Eu me trato com a psicologa faz uns 3 anos,mas faz um ano q me separeu do meu marido????,dai p frente

13 respostas
Eu me trato com a psicologa faz uns 3 anos,mas faz um ano q me separeu do meu marido????,dai p frente comecei a gostar mais da minha psicologa como deveria.NÃO queria q acontecsse isso mas aconteceu e estou sofrendo com esse sentimento.O que eu faço?
Recomendo que você converse com a sua Psicóloga a respeito.
Na Psicoterapia tudo gira em torno da relação que se estabelece entre profissional e paciente, esse esclarecimento vai trazer a tona a sua forma de agir com a vida como um todo.
Isso poderá auxiliar a entender outros aspectos de sua vida.
Abraços

Boa noite.
Não sei bem o que quis dizer com "gostar mais da minha psicóloga como deveria", mas com certeza este sentimento está interferindo no seu processo terapêutico, e é indicação de que você troque de terapeuta e inicie com um novo profissional, que possa lhe apoiar da melhor forma nesta nova demanda que você apresenta.
Não sofra pelo que sente. O que vai lhe fazer mal não é o sentimento, e sim a forma de você lidar com ele.
Abraços!
Acredito que antes de fazer a troca , de psicologa , você pode dizer a ela o que se passa.
Penso que outra possibilidade, além da que o Dr. Lucas apontou, é você falar desse sentimento para a sua psicóloga, por dois motivos: 1) espera-se que uma psicóloga seja preparada para lidar com essas questões; 2) existe o que Freud chamou de TRANSFERÊNCIA, que é uma projeção de sentimentos que se dá entre o paciente e o terapeuta que, por vezes. pode gerar esse tipo de conflito que você está vivendo. Eu sugiro que, na medida do seu limite, exponha para a sua psicóloga o que você vem sentindo. Há sempre um encantamento, uma admiração que se desenvolve pelo psicoterapeuta, pois ele ali está manifestando cuidado, atenção, conhecimento. Em um momento de fragilidade, como o que você está passando, é possível confundir tais sentimentos, o que não desqualifica ou deslegitima o que você sente. Fale sobre isso com ela, é mais justo para você e para ela.
Olá, assim como a colega disse acima, acho que seria muito importante que você possa falar sobre esse sentimento com sua psicóloga, principalmente para o processo de psicoterapia. Como dito, a transferência se dá por essa reatulização de seus sentimentos que são projetados, nesse caso, na sua psicóloga. Antes de qualquer atitude tente expor esse sentimento à ela e também tente falar sobre o sofrimento que você diz estar percebendo em decorrência desse sentimento.
Boa noite!!Tive um caso semelhante, portanto aconselho que converse com sua psicóloga sobre esse sentimento. Na verdade isso é uma “transferência termo utilizado na psicologia. Talvez seja o momento de conversar com a profissional e buscar acolhimento com outra psicóloga. Att/
Este fenomeno existe. A ciencia da psicoterapia tem eetudos sobre isto. Pesquise sobre TRANSFERENCIA E CONTRATRANSFERENCIA. Isto e normal. Nao fuja para outro profissional sem analisar o que esta acontecendo. Existe cura.
Esse é assunto para conversar diretamente com a sua psicóloga, a psicoterapia serve exatamente para isso: se conversar do que se passa no relacionamento da dupla, analista e cliente.
Acredito que seja conversar sobre esse sentimento com sua psicóloga. É um sentimento que pode surgir e o melhor é poder falar sobre ele em sessão.
Penso que trocar de psicóloga não seja a solução e o espaço analítico é aberto para que se possa conversar sobre os sentimentos bons ou ruins que surjam entre a dupla (psicóloga e cliente).
Como meus colegas comentaram: converse com sua psicóloga sobre esse sentimento, por mais difícil que seja falar disso, essa conversa vai ajudar a encontrar a melhor solução. Caso não consiga, apenas busque outra profissional. A partir do momento que um sentimento assim está envolvido na terapia, o seu desenvolvimento e crescimento pessoa estará comprometido
Não ficou claro para mim o que você relata com relação ao sentimento pela sua psicóloga, após a separação do seu marido. Mas seria importante você trocar de profissional para compreender suas emoções, principalmente esse afeto por ela.
É importante compartilhar seus sentimentos com seu terapeuta, para que os dois encontrem a melhor maneira de lidar com isso. Isso acontece e compreender de onde vem esse sentimento pode trazer muitos benefícios para o autoconhecimento.
Sugiro que você possa conversar sobre isso com a Psicóloga para que juntos possam analisar o quanto irá interferir no tratamento e se deverá buscar outro profissional.