Eu não tenho glaucoma, o oftalmologista me informou que tenho o ângulo bem aberto. Faço uso do reconter

2 respostas
Eu não tenho glaucoma, o oftalmologista me informou que tenho o ângulo bem aberto. Faço uso do reconter por anos e gostaria de saber se o reconter pode me causar um glaucoma? No meu caso que não tenho glaucoma e que tenho o ângulo bem aberto, o uso do remédio pode fechar o ângulo?
Alguns medicamentos, como o Reconter (escitalopram), podem precipitar o que chamamos de fechamento angular agudo. Quando isso ocorre, a pressão ocular pode subir a níveis extremos ocasionando um quadro agudo de dor ocular, embaçamento visual e olho vermelho. Se não tratado em tempo hábil, a pressão ocular elevada pode danificar o nervo óptico levando ao glaucoma. Alguns pacientes apresentam maior chance de desenvolver esse quadro de fechamento angular após o uso de certos medicamentos. Entre os fatores de risco temos:o sexo feminino, a idade avançada, raça asiatica, ângulo estreito, a hipermetropia elevada e a catarata. Quando se fala que o paciente apresenta ângulo aberto, devemos lembrar que existem diversas graduações de abertura angular de acordo com a visualizaçao de certas estruturas. No caso do ângulo "bem aberto", o risco de fechamento angular secundário ao medicamento é muito baixo sendo seu uso liberado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não se preocupe, nada vai acontecer com o ângulo da sua câmara anterior, ele vai continuar aberto e não ocorrerá glaucoma por conta do escitalopram. Como disse, já usa o fármaco há algum tempo e nada aconteceu. O medicamento em si, não vai transformar um ângulo anatomicamente aberto em um fechado. Então, qual o motivo da preocupação? R: Quando uma pessoa já tem o seio camerular estreito(ângulo estreito) e faz uso de algum medicamento que possa dilatar a pupila(midríase), esta dilatação da pupila, faz com que a íris(colorido do olho) se "dobre" e se amontoe sobre o seio, diminuindo-o mais ainda (como quando abrimos uma cortina, esta se acumula sobre si mesma no canto da parede), obstruindo assim o fluxo do humor aquoso para o seio, por onde é escoado, logo, fica retido dentro do olho e a pressão interna pode aumentar, causando uma hipertensão ocular aguda(crise aguda de hipertensão ocular, antigo glaucoma agudo). Como o seu ângulo é aberto, não se preocupe. Vá em frente!

Especialistas

Roberta Siqueira

Roberta Siqueira

Oftalmologista

Belém

Carlos Augusto Botelho

Carlos Augusto Botelho

Oftalmologista

Goiânia

Isaac Prazeres

Isaac Prazeres

Médico clínico geral

Itabuna

Gabriel Almeida Veiga Jacob

Gabriel Almeida Veiga Jacob

Oftalmologista

Alfenas

Ana Callou

Ana Callou

Oftalmologista

Crato

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 724 perguntas sobre Glaucoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.