Eu perdi o interesse total no meu marido e em manter esse casamento, porem sinto carinho e gratidão

20 respostas
Eu perdi o interesse total no meu marido e em manter esse casamento, porem sinto carinho e gratidão por ele. É possivel salvação?
Se você está perguntando se "é possível salvação" é porque você ainda tem algum interesse em manter esse casamento, mas parece que você está em dúvida, nesse caso, há um passo anterior à pergunta sobre se é possível uma salvação que é entender porque você permanece nesse casamento se não tem mais interesse no seu marido. Paradoxos como esses são comuns no ser humano, mas aqui não cabe uma resposta pronta, você precisará entender melhor o que está sentindo, para isso seria indispensável iniciar uma análise com um psicanalista da sua confiança.

Boa noite
Você diz que perdeu interesse pelo marido e por manter o casamento. Isso soa já como uma decisão, que pode ser emocional ou racional. Você se pergunta se há salvação... você quer dizer, voltar a ter interesse por ele e salvar o casamento? Você conhece reconhecer a parte que lhe toca do que está acontecendo com o casal? Parece que você teria muito a dizer sobre isso e a escuta de um profissional pode ter ajudar a reconhecer quais são seus desejos, pensamentos e fantasias com relação a essa situação que neste momento está te trazendo sofrimento. Abraços
Cabe a você tomar uma decisão. Você precisa avaliar os prós e os contra para vir a se separar. A separação parece ser um alívio para certos conflitos mas que tal tentar resolver e entender o que está acontecendo com o casal?
Tente conversar com ele e coloque seus pontos de desinteresse. E se ´pergunte o porquê desse desinteresse. Quem sabe ele tome consciência de alguns comportamentos que lhe desagradam e tente mudar? A rotina é um mal de muitos casamentos. Tudo parece sempre igual, e sem nenhuma novidade. Creio que essa reformulação do relacionamentos seria difícil você fazer sozinha. Mas uma terapia de casal pode lhe trazer muitos benefícios. Nela cada um vai expor suas decepções e suas expectativas, e tanto você como ele saberão o que está acontecendo. Muitos casais deixam de dialogar, são afogados pelo dia a dia. Mas refletir sobre o relacionamento pode trazer muitas surpresas e benefícios. Antes de tomar essa decisão de separar-se, tente restaurar o casamento.
Olá. Aquele interesse inicial do relacionamento, que tende a ser mais forte, mais apaixonado, geralmente diminui com o tempo. Isso porque as idealizações vão dando espaço à pessoa real com quem você convive mais de perto. Você conhece melhor as partes boas, mas também as mais desagradáveis. Porém outros aspectos podem ser trabalhados e a relação voltar a florescer. Florescer: justamente esse termo porque um relacionamento exige cuidado, manutenção, senão definha e murcha como uma planta esquecida no tempo. Agora, chama a atenção o termo "salvação". A gente salva alguém em perigo e essa relação não é simétrica. Preciso estar bem para socorrer quem está numa pior. Mas numa relação, ambos os envolvidos precisam se ajudar. E se não houver amor das duas partes, só se poderia salvar uma amizade disso. Um relacionamento - amoroso - precisa de amor, ou então é apenas conveniência.
Podem existir muitas interrogações por aí, expectativas que você criou e não foram atendidas, quais expectativas e porque foram criadas? tentou encontrar algo nele que falta em você? Entre outras questões talvez como o desgaste, falta de diálogo. Seria interessante uma psicoterapia com um Psicanalista.
Estou à disposição!
Salvar do que? Ou de quem? São algumas perguntas que levarão a outras, caso vc permite a construção de um espaço de escuta e analítica.
Olá! Para se manter um relacionamento é preciso de além do amor, respeito, carinho e outros fatores. Ter o interesse em ficar junto é essencial para buscar melhores estratégias para melhorar o relacionamento. A terapia individual e de casal pode ser essencial para te auxiliar nesse processo de reconstrução familiar.
Toda construção na vida é estabelecida em escolhas, tal escolhas podem ter significados e efeitos opostos e talvez nunca recuperados. O peso é irreconhecível pois tal resposta só há no futuro perante ação tomada. Qual escolha a tomar ? O que é conhecido sobre este fato até hoje? O que você deseja viver disso ? O que você quer ?
O que vc deseja viver que já não se reflete nesta relação? Está disposta a criar uma nova realidade rompendo antigos padrões? Quais são os bloqueios que não lhe permitem decidir? A terapia individual será de grande valor pra ti, ajudando a iluminar o momento que se apresenta. Forte abraço!
Carinho e gratidão são sentimentos indubitavelmente importantes. Porém, não há relação conjugal sem desejo. Você usa o significante "total" para explicitar seu desinteresse. Tenho a impressão que, de fato, você quer desfazer seu casamento. A indagação: "é possível salvação?" parece pálida, impotente, uma pergunta não-pergunta, como se você não quisesse ter que fazê-la. Mas - como disse - trata-se de uma impressão. Precisaria lhe ouvir para ratificar minha perspectiva. De concreto mesmo há o seguinte: uma separação, mesmo quando se esvai o amor - "dar o que não se tem", para Lacan -, é muito dolorosa. O fim do casamento trás uma perda, algo que nos escapa, que é difícil nomear. Existem memórias de experiências compartilhadas que podem permanecer vivas por longos anos - às vezes, para sempre. Sem dúvida, há muito sofrimento em jogo. Sugiro que você procure um analista para realizar esta travessia e aprender a lidar com seus sintomas. A travessia em tela tem uma tripla face: permanecer casada, buscando um revigoramento da relação (difícil, mas não impossível); procurar um novo amor ou investir em um experimento solitário de auto-conhecimento, de (re)descoberta de si - o que não significa, evidentemente, padecer de solidão. Boa sorte!
Aparentemente existe uma decisão tomada, e ela só seria reversível por uma "salvação", o que seria uma salvação para você? O que deveria mudar para que você voltar a ter interesse nele?
A relação conjugal é feita de desejo, só o carinho e a gratidão não sustenta a relação, porém é muito mais amplo do que parece, é necessário uma análise principalmente individual, você rever as suas expectativas, seus desejos, quais são as suas idealizações sobre o casamento. Qualquer coisa estou à disposição!
É importante iniciar uma investigação do que de fato se perdeu. Nossos sentimentos comunicam além do óbvio. Podemos amar e desejar a mesma pessoa, como podemos amar e desejar coisas e pessoas diferentes. Quando algo se perde é o momento para tentar encontrar o que de fato se desconectou, ou se algum dia esteve conectado.
Perder o interesse romântico em um parceiro é uma situação difícil e complicada, e é importante que você aborde esse sentimento de forma honesta e aberta com seu marido.

É possível salvar o casamento, mas isso requer comprometimento e esforço de ambas as partes. É importante que vocês dois trabalhem juntos para entender as razões por trás da falta de interesse romântico e encontrar maneiras de reacender a chama. Isso pode incluir coisas como ter tempo de qualidade juntos, experimentar novas atividades ou hobbies juntos e trabalhar em problemas de comunicação ou confiança.

Considerar terapia de casal pode ser útil para ajudar a entender e trabalhar essas questões. É importante lembrar que nenhum casamento é perfeito e todos enfrentam desafios. O importante é trabalhar juntos para superar esses desafios e construir uma relação forte e saudável.

Ao mesmo tempo, é importante respeitar e honrar seus sentimentos, se você acha que não pode mais continuar nessa relação, é importante conversar com seu marido e buscar ajuda profissional para lidar com esse processo difícil e complexo.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
O psicanalista pode ajudar a explorar os sentimentos que você tem por seu marido e ajudar a entender o que está por trás do seu desinteresse. O psicanalista também pode ajudar a identificar possíveis soluções para o seu casamento e ajudar a encontrar um caminho para a salvação.
É compreensível que você esteja passando por essa situação complicada. Decidir sobre o futuro de um casamento é uma questão pessoal e delicada, e não há uma resposta única ou definitiva para essa pergunta. No entanto, há algumas coisas que você pode considerar ao avaliar se há possibilidade de salvamento:

1. Comunicação aberta: É importante conversar honestamente com seu marido sobre seus sentimentos e preocupações. Tente expressar suas emoções de maneira calma e respeitosa, e esteja disposta a ouvir a perspectiva dele também. Uma comunicação aberta pode ajudar a entender melhor as expectativas e desejos de ambos.

2. Terapia de casal: Considerar a terapia de casal pode ser uma opção útil. Um terapeuta especializado pode auxiliar vocês a explorar questões subjacentes, melhorar a comunicação e encontrar maneiras de fortalecer a conexão emocional.

3. Tempo e reflexão: Se você ainda sente carinho e gratidão por seu marido, pode valer a pena dar um tempo para refletir sobre o que está causando essa perda de interesse e se há algo que possa ser resgatado no casamento. Às vezes, mudanças pessoais ou ajustes na dinâmica do relacionamento podem ajudar a reacender a chama.

4. Investimento mútuo: Pense sobre o quanto vocês estão dispostos a se comprometer e investir no casamento. O relacionamento requer esforço de ambas as partes. Vocês podem encontrar novas atividades ou interesses em comum, planejar momentos especiais juntos e buscar maneiras de fortalecer a conexão emocional.

No entanto, é importante lembrar que nem todos os casamentos podem ser salvos, e cada situação é única. Se, mesmo depois de tentar essas medidas, você ainda sentir que não há esperança ou que a relação é insatisfatória, é válido considerar opções como uma separação ou divórcio. Nessas situações, é sempre recomendável buscar apoio emocional, seja de amigos, familiares ou de um psicanalista.
Compreendo que você está passando por um momento difícil em seu casamento. Sentir carinho e gratidão pelo seu marido é um sinal de que existem aspectos positivos no relacionamento, mesmo que o desejo romântico possa ter diminuído.

A possibilidade de salvar o casamento depende de vários fatores, e é uma decisão que somente você pode tomar. Aqui estão algumas coisas a considerar:

Comunicação aberta: Tente conversar abertamente com seu marido sobre seus sentimentos e preocupações. A comunicação honesta é essencial para entender as perspectivas um do outro e pode ajudar a identificar possíveis problemas no relacionamento.

Terapia de casais: Buscar a ajuda de um terapeuta de casais pode ser uma opção valiosa para explorar as questões do relacionamento, melhorar a comunicação e encontrar maneiras de reconectar emocional e fisicamente.

Autoavaliação: Reflita sobre suas próprias necessidades, desejos e expectativas em relação ao casamento. Às vezes, uma autoavaliação pode revelar questões pessoais que precisam ser abordadas para melhorar a dinâmica do relacionamento.

Tempo e esforço: Recuperar o desejo e a paixão em um relacionamento pode levar tempo e esforço de ambas as partes. É importante estar disposto a trabalhar em conjunto para reavivar a conexão emocional e física.

Cuidado pessoal: Cuide de si mesmo e dedique tempo para atividades que a façam sentir-se bem consigo a mesma. Isso pode ajudar a melhorar sua autoestima e bem-estar geral, refletindo positivamente em seu relacionamento.

No entanto, é essencial lembrar que nem todos os relacionamentos podem ser salvos, e em algumas situações, pode ser melhor buscar um caminho separado. Cada relacionamento é único, e a decisão final depende de suas circunstâncias específicas e de como você se sente em relação ao casamento.

Se estiver considerando a separação, uma terapia individual também pode ser útil para ajudá-la a processar seus sentimentos e tomar decisões sobre o futuro do relacionamento. Lembre-se de que não há resposta certa ou errada; o importante é buscar a felicidade e o bem-estar para si mesmo.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 120
Entendo que você esteja passando por um momento desafiador em seu casamento e esteja sentindo uma perda de interesse por seu marido. É importante lembrar que as questões relacionadas à intimidade e ao desejo sexual podem surgir em relacionamentos e são uma parte natural da experiência humana. Primeiramente, saiba que você não está sozinha em sentir essas emoções. Muitos casais enfrentam momentos em que a atração sexual pode diminuir ou mudar ao longo do tempo. É uma parte normal da dinâmica de relacionamentos de longo prazo. A comunicação aberta e respeitosa é fundamental nesse momento. Tente conversar com seu marido sobre seus sentimentos e preocupações, e ouça o que ele tem a dizer também. Juntos, vocês podem explorar maneiras de reconstruir a intimidade emocional e física. Além disso, pode ser útil buscar orientação de um terapeuta sexual. Um profissional especializado em sexualidade pode ajudar a entender melhor suas necessidades e desejos, bem como fornecer orientações sobre como reacender a chama da intimidade no relacionamento. Lembre-se de que a intimidade sexual é uma parte importante de muitos relacionamentos, mas não é o único aspecto. A conexão emocional, o apoio mútuo e a comunicação são igualmente essenciais. A decisão sobre o futuro de seu casamento deve ser baseada em suas necessidades e circunstâncias individuais. Estou aqui para apoiá-la e fornecer informações adicionais se você tiver outras perguntas ou preocupações relacionadas à sexualidade e aos relacionamentos. Seu bem-estar é importante.
Perceber uma diminuição no interesse em um relacionamento é algo que pode acontecer em longos casamentos. No entanto, manter um relacionamento saudável envolve comunicação aberta e esforço mútuo. Se você sente carinho e gratidão por seu marido, isso pode ser um ponto de partida positivo.

A busca por ajuda profissional com um psicanalista ou sexólogo pode fornecer insights valiosos para entender melhor seus sentimentos e a dinâmica do relacionamento. Às vezes, é possível reavivar a chama do casamento com esforço, comunicação e, em alguns casos, terapia de casal.

Lembre-se de que a decisão de salvar ou encerrar um relacionamento é pessoal, e não existe uma resposta única para todos. O mais importante é considerar o que é melhor para ambas as partes e buscar o apoio necessário para tomar decisões informadas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta sexologia - R$ 160
Olá, o que expõe é tão sucinto... qual a sua história, qual a história de vocês? Penso que revisitar o que já foi: expectativas, acontecimentos, frustrações, alegrias, sonhos, conexões, etc. é um caminho para te auxiliar a se localizar no que fundamenta essa relação. Um casamento tem tantas facetas: é uma instituição, uma "empresa", uma possibilidade de crescimento baseado no amor, e como tudo na vida que atravessa o tempo tem lá suas transformações, perdas, lutas e lutos. Vale a pena continuar? Essa é uma pergunta que só você pode responder, por meio de um enfrentamento disso tudo. Não há milagre ou "salvação", há a possibilidade de uma escolha e suas consequências.
Olá! É comum todo casamento de tempos em tempos passe por situações de desgastes, umas das primeiras crises na conjugalidade é quando passa o período da lua de mel, aquele período de encantamento, paixão. O relacionamento pode ficar cada vez mais morno caso ambos não estejam atentos a relação. Contudo é preciso entender que é comum que o casamento transite entre períodos de proximidade e afastamento, vezes acompanhado de esfriamento outras de proximidade, que podem gerar impasses, também é importante entender, que o casamento se compõem numa relação a três: Eu, você e nós, e cada uma das partes deve ser cuidada, não existe essa questão de salvação, o que existe é comprometimento entre ambas as partes, entendendo que cada um tem 50% de responsabilidades na relação para que ela seja satisfatória. O casal precisa estar atento aos seus papéis como cônjuges e a si mesmo, percebendo as diferenças entre as fantasias, pensamentos ou ideais construído geralmente no contexto da sua família de origem. O distanciamento, ou esfriamento, é sinal que algo precisa ser revisto na relação, para que ela possa evoluir, crescer e dar novos frutos. Diante desses impasses conjugais, é importante buscar ajuda para entender o que realmente possa estar impactando a relação e o movimento acontecer. Espero ter ajudado. Abçs
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia de casal - R$ 450