Eu não tenho filhos, tenho miomas desde os 20, hoje tenho 39. O papanicolau tá indicando alterações

3 respostas
Eu não tenho filhos, tenho miomas desde os 20, hoje tenho 39. O papanicolau tá indicando alterações que merecem atenção. Eu gostaria de remover o útero e me livrar de problemas futuros. O que me aconselham? se não vou ter filho porque ficar guardando útero velho?
Toda situação tem que ser avaliada de acordo com os sintomas, o exame físico e os exames completares. Se houver indicação clínica e se for a vontade da paciente, essa é uma conduta pode ser tomada. Um útero doente e que trás incômodos pata a mulher, como menstruações abundantes, sangramentos irregulares e alterações no colo do utero, podem ser indicações para a cirurgia. Disponha.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico.
Qual é a alteração do seu Papanicolaou? Você realizou colposcopia? E a biópsia do colo uterino? A maior parte das lesões do colo uterino não precisam da retirada do útero e podem ser tratadas por procedimentos mais simples como a cirurgia de alta frequência.
Os miomas são tumores benignos do útero presentes em 40 a 80%das mulheres e com risco de malignidade muito baixo. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintoma e precisam de algum tratamento, como sangramento uterino anormal, cólicas menstruais, dor pélvica, dor na relação sexual, infertilidade, etc. Se você não sente nada, nenhum tratamento medicamentoso ou cirúrgico é necessário. Ter miomas não é igual fazer cirurgia. As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas no controle dos sintomas. A cirurgia pode estar associada a sangramento, transfusão, infecção, lesão de bexiga, intestino e ureter, incontinência urinária, disfunção sexual, etc.
A remoção de órgãos do organismo deve ser feito sempre com muita parcimônia, principalmente quando não existe uma situação clínica que a indique. Problemas no papanicolaou costumam se restringir ao colo do útero e a vagina. Na maior parte das vezes são resolvidos com tratamentos cllnicos ou pouco invasivos pela via vaginal, e sem dúvida nenhuma o seguimento clínico ao longo do tempo. A decisão de ter ou não ter filhos pode variar ao longo da vida, e a retirada do útero pode levar a arrependimentos mais pra frente, mesmo que você tenha 39 anos. É importante ter um ginecologista de confiança para compartilhar essa sua angústia e juntos tomarem a melhor decisão.

Especialistas

Jorge Wilson Brum

Jorge Wilson Brum

Ginecologista

Uberlândia

Floriza Macieira

Floriza Macieira

Ginecologista

Nova Iguaçu

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Ginecologista

São Paulo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Ginecologista

São Paulo

Paula Deckers

Paula Deckers

Ginecologista

São Paulo

Thais Cunha Biagioli Mira

Thais Cunha Biagioli Mira

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1063 perguntas sobre Mioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.