Eu namoro há 4 anos mas sinto vontade de terminar. A real é que tenho vontade de terminar porque sin

22 respostas
Eu namoro há 4 anos mas sinto vontade de terminar. A real é que tenho vontade de terminar porque sinto atração por outras pessoas, já sugeri abrir o relacionamento mas ele não concordou, seguimos juntos porém ele sabe dessa minha vontade. Porém a gente se gosta e não sei o que fazer.
Olá. Sentir atração por outras pessoas é normal. Agora, se isso está interferindo na forma como você se relaciona com o seu parceiro, aí é um problema. Se para você é muito importante estar com outras pessoas, não é somente atração, então é realmente importante repensar a relação, mesmo tendo sentimentos pelo seu namorado. É importante também analisar se é algo do momento, se tem algo incomodando ou faltando na relação de vocês. Acho que é importante fazer uma avaliação ampla também do que você realmente quer. Cuide-se!

Olá, tudo bem? Que tudo esteja bem!
Entendo que essa situação deve estar te trazendo bastante confusão e ansiedade. O fato de você estar considerando o término do seu relacionamento após 4 anos, especialmente devido à atração por outras pessoas, é algo que pode gerar muitas emoções conflitantes.
É natural ter dúvidas e sentir-se dividido entre o amor pelo seu parceiro e a vontade de explorar novas possibilidades. Essas questões são complexas e é importante reconhecer o impacto que elas têm no seu bem-estar e na dinâmica do seu relacionamento.
Gostaria de te convidar para uma sessão de terapia, onde você vai poder compreender melhor esses sentimentos e pensamentos validando seu histórico de vida e objetivos futuros. A terapia oferece um espaço seguro para entender melhor suas necessidades e desejos, além de ajudar a encontrar clareza e caminhos possíveis para lidar com essa situação.
Para tomar uma decisão é preciso analisar outros fatores e princípios seus, valores e objetivos gerais, assim sua ação será mais estruturada.
Havendo interesse em iniciar seu processo de autoconhecimento, me mande uma mensagem, estou aqui para te apoiar. Fale comigo e agende uma sessão para conversarmos mais sobre isso. Conte comigo! Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, Psicóloga e Mestre em Psicologia Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
Olá! Sugiro que faça algumas ponderações: quais os prós e contras dessa relação? Como você se percebe antes e depois de iniciar esse relacionamento? Sente atração pelo seu parceiro? Qual visão tem sobre seu relacionamento e seu namorado? Considero importante também que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para essa questão, possibilitando assim, sua elaboração. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá. Vale analisar se é somente pelo fato de sentir atração por outras pessoas o único motivo de querer terminar. Você o ama? O admira? Vê um futuro ao lado dele? Várias coisas devem andar juntas para que a relação continue e dê certo. Se você já manifestou a vontade de ir, o que a impede?
Reflita sobre seus sentimentos.
Entendo que você está passando por um momento de muita incerteza e conflitos internos em relação ao seu relacionamento. É importante lembrar que seus sentimentos e desejos são válidos, e é essencial explorá-los com cuidado e consideração tanto para você quanto para seu namorado. A comunicação honesta e aberta entre vocês é fundamental. Continuar conversar sobre seus sentimentos e desejos é muito importante para que ninguém se machuque. Explique com clareza o que você está sentindo e por que isso é importante para você. Tente entender mais profundamente por que você está sentindo atração por outras pessoas e por que deseja abrir o relacionamento. Isso pode ser um sinal de que algo está faltando no relacionamento atual, ou pode ser uma necessidade pessoal de explorar outras conexões. Refletir sobre essas questões pode ajudá-la a tomar uma decisão mais acertiva. O que é mais importante para você em um relacionamento? Você precisará pesar os prós e os contras. Por outro lado, respeitar os limites e os compromissos estabelecidos no relacionamento é importante. Se seu namorado não está confortável com um relacionamento aberto, é necessário avaliar se ambos podem encontrar um meio-termo ou se suas necessidades são realmente incompatíveis. Falar com um psicoterapeuta pode ajudá-la a compreender seus desejos. Desse modo, você estará mais preparada para tomar uma decisão. Se decidir que abrir o relacionamento é essencial para a sua felicidade, e seu namorado não está disposto a isso, pode ser necessário reavaliar a continuidade do relacionamento. Por outro lado, pode ser que você descubra novas maneiras de fortalecer a conexão com ele sem precisar abrir a relação. Lembre-se de que qualquer decisão deve ser tomada com empatia e respeito mútuo. O mais importante é que você esteja em um relacionamento que atenda às suas necessidades emocionais e de vida, enquanto também respeita as necessidades e limites do seu parceiro. Eu posso ajudá-la nesse processo. Conte comigo! Um abraço! Psicóloga Cibele Cristina Moreira Sancha
Resumidamente, quando queremos algo mas o desejo não aponta para isso, pode ser que até façamos aquilo, mas pouco importa, porque não vai nos movimentar. Quando nos aproximamos do movimento do desejo, aquilo que era um vazio, vira uma vontade de viver, de fazer as coisas.
A grande questão é o que esse relacionamento representa para você e o que te impede de terminar, já que vocês tem visões diferentes (relacionamento aberto x fechado)? Aonde essas questões (sentir atrações por outras pessoas, gostar do seu namorado e querer terminar) te tocam?
Acho que mais do que não saber o que fazer, é analisar essas questões e sofrimentos.
Estou à disposição, caso queira, a agenda está aberta para consulta ;)
Olá. Qual exatamente seria a pergunta?
Se for sobre o que fazer, isso é algo que só vc poderia decidir mesmo, porém, um processo psicoterapêutico poderia te ajudar a entender todas as suas necessidades e demandas nessa área, se conhecer melhor e, quem sabe, facilitar uma decisão mais precisa.
Olá, Entendo que essa situação pode ser bastante desafiadora e conflituosa. É natural sentir atração por outras pessoas, mas é importante lidar com esses sentimentos de uma maneira que seja justa e respeitosa com seu parceiro e com você mesma. Primeiramente, é positivo que vocês tenham sido abertos sobre seus sentimentos. A comunicação honesta é crucial em qualquer relacionamento. Porém, se você está considerando terminar o relacionamento por causa desses sentimentos, é essencial refletir profundamente sobre suas motivações e o impacto que essa decisão terá em ambos. Abrir o relacionamento pode ser uma solução para algumas pessoas, mas requer o consentimento e o conforto de ambas as partes. Se seu parceiro não concordou com isso, é importante respeitar sua decisão. Tentar persuadi-lo ou continuar insistindo pode criar mais tensão e mágoa. Caso você decidir que terminar o relacionamento é a melhor opção para você, tente ser o mais gentil e respeitosa possível ao comunicar essa decisão ao seu parceiro. A honestidade e a empatia são fundamentais para minimizar o impacto emocional dessa situação. Lembre-se de cuidar de si mesma durante esse processo e buscar o que realmente faz você se sentir feliz e realizada.
Boa tarde. Seu namorado não aceita o término? Pelo que você relata você deseja um relacionamento aberto e seu namorado deseja um relacionamento fechado, o que já mostra vcs em sintonias diferentes. O amor contempla respeitar a decisão do outro para que possam ser felizes e terem gratidão enquanto deu certo. O autoconhecimento traz segurança emocional, quem sabe você procura uma terapia? A disposição
Olá, é normal sentir atração por outras pessoas, mesmo estando em um relacionamento. Reflita sobre o que a sua relação atual significa para você. Quais são os aspectos positivos e negativos? O que você valoriza no seu parceiro e no relacionamento que vocês construíram juntos?

Cada relacionamento tem limites e acordos. Respeitar esses limites é crucial para a confiança e a segurança emocional de ambos. Se seus desejos não podem ser acomodados dentro dos limites do seu relacionamento atual, isso é uma informação importante para a tomada de decisão em finalizar ou não o relacionamento.

Caso essa questão te gere sofrimento, sugiro procurar um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Entendo que você está enfrentando um conflito interno significativo em seu relacionamento. É comum sentir-se dividida entre o desejo de explorar outras conexões e o apego emocional que você compartilha com seu parceiro de longo prazo. Primeiramente, é importante reconhecer seus sentimentos e a honestidade que você está trazendo para essa situação. Sentir atração por outras pessoas enquanto está em um relacionamento pode ser desafiador e muitas vezes leva à reflexão sobre o que realmente deseja e valoriza. A sugestão de abrir o relacionamento como uma forma de lidar com esses sentimentos foi uma tentativa de encontrar uma solução que respeitasse seus desejos e os limites do seu parceiro. No entanto, é claro que isso nem sempre é uma opção viável para ambos os parceiros, como no seu caso. Explorar esses sentimentos com um profissional pode ser extremamente benéfico. Em terapia, você pode explorar suas necessidades emocionais de maneira segura e confidencial. Além disso, um terapeuta pode ajudá-la a avaliar se essas atrações por outras pessoas são um reflexo de uma necessidade não atendida em seu relacionamento atual, ou se há outros aspectos que precisam ser abordados. Quanto ao seu parceiro, é importante continuar sendo aberta e honesta sobre seus sentimentos, respeitando sempre os limites e emoções dele também. Comunicação clara e respeitosa pode ajudar a fortalecer a conexão entre vocês, mesmo que vocês estejam passando por um período de incerteza. Não há respostas simples para dilemas emocionais como esse, que caibam numa caixinha tão pequena quanto esta, o ideal seria você realmente mergulhar nos seus sentimentos, crenças e pensamentos guiada por um profissional qualificado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Se você sente atracão por outra pessoa, e essencial refletir sobre sobre seu relacionamento atual. Pergunte a si mesmo: O que sinto pelo meu parceiro e igual ao que sinto por essa outra pessoal? Se a resposta for NÃO, talvez seja hora de reavaliar sua relação e entender suas expectativas e sentimentos. O importante e ser honesto consigo mesmo e com seu parceiro. Se você esta apaixonado por outra pessoa, considerando conversar abertamente sobre sobre isso.
Você mencionou um dilema comum, onde há sentimentos mistos sobre permanecer em um relacionamento monogâmico enquanto sente atração por outras pessoas. Este cenário pode ser desafiador, tanto emocionalmente quanto logisticamente, dentro de um relacionamento.

Primeiramente, é importante reconhecer e validar seus sentimentos. A atração por outras pessoas, mesmo estando em um relacionamento, é uma experiência humana normal e não significa necessariamente que você não ama ou valoriza seu parceiro atual. Contudo, a maneira como você escolhe lidar com esses sentimentos pode afetar significativamente seu relacionamento.

Já que a ideia de um relacionamento aberto não foi aceita pelo seu parceiro, é crucial respeitar seus limites e sentimentos. Isso não significa suprimir seus próprios desejos, mas sim encontrar um equilíbrio entre honestidade emocional e comprometimento com as regras acordadas no relacionamento. A comunicação aberta e honesta será seu maior recurso aqui. Discutir seus sentimentos abertamente, sem fazer pressão para mudar as condições atuais do relacionamento de imediato, pode ajudar ambos a entender melhor as necessidades e limites um do outro.

Além disso, poderia ser útil explorar, talvez com a ajuda de um terapeuta ou conselheiro, o que essas atrações externas representam para você. Às vezes, elas podem ser sintomas de outras necessidades ou desejos não atendidos no relacionamento atual. Entender isso pode oferecer insights sobre o que você realmente valoriza e precisa em um relacionamento. O autoconhecimento e a comunicação são essenciais para navegar por essas situações de maneira que respeite tanto a si mesmo quanto ao seu parceiro.
Essa é uma situação delicada e envolve muitas emoções e considerações. Tenha uma comunicação honesta, é fundamental ser honesto com seu parceiro sobre seus sentimentos e preocupações. Ele merece saber o que está acontecendo na sua mente para que vocês possam tomar decisões informadas juntos. Pense sobre o que realmente está causando esse desejo de terminar ou de buscar outras pessoas. É algo específico do relacionamento atual ou é uma insatisfação pessoal que precisa ser resolvida? Considere se seus valores e expectativas em relação ao relacionamento estão alinhados com os dela. A divergência em relação à monogamia pode ser um ponto crucial. Pense nas consequências a longo prazo de qualquer decisão que você tomar. Terminar pode trazer um alívio imediato, mas também pode ter implicações emocionais e práticas.
Às vezes, conversar com um terapeuta de casal ou individualmente pode ajudar a clarificar seus sentimentos e oferecer perspectivas adicionais.
Lembre-se de cuidar tanto de si mesmo quanto de seu parceiro. Decisões precipitadas ou mal pensadas podem causar dor para ambos.
É importante dar a devida consideração a todos esses fatores antes de tomar qualquer decisão definitiva. Espero ter ajudado, abraços.
Bem, parece que você decidiu continuar numa relação monogâmica, mas fica restringindo a satisfação da atração por outras pessoas. A liberdade sexual atual nos faz questionar a monogamia já que existe maior liberdade na experimentação sexual. Temos um leque de possibilidades, desde o poliamor, a não-monogamia, as relações abertas. Propostas que exigem diálogo e abertura dos envolvidos e onde se constrói a solução para cada situação pois não há fórmulas. Exige bastante comprometimento ético entre as pessoas envolvidas. Mas quando aceitamos um relacionamento monogâmico, as regras estão dadas e também sofre nossa liberdade. Na monogamia as satisfações ficam bastante centradas no casal e isto pode ser bastante limitante. Portanto, para seguir neste caminho um grau de abdicação bem grande será condição. Em ambas as definições existirão desafios, ou seja, não podemos ter tudo, nem toda satisfação do mundo. Sempre ganhamos e abrimos mão de algo, por exemplo, talvez na não monogamia haja fluidez nas relações tendo pouca permanência dos vínculos, já na monogamia pode ser aprofundado o vínculo, mas pode se desgastar a relação pelo convívio. Importante é que não tenha pressa em tomar decisões, tenha delicadeza pois são afetos envolvidos. Boa sorte na tua decisão.
Olá! A atração por outras pessoas é comum a todos. Vale tentar considerar todos os fatores que mantém você nessa relação e os que a distancia de seu parceiro. Pode ser bastante angustiante, por isso, busque ajuda!
Olá. É muito comum que casais se tornem bons amigos depois de um período mais longo de duração, mas deveria avaliar se ainda existe sentimento para uma relação de namoro, pois se há interesse em outras pessoas, provavelmente o interesse sexual no parceiro pode estar se perdendo, mas isso, somente você poderá fazer uma autoanálise da sua forma de sentir prazer, tesao, paixao, desejo pelo parceiro, e perceber se ainda existe ou se é mais amizade mesmo.
Acredito que após essa questão definida, vc saberá como resolver essa situação.

Abraço
Olá. Talvez vocês possam dialogar mais sobre possibilidades de relacionamento, tendo em vista o cenário que você apresenta. Já consideraram fazer psicoterapia de casal?
Junto a essa proposta, você pode ir trabalhando os seus diferentes desejos em psicoterapia individual.
Bem, pode ser interessante pensar que outros motivos a fazem querer terminar o relacionamento. A atração por outras pessoas é o único motivo? Vale se perguntar o que pode ser flexibilizado na relação. O que você não abre mão e o que você precisa para que a relação se sustente nesse momento? Considero questões importantes. E por vezes uma revisão nos acordos ditos e não ditos pode auxiliar na a sua decisão. Uma relação não é somente gostar, há outros componentes; a comunicação, por exemplo. Falar mais sobre o assunto deve te dar alguma direção...

Estou à disposição.
Sentir atração por outras pessoas mesmo estando num relacionamento é completamente natural. Acho que vale a pena vocês terem uma conversa séria e honesta quanto aos sentimentos e desejos de vocês dois, sobre o futuro, sobre seus planos, para que vocês possam entender se ainda estão na mesma página. É muito importante que as necessidades dos dois estejam sendo atendidas e, caso não estejam, vale considerar o que dá pra abrir mão e o que não dá.
Deve estar sendo difícil sustentar essa duvida, não?
Seria importante você refletir quais são seus objetivos dentro de uma interação romântica/sexual. Você pretende construir uma relação sólida ou dar vazão aos seus desejos em encontros casuais?
Você se sente realizada na sua relação?
Essa sua relação de 4 anos você começou muito jovem?
São apenas algumas questões que me surgiram a partir do seu breve relato. Busque psicoterapia pra se debruçar sobre isso com mais cuidado e enfim tomar uma decisão mais acertada pra você.
Ola, bom dia
Que tal descobrir alternativas para seu relacionamento através da psicoterapia?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!