Eu posso ficar deprimida até o fim da minha vida? Ultimamente me sinto muito culpada por imaginar i

16 respostas
Eu posso ficar deprimida até o fim da minha vida?
Ultimamente me sinto muito culpada por imaginar isso, pois julgo que não estou me esforçando o suficiente.
Com as medicações não tenho crises de choro o tempo todo ou pensamentos sobre a morte, mas também não sinto como se estivesse melhor. Me sinto apática sobre mim, as pessoas ao meu redor e não imagino nenhum futuro para mim.
Olá! Bem...Se você está enfrentando sentimentos de depressão persistente, é crucial procurar ajuda profissional. Psicoterapia, medicação, apoio social, estabelecimento de metas pequenas e práticas regulares de autocuidado podem ser componentes essenciais do tratamento. Se você não sentir melhoras significativas, comunique isso ao seu médico (psiquiatra) para ajustar sua medicação e converse com sua psicóloga sobre seus sentimentos.Terapia cognitiva compartamental é uma excelente aborgadem para você mudar suas crenças. Lembre-se buscar ajuda é um passo importante para o seu bem-estar emocional.Fique bem!

Prezada,
O tratamento psiquiátrico é muito importante ,mas somente ele não sustenta e nao é eficaz num processo depressivo ou ansioso- depressivo. É sempre necessário uma psicoterapia para que você possa trabalhar junto com o profissional seus sentimentos história, e dificuldades.
Há tratamento completo sim, basta você busca- lo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá! A depressão é algo muito difícil de lidar. Quando estamos com o humor deprimido, costumamos ver as coisas de uma maneira bastante negativa e é comum se sentir sem saída e ter a sensação de que o quadro nunca terá fim.
Mas, o tratamento adequado (que requer psicoterapia, medicação, apoio social e familiar) traz resultados importantes na grande maioria dos casos. Contudo, esse processo costuma ser demorado, o que muitas vezes leva a pessoa a se sentir desesperançosa.
Dessa forma, o indicado é buscar pelo tratamento mais amplo (ou seja, por um psicólogo e psiquiatra) e falar sobre o sentimento de desesperança em relação ao processo com os profissionais responsáveis pelo caso.
Ola!
Antes de mais nada gostaria de dizer que sinto muito que esteja se sentindo assim.
O futuro é mesmo incerto e as vezes a gente fica mesmo preso(a) imaginando como seria..

Mas se posso te orientar de alguma forma, lembre-se de cuidar das suas subjetividades, das suas emoções.. e pra isso, o remédio apenas não é suficiente. É preciso buscar a cura (ou o entendimento da sua vida) pela fala... Parece inacreditável, mas dê-se uma chance de conhecer a Psicoterapia.. você vai se surpreender com o quanto é importante e libertador, a gente se entender ..

Considere começar o quanto antes, procure um Psicólogo (a) e busque investigar as causas raiz, das suas questões.. todos nós temos questões a observar e se isso te traz um prejuízo emocional, você vai precisar encarar!

Espero que fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Olá! Isso que você relata é comum em transtornos depressivos sem tratamento adequado. Os medicamentos agem apenas na parte orgânica e química do cérebro. Para compreensão, entendimento e mudanças o correto é associar psicoterapia. Até para não precisar medicamento ou o mínimo necessário. A disposição
Olá, Sinto muito por estar passando por este momento, mas a depressão não é algo para se viver uma vida toda, todos nós temos altos e baixos na vida, e não existe nenhum ser humano que tenha uma vida linear. No caso de depressão como relata aqui, as medicações tratam apenas a parte física/química da mente diminuindo suas angustias, mas suas questões subjetivas devem ser analisadas a nível subjetivo com um psicólogo(a), ou seja, é importante que você se permita buscar ajuda de um processo de psicoterapia, e assim poder ter uma melhora na qualidade de vida. Se precisar conte comigo nesta caminhada! Abços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Olá, sua desesperança pede palavras e conversas e ouvidos atentos... venha falar sobre isso e tudo o mais que te aflige talvez a vida toda e verá como podem mudar as coisas dentro de você.
Olá!
Pelo que você descreve, querida, não está sendo possível dar importância ao seu cansaço, nem visibilizar as suas necessidades. A cultura é muito cruel no momento de exigir das mulheres grandes níveis de serviço e submissão, sendo esse um contexto no qual o silêncio e a relevação do que se pensa e se precisa acaba sendo uma "vantagem", com altos custos ao longo prazo para a saúde física e mental, exatamente do jeito que você descreve.
Ouso comentar essas questões dessa forma, pois já trabalhei bastante com esse tipo de situação. Porém, é importante que você se expresse, que você coloque as suas próprias hipóteses e entendimentos sobre a história da sua vida e sobre o que sobra para você hoje à luz de tudo o que precisou fazer para se adaptar e alcançar os seus "objetivos" de vida da juventude.
Convido você a conversar. É só assim que a gente consegue entender melhor. Eu estou disponível, se você quiser.
Grande abraço.
Olá. Tecnicamente, é possível, porém tenho confiança de que não é desejável. Para lidar com a depressão é preciso investir em autoconhecimento e lidar com questões emocionais e é um processo que não é possível fazer sozinho. Psicoterapia é o serviço indicado. Abraço.

Sinto muito pelos seus sentimentos, a questão não é somente "se esforçar", precisa de auxílio médico e psicológico. Os pensamentos e sentimentos por vc relatados descrevem realmente um quadro depressivo, que será revertido com tratamento. O sentimento de que não há futuro para vc é mais um exemplo do quadro. Busque auxílio o quanto antes, não fique guardando isso só pra si. Boa sorte!!! @lysipsicologa
Olá!
Espero que esteja bem na medida do possível.
A sensação na depressão é paralisante, sufocante e extremamente desgastante. O tempo ora parece curto demais, ora demasiadamente vagaroso... Quem sente-se deprimido, geralmente, deseja sentir um alivio quase imediato dos sentimentos que não param de vir. Nessas condições é normal imaginar que isso não terá fim. Porém é possível superar tanto a depressão, quanto a auto cobrança que machuca tanto. O apoio psicológico tem como objetivo compreender sua forma de sentir a depressão e traçar caminhos possíveis que faça sentido para você melhorar dessa condição de sofrimento mental. Outra atitude de cuidado para consigo que pode ser feita é falar um pouco de sua dor com alguém que você confie bastante e não te julgue. Somente a medicação não mudará seu quadro clínico. Alguém de sua confiança e psicoterapia são essências para que você perceba que não está só e que é possível construir uma realidade diferente da atual.
Espero ter contribuído com algo.
Se cuide.
O tratamento mais adequado é a medicação em conjunto com a psicoterapia. A medicação vai ajudar na parte física e química do cérebro, a psicoterapia vai ajudar a buscar a causa e os conflitos inconscientes.
Boa tarde, medicações não mudam a forma de pensar, aliviam em parte o sofrimento. Seu sentimento de culpa se mantém, pois sem psicoterapia com psicólogo experiente, pode lhe ajudar a sair dessa depressão
Olá!

O tratamento com medicação psicotrópica mencionado pode ser realizado em conjunto com o atendimento psicológico. A psicoterapia é importante para que você possa não somente tratar os sintomas de um quadro depressivo (como crises de choro, por exemplo), mas também compreender melhor como você funciona psiquicamente diante de diferentes circunstâncias e relações em sua vida. Sentimentos de culpa ou de que não está se esforçando o suficiente podem vir a indicar que se cobra bastante, mas devem ser trabalhados efetivamente em um processo psicoterapêutico, junto a um profissional qualificado. Além disto, o vínculo com o profissional que lhe medica também é de extrema importância.
Em seu relato você não menciona que está investindo em psicoterapia ou psicanálise. Já foi comprovado que para casos de depressão grave, é preciso investir em tratamento com psicólogo/psicanalista e psiquiatra. É que só medicação não resolve. Eu sinto muito, mesmo, por seu sofrimento e desejo que busque um tratamento mais completo, com profissionais qualificados, para ter mais qualidade de vida.
É importante lembrar que sentir-se deprimido persistentemente não significa que você permanecerá assim para sempre. A depressão pode ser duradoura, especialmente se as estratégias de tratamento atuais não estão completamente eficazes para você. Sentir-se apático e não conseguir imaginar um futuro são sintomas comuns da depressão, e é crucial continuar explorando opções de tratamento com seu médico ou terapeuta.

Algumas pessoas encontram alívio ajustando medicações, combinando medicação com terapia, e explorando terapias alternativas ou atividades que promovam bem-estar mental, como exercícios, arte ou meditação. É também importante manter a comunicação aberta com seu profissional de saúde sobre como você se sente, pois ajustes muitas vezes são necessários.

Não se culpe por se sentir assim; a depressão é uma condição médica, não um sinal de fraqueza ou falta de esforço. Suporte e tratamentos adequados podem fazer uma grande diferença, e é importante continuar procurando a abordagem que funciona melhor para você.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!