessariamente servirá para outra pessoa. Como psicanalista, é como se eu padronizasse tudo que escuto tendo a mesma causa ou desencadeamento de traumas iguais e formas de lidar. Cada caso é um caso.
Se está fazendo essa troca de medicamento por conta própria, por causa de efeitos colaterais ou indicação de alguém que usa, reflita! Procure um psiquiatra pra ajustar a dose do Pondera e converse sobre o que a(o) está motivando à troca por Sertralina, para que ele(a) avalie o que será melhor pra você. Evite qualquer problema maior com o uso de remédios sem apoio de profissional da área da saúde. E se sinta à vontade para buscar a escuta psicanalítica a fim de potencializar a sua melhora junto com o(s) medicamento(s).
Olá! Consulte seu psiquiatra, ele vai te auxiliar e analisar se deve ou não fazer essa mudança. Qualquer alteração de medicamento somente deverá ser feita com acompanhamento médico.
Oi, tudo bem? Para mudar qualquer medicação o médico que fez a prescrição deve ser consultado, assim, terá a certeza de que está fazendo o certo e de forma segura. Boa sorte. Att, Letícia Andrade.
Pondera é um medicamento que contém a substância ativa fluoxetina, que é um inibidor seletivo da recaptação da serotonina (ISRS). Já a Sertralina é também um inibidor seletivo da recaptação da serotonina (ISRS). Ambos os medicamentos são utilizados para tratar a depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e outros transtornos mentais.

A troca de medicamentos deve ser feita sob a supervisão de um médico, pois é importante que o profissional avalie a sua condição e determine se é seguro e adequado para você fazer essa troca. Além disso, é importante considerar que, se você tem usado Pondera por um longo período de tempo, é possível que você sinta os sintomas de abstinência (como ansiedade e insônia) quando parar de tomar esse medicamento.

É importante notar que ao trocar de medicamento, é comum que o paciente experimente algum período de adaptação e alguns efeitos colaterais no início do tratamento com a sertralina, mas esses geralmente desaparecem com o tempo. É importante conversar com seu médico sobre esses possíveis efeitos colaterais e qual é a melhor maneira de interromper o uso de Pondera e iniciar o uso de Sertralina.

Além disso, é importante lembrar que a medicação é apenas uma parte do tratamento para esses transtornos mentais, e é importante combinar terapia e mudanças de estilo de vida para obter melhores resultados.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Olá, busque ajuda de um médico que possa te orientar, não deixe de tomar por conta própria.
Em paralelo a isto, busque ajuda de um profissional que possa te acompanhar com regularidade e possa te escutar. A medicação é uma parte do tratamento, mas falar sobre nossos afetos pode nos ajudar a dar sentido ao que vivemos e a todo o processo.
Voltar ao médico que te receitou e falar de sua necessidade ou vontade, o profissional médico lhe dará o caminho seguro para isso.
Consulte um psiquiatra. Este é o profissional mais adequado para realizar essa avaliação. Não tome, nem troque, nem pare de tomar medicações psiquiátricas sem o acompanhamento de um. Paralelo a isso, você está fazendo terapia? A terapia pode te ajudar bastante a lidar com as questões que te levaram a recorrer ao uso de medicamentos.
Boa tarde! Tanto o Cloridrato de Paroxetina quanto a Sertralina são medicamentos que exigem receita médica de controle especial que terão que ser prescritos por médico, preferencialmente psiquiatra. Desta forma, para fazer a troca, você terá que buscar orientação deste profissional, que avaliará qual medicamento melhor se adequa ao seu caso em particular. Normalmente, a troca um medicamento ISRS por outro é feito através de um período de adaptação de retirada de um e inserção do outro em doses reduzidas. O médico é o profissional habilitado para indicar a forma correta do desmame, além de prescrever a dosagem correta para você.
o psicanalista não opina em medicamento, trabalho em livrar o analisando das medicações, mas a retirada vai ser acompanhada pelo psiquiatra que indicou.

Primeiro passo, te aconselho a procurar o quanto antes o médico Psiquiatra. Sem sombra de dúvidas, é crucial falar com o médico que prescreveu o Pondera antes de iniciar a Sertralina. Ele poderá orientar sobre a melhor maneira de fazer essa transição de forma segura, considerando suas necessidades e histórico clínico. Além disso, se você não está em acompanhamento psicanalítico, pode ser útil considerar essa abordagem para entender melhor o que está por trás dos sintomas que motivaram o uso dessas medicações.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!