Eu me sinto suficiente para mim, mas eu SEI que eu não sou o suficiente para outras pessoas próximas

2 respostas
Eu me sinto suficiente para mim, mas eu SEI que eu não sou o suficiente para outras pessoas próximas (pais e namorado). Como lidar com isso?
Olá! É importante que você reflita o que te leva a acreditar que não é suficiente para as pessoas próximas. Você acha que existe alguma evidência de que isso seja verdade? Outra questão é que ser suficiente para alguém é algo subjetivo e extremamente individual, ou seja, cada um tem suas expectativas e fazem escolhas baseadas nelas, mas não existe uma regra de certo e errado. O que vale para um não vale para o outro. Acredito que você necessita desenvolver o autoconhecimento e fortalecer suas potencialidades. Certamente você tem qualidades e as pessoas que se aproximam de você a admiram por isso, mas você precisa confiar mais em si. Creio que o apoio de um psicoterapeuta pode ser de extrema importância para que você consiga se conhecer melhor e desenvolver a autoconfiança. Espero ter ajudado! Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Olá, sinto muito que você esteja passando por esse tipo de sentimento. Para entender isso, vamos trabalhar com a perspectiva de que nossos pensamentos influenciam nossas emoções e comportamentos. Quando você diz que se sente suficiente para si, mas sabe que não é suficiente para outras pessoas próximas, é importante examinar esses pensamentos e as evidências que os sustentam. Primeiro, é crucial entender que a percepção que temos de nós mesmos e de como os outros nos veem pode muitas vezes ser distorcida por crenças internas e padrões de pensamento negativos. Uma maneira de lidar com essa situação é começar desafiando esses pensamentos. Pergunte para você: "quais são as evidências concretas que tenho de que não sou suficiente para meus pais e namorado? Será que essas evidências são baseadas em fatos ou em interpretações pessoais?". Muitas vezes, podemos descobrir que estamos assumindo o que os outros pensam sem realmente saber. Além disso, é essencial comunicar-se abertamente com essas pessoas. Você já teve uma conversa honesta com seus pais e namorado sobre como se sente? Às vezes, nossa própria insegurança pode nos impedir de ver o apoio e a aceitação que realmente temos ao nosso redor. Compartilhar seus sentimentos pode não apenas aliviar sua carga emocional, mas também proporcionar a eles a oportunidade de expressar como realmente se sentem sobre você. Na minha abordagem, também trabalhamos para mudar comportamentos que reforçam esses pensamentos negativos. Por exemplo, se você tende a evitar situações em que se sente julgado ou inadequado, tente gradualmente se expor a essas situações e observe o que realmente acontece. Muitas vezes, percebemos que nossos medos não se concretizam, e isso pode ajudar a enfraquecer a crença de que não somos suficientes. Além disso, é fundamental cultivar a autocompaixão. Reconheça que todos têm imperfeições e que não precisamos ser perfeitos para sermos amados e aceitos. Pratique falar consigo mesmo da mesma maneira que falaria com um amigo querido que estivesse passando pela mesma situação. Lembre-se de que você merece amor e respeito simplesmente por ser quem você é. Por fim, se esses sentimentos persistirem e estiverem causando um sofrimento significativo, considerar buscar a ajuda de uma psicóloga pode ser uma ótima opção para te ajudar a trabalhar mais profundamente esses pensamentos e emoções, desenvolvendo estratégias personalizadas para melhorar sua autoestima e a forma como se relaciona com os outros. Espero que essas reflexões possam ajudar a iniciar um processo de autocompreensão e mudança. É um caminho que pode ser desafiador, mas com paciência e apoio, é possível desenvolver uma visão mais equilibrada e positiva de si mesmo e de suas relações.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 190