Eu odeio morar em prédio pq a portaria sabe minha rotina, tenho impressão de ser “vigiado” pelo fato

16 respostas
Eu odeio morar em prédio pq a portaria sabe minha rotina, tenho impressão de ser “vigiado” pelo fato de passar pela portaria, passar pelo porteiro toda vez que saio e entro me incomoda, isso seria algum tipo de fobia social?
A angústia ou ansiedade que você sente em relação à interação com o porteiro ou a sensação de ser vigiado ao passar pela portaria, não indica necessariamente uma fobia social, precisamos de mais informações para fazer um diagnóstico.
Estou a disposição!!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130

Olá, pelo pequeno relato, não a indicativos de fobia social, mas busque compreender melhor pq passar pela portaria do seu prédio te incomoda dessa maneira, muitas vezes é uma repetição de algo que você já viveu, e sentiu vigiada.
Olá! Espero que você esteja bem!

O desconforto ou incômodo que você sente em relação à situação de morar em um prédio com portaria pode ser explicado por diferentes fatores psicológicos. Não necessariamente precisa ser uma fobia social e somente com as informações que você forneceu, não é possível fazer um diagnóstico.

No entanto, é importante você buscar ajuda profissional para lidar com isso, já que está te causando sofrimento. Se possível, considere fazer psicoterapia.

Um forte abraço!
Olá! Lamento que esteja se sentindo desconfortável com essas situações. Esse incômodo do seu relato pode estar relacionado a uma fobia social, mas também é verdade que pode estar relacionado a outras dificuldades de saúde mental. É muito difícil afirmar sem uma avaliação cuidadosa sobre os fatores que causam maior sofrimento nessa situação. O ideal seria buscar um psicólogo para melhor compreender essa dificuldade. Uma coisa que você pode fazer antes de iniciar a psicoterapia, é observar atentamente que tipos de pensamentos, preocupações e receios surgem na sua mente relacionados a essa situação. Assim, você já terá informações claras para compartilhar com o psicólogo. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
Olá, boa noite. Você percebe esse incômodo em outras situações que ocorrem frequentemente na sua vida, algo que está na sua rotina? Se não, talvaz seje importante investigar o que lhe estressa nessa situação em específico. Assim, é muito difícil fechar um diagnóstico sem uma investigação aprofundada feita por você junto a um profissional seja um psiquiatra ou psicolólogo.
Ola, espero que voce esteja melhor.
Sugiro que vc busque compreender os motivos que levam vc a se sentir vigiado. Compreender o que internamente faz com que voce tenha essa sensação. Temos que cuidar para que os nossos pensamentos não se tornem verdades absolutas, por isso entender o que os motiva e importante. Tambem separar os pensamentos da realidade, para que nao se tornem paranoia.
Aconselho a procurar ajuda de profissionais, rapidamente, uma boa terapia auxilia no entendimento desses sentimentos, para entender o por quê desses pensamentos, e assim como para descobrir formas para amenizá-las. Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.

@leticiafernandespsi

Olá, espero que esteja bem! Realmente não é confortável sentir que está sendo vigiado/julgado e ter uma ansiedade e preocupação excessiva em relação à isso. Recomendo que analise se isso ocorre apenas nessa situação ou se tiveram outras, tanto no passado, quanto presente. Se questione sobre situações similares que possam ter ocorrido no passado, de se sentir observado e julgado, ou se os sintomas seriam mais recentes e associados com algum acontecimento do presente. É importante que procure um profissional para te ajudar a elaborar essas questões, em busca de seu bem-estar! Te desejo sorte!
Olá. A situação que você descreve pode estar relacionada a algumas características da fobia social, que é um transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo persistente e intenso de situações sociais ou de desempenho, onde a pessoa teme ser julgada, criticada ou humilhada pelos outros. Como esses sentimentos estão causando desconforto significativo ou impactando sua qualidade de vida, é altamente recomendável que você busque a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Profissionais da saúde mental podem realizar uma avaliação completa e fornecer orientações adequadas para lidar com esses sentimentos e encontrar formas de melhorar seu bem-estar emocional. A terapia cognitivo comportamental é adequada para explorar essas questões e desenvolver estratégias para enfrentá-las de maneira saudável e construtiva. Sempre à disposição.
Para diagnóstico é preciso mais informações, o seu relato é muito pouco para determinar algo. Por isso sugiro iniciar o processo terapêutico, assim com o tempo você pode refletir e compreender melhor a experiência de angústia ao passar pela portaria e a vigilância. Fico a disposição.
Não necessariamente 'fobia social' mas algum tipo de ansiedade persecutória. No caso do seu relato o escolhido foi o porteiro, propriamente alguém que vigia a entrada e saída de todos, me parece um tema interessante para que se inicie uma análise. Procure aqui no Doctoralia um analista que possa lhe ouvir.
A sensação de desconforto ao ser observado ou vigiado pode estar relacionada a uma ansiedade social, mas não necessariamente indica uma fobia social. É importante avaliar a intensidade do desconforto, a frequência com que essa preocupação ocorre e como ela afeta sua vida diária. Se a situação causar angústia significativa e interferir em suas atividades normais, é conversar com um psicólogo para obter uma avaliação mais precisa e orientação sobre como lidar com esses sentimentos
Não necessariamente, nem toda ansiedade ou desconforto se caracteriza como uma doença mental. Caso queira entender melhor, minha orientação é agendar consulta com psicólogo.
É preciso que você procure um psicólogo que possa fazer uma avaliação cuidadosa, pois apenas as informações que você trouxe são inconclusivas. Contudo, me parece mais relacionada a uma ideia sobrevalorada persecutória do que ao medo do julgamento presente na ansiedade social. Na terapia cognitivo-comportamental esses pensamentos são trabalhados.
olá como vai?

A sensação de desconforto ou ansiedade ao passar pela portaria de um prédio e interagir com o porteiro pode ser uma manifestação de fobia social, mas também pode estar relacionada a outros fatores, como questões de privacidade, segurança ou até mesmo experiências persecutórias.

A fobia social é um transtorno caracterizado por um medo intenso e persistente de situações sociais ou de desempenho, onde a pessoa teme ser julgada, criticada ou humilhada pelos outros. Embora seja mais comumente associada a situações como falar em público, conhecer novas pessoas ou participar de eventos sociais, também pode se manifestar em contextos mais específicos, como interações com o porteiro do prédio.

Se esta sensação de desconforto está afetando a sua qualidade de vida ou interferindo nas suas atividades diárias, pode ser útil falar com um psicólogo para avaliar melhor a situação. Um psicólogo pode ajudá-lo a entender as causas subjacentes desse desconforto, desenvolver estratégias para lidar com ele e, se necessário, trabalhar para superá-lo gradualmente.

Encontrar maneiras de estabelecer limites saudáveis e proteger a sua privacidade pode ser uma parte importante do processo de lidar com esse desconforto. sugiro buscar ajuda profissional para melhor avaliar suas demandas trazidas.
Oi! Entendo que passar pela portaria do prédio e sentir-se "vigiado" pode ser bem desconfortável. É quase como se você estivesse no "Big Brother", não é? Mas, ao invés de câmeras, temos o porteiro.

Essa sensação de estar sendo observado pode ser um sinal de ansiedade social, uma preocupação excessiva com o que os outros pensam de você. É como se você estivesse sempre no palco, com os holofotes apontados para cada movimento seu. E convenhamos, ninguém gosta de viver assim, não é mesmo?

Mas aqui está o ponto interessante: essa percepção pode estar mais na sua cabeça do que na realidade. E é exatamente aí que a Terapia Cognitivo-Comportamental entra em cena. Ela nos ajuda a entender e desafiar esses pensamentos que nos fazem sentir como estrelas de um reality show indesejado.

Se essa sensação está te incomodando a ponto de afetar sua rotina e bem-estar, talvez seja hora de sair desse "show" e buscar uma nova perspectiva. Conversar com um profissional pode ser o primeiro passo para transformar essa experiência e devolver a você o papel principal da sua vida, mas sem os incômodos holofotes.

Quando estiver pronto para mudar o roteiro, estarei aqui para ajudar.
É compreensível que você se sinta desconfortável com a sensação de ser observado ou monitorado pela portaria do prédio onde mora. Esse tipo de preocupação pode surgir por várias razões, e não necessariamente indica uma fobia social, mas sim um desconforto com a falta de privacidade ou com a percepção de ser constantemente notado.

A fobia social é caracterizada por um medo intenso e persistente de situações sociais ou de desempenho que envolvem a possibilidade de ser avaliado ou julgado por outros. Se você percebe que essa sensação de ser vigiado pela portaria interfere significativamente em sua vida cotidiana, nas suas interações sociais ou até mesmo na sua saúde emocional, pode ser útil explorar essa questão mais profundamente.

Em uma sessão de psicoterapia online, podemos discutir suas preocupações e explorar as origens desse desconforto com a portaria do prédio. Poderíamos trabalhar juntos para desenvolver estratégias para lidar com esses sentimentos, melhorar sua autoconfiança e encontrar maneiras de gerenciar melhor essas interações diárias que causam desconforto.

Se você está interessado em explorar mais sobre isso e encontrar formas de se sentir mais confortável em seu ambiente residencial, estou aqui para oferecer suporte e ajudar no processo de compreensão e autocuidado. Agendar uma sessão pode ser o primeiro passo para lidar com esses sentimentos de forma construtiva e positiva.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!