Eu não gosto do macarrão integral. Posso comer o macarrão "tradicional" e compensar a ausência da fi

9 respostas
Eu não gosto do macarrão integral. Posso comer o macarrão "tradicional" e compensar a ausência da fibra através de um farelo de trigo diluido em meio copo de leite como acompanhamento?!
Obrigado.
Dra. Lícia D'Ávila
Nutricionista
São Caetano do Sul
Pode compensar a fibra diária em outras refeições, através do farelo de trigo ou qualquer outra fonte de fibra. O ideal é que se faça aporte tanto de fibras solúveis quanto insolúveis, em um total diário mínimo de 30g aproximadamente. Deve-se lembrar que pessoas portadoras de diabetes, devem evitar excessos de carboidratos insulinêmicos em cada refeição. Assim, o consumo exagerado de macarrão, pães, massas, tubérculos ou grãos, frutas, podem elevar o nível de glicose sanguínea e por consequência da necessidade de insulina para metabolizar. Portanto o consumo de fibras deve ocorrer junto na mesma refeição, de forma a reduzir o carboidrato livre e por consequência o pico de insulina.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Gorette Albuquerque
Nutricionista
Recife
Pode sim, porém sugiro acrescentar essa fibra ao próprio molho que usará para acompanhar o macarrão, ajustando os temperos de acordo com sua preferencia, daí será mais pratico e você agregará valor à sua macarronada.
 Bárbara Costa Santos
Nutricionista
Belo Horizonte
Acho interessante acrescentar fibras sim. O farelo pode ser uma estratégia, no entanto recomendaria usar um molho de tomate natural ou tomate pelado com cebola, salsinha, cebolinha, orégano, cenoura ralada e outros vegetais que podem agregar valor nutritivo e sabor a refeição.
 Lucinete Souza
Nutricionista
São Paulo
Sim você pode consumir o macarrão tradicional.
O importante é a refeição conter uma boa quantidade de fibras. Você pode adicionar uma salada, vegetais agregado ao molho e incluir sementes de chia, linhaça e outras da preferência. Assim a refeição ficará mais colorida e nutritiva.

Dra. Andréa Farah
Nutricionista
São Paulo
Sim. Procure comer uma verdura crua (espinafre, escarola, repolho) junto com o macarrão para ter um aporte de fibra.
Dra. Roberta Fagundes
Nutricionista
Rio de Janeiro
E diluir farelo de trigo em meio copo de leite (quanto ao sabor), é bom pra você? Eu não recomendaria, porque além de não parecer apetitoso pode "soltar o intestino" demais. É só você não exagerar na quantidade do macarrão "tradicional" e incluir, como foi dito acima, uma salada (usando chia, oleaginosas trituradas para salpicar, azeite), além da proteína que normalmente acompanha macarrão (carne, frango, camarão, queijo...).
 Gabriela Laiber
Nutricionista
São Paulo
Olá,
você pode compensar a ingestão de fibras através das outras refeições, como adicionando sementes, como a de chia, girassol, abóbora nas frutas ou saladas; consumindo um mingau de farelo de aveia no lanche da tarde ou ceia; aumento a ingestão de verduras, legumes e frutas; entre muitas outras opções que a nutricionista em consulta e entendendo melhora suas necessidades nutricionais e rotina conseguirá te propor.
Espero ter ajudado!
 Gabriel Ferreira
Nutricionista
Rio de Janeiro
Coma apenas o macarrão que você goste. Para aumentar o consumo de fibras, podemos incluir outros alimentos como chia, linhaça, farinha de maracujá, fibra de maçã e psyllium. Uma sugestão seria consumir o macarrão com molho vermelho e adicionar um pouco de farinha de maracujá misturada no molho. Para complementar, você pode fazer almôndegas usando farelo de aveia junto com carne moída, o que também contribui para o aumento das fibras na refeição. Dessa maneira sua refeição será mais agradável!
 Alana Oliveira
Nutricionista
São Paulo
Olá! Que bom que você está pensando em manter o equilíbrio na sua alimentação.

Sim, é possível consumir o macarrão tradicional e complementar a refeição com fontes de fibras, mas o ideal é que essa compensação seja feita com alimentos integrais naturais, como vegetais, legumes e sementes. O farelo de trigo pode ajudar, mas sozinho não substitui completamente os benefícios da fibra presente no macarrão integral.

Uma alternativa seria adicionar vegetais na refeição, como brócolis, espinafre ou cenoura, além de incluir uma boa fonte de proteína para ajudar no controle glicêmico e na saciedade. Se precisar de um plano mais personalizado, posso te ajudar a ajustar suas refeições da melhor forma possível!

Especialistas

Arthur Rodrigues Caetano de Sousa

Arthur Rodrigues Caetano de Sousa

Médico clínico geral

Colombo

Vanuza  Freitas

Vanuza Freitas

Nutricionista

Águas Claras

Dafne Dalledone Moura

Dafne Dalledone Moura

Generalista

Belém do Pará

Maria Eduarda Vivan

Maria Eduarda Vivan

Nutricionista

Florianópolis

Mariana Fontes

Mariana Fontes

Nutricionista

Rio de Janeiro

Lavinya Rosales

Lavinya Rosales

Nutricionista

Salvador

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1341 perguntas sobre Diabetes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.