Eu nunca tive problema com fezes, mas após um período super ansioso e descoberta de intolerância a l

2 respostas
Eu nunca tive problema com fezes, mas após um período super ansioso e descoberta de intolerância a lactose, percebi que no período as fezes ficavam amareladas, as vezes voltavam ao normal quando eu comia pão. É normal?
Tenho muitos pacientes que se preocupam com a cor ou formato de suas fezes. Abaixo escrevo sobre alterações das fezes que merecem atenção.

--- fezes com sangue (vivo ou de aspecto escurecido) são o aspecto que devem chamar a atenção das pessoas, pois merecem uma avaliação mais detalhada. Isso especialmente em pessoas acima dos 45 anos. Mas é algo que sempre requer atenção.

---Se as fezes ficam tipo "pó de café usado", muito escuras e malcheirosas, isso deve significar sangramento do trato digestivo alto, ou eventualmente do intestino delgado. Isso sim merece bastante atenção, de modo imediato.

----Se há fezes amareladas, que boiam e tem resíduos oleosos, além de alimentos mal digeridos, devemos pensar em dificuldades de absorção (mabsorção de alimentos). Porém, fezes que boiam normalmente estão relacionadas a gases em seu interior. Então se as fezes boiam, e nada mais, dificilmente haverá mábsorção.

----Se as fezes passaram a ser tipo fita ou tipo lápis, com diminuição constante em seu calibre, isso poderá indicar uma diminuição de luz intestinal. Isso também tem diversas causas e poderá requerer avaliação detalhada.

Falei sobre 3 ou 4 modificações que devem ser avaliadas. Mas não aconselho extrema preocupação sobre o aspecto ou forma das fezes. É melhor se preocupar em manter a saúde como um todo do que ficar tentando interpretar as fezes. É isso que recomendo a meus pacientes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Especialistas

Matheus Canton Assis

Matheus Canton Assis

Especialista em clínica médica

Sinop

Willian Aguiar

Willian Aguiar

Gastroenterologista

Santarém

Gabriela Rezende

Gabriela Rezende

Gastroenterologista

Ponte Nova

Jacob Facuri Neto

Jacob Facuri Neto

Especialista em clínica médica

Goiânia

Christopher Näher

Christopher Näher

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Thaís Carminati Scarton Ramos

Thaís Carminati Scarton Ramos

Gastroenterologista, Médico clínico geral

Linhares

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 433 perguntas sobre Refluxo gastroesofágico (esofagite)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.