Eu já sou jovem e tenho uma "mania" desde criança, que é a de sucção com a língua. Eu faço isso nas

16 respostas
Eu já sou jovem e tenho uma "mania" desde criança, que é a de sucção com a língua. Eu faço isso nas mais variadas situações, inclusive quando estou dormindo (só consigo dormir fazendo isso também). Isso me incomoda pq as pessoas acabam percebendo (a boca fica num formato diferente do normal e "tremendo"). Isso é característica de algum problema? Existe algum tratamento pra isso? Eu já tentei parar/controlar e o máximo que consegui foi substituir por outros tipos de manias, mas logo depois voltei para essa.
Olá! A princípio, não parece ser característico de algum transtorno. Porém, como isso está lhe trazendo incomodações, acaba se tornando um problema. Pode ser alguma forma que você aprendeu para se acalmar de algo (principalmente quando diz que só consegue dormir fazendo isso). Existem algumas técnicas que podem ser tentadas para resolver essa questão, então seria interessante falar com um Psicólogo para te guiar melhoro nesse caso.

Olá, nossa mente se utiliza, de maneira inconsciente, de manias para dissipar um excesso energético advindo de algo que até então não pode vir a consciência. Em um processo psicoterapeutico, eu recomendo a técnica psicanalítica, você poderia, com o tempo, entrar em contato conscientemente, com tais situações reprimidas, através de um “guia” de confiança, o analista, para que essa energia reprimida encontre casai através da fala é da consciência.
Precisando estou a disposição
Olá! Pelo que você descreve, parece ser um tique. Quando isso acontece, como se deu o surgimento e como você se relaciona com isso, além de outros aspectos.... tudo isso pode ser investigado e tratado num contexto terapêutico. Recomendo Terapia EMDR + Pain management. Tudo de melhor!
Olá!
Certamente é possível tratar em terapia. Mas se foi necessário substituir essa "mania" para faze-la cessar é porque ela cumpre alguma função importante no seu psiquismo, logo, não será de se estranhar que você encontre questões mais profundas que encontraram nesse tique um tamponador.
Bom dia
Uma avaliação psicológica precisa poderá lhe ajudar a compreender porque age dessa forma e com a psicoterapia, lhe ajudará a mudar esse quadro clínico
Adultos e crianças têm certas manias. Na maioria dos casos, isso é normal e some com o tempo. Mas, quando começam a causar sofrimento ou a prejudicar o cotidiano, é aconselhável o acompanhamento médico e terapêutico. Espero ter ajudado!
Olá. Muitos de nós carregam certas manias que fomos desenvolver na infância. Quem dorme agarrado num travesseiro pode um dia ter dormido abraçado com um ursinho de pelúcia e, antes deste, aninhado no colo da mãe. Winnicott, psiquiatra e psicanalista inglês, chamou isso de objetos transicionais. São coisas que guardamos como um pedaço de afeto que tínhamos quando muito pequenos. Nos lembra de um momento de plenitude e acalma. O objeto pode ser uma coisa ou um gesto. Seria importante você buscar um psicanalista para entender a história desse gesto de sucção. Falando você vai descongelar memórias e entender o começo de certas coisas, podendo deixar no passado o que é do passado. As manias podem ficar para trás, mas é preciso fazer um trabalho terapêutico para isso. Abraço!
Conforme seu relato , trata-se de um tique ( concordo com os colegas ), os tiques normalmente aparecem na infância e desaparecem na adolescência ou na fase adulta , sem necessidade de tratamento , porque os tiques não são graves . Mas quando começam atrapalhar suas atividades , sua vida , trazendo perdas e permanecendo frequentes , é aconselhável procurar um neurologista , ou psiquiatra e um psicólogo , para que você consiga trabalhar melhor seu estresse e ansiedade , através de um diagnóstico preciso , com os profissionais já listado , Aqui enfatizo que o tratamento deve ser tanto com médicos como com psicólogos ! Quanto as abordagem da psicologia todas são ótimas , indico a Cognitiva porque entendo ser aquela que melhor se adequa a esta questão , mas as outras tb produzem ótimos resultados
Boa tarde,
Será necessária uma avaliação do psicólogo e provavelmente do psiquiatra e eventualmente do neurologista para descobrir a causa e elaborar uma estratégia de intervenção...
Att,
Seria interessante a psicoterapia, com um profissional trazer algumas questões referentes ao que anda acontecendo e sentindo com relação a isso. Entender quais os contextos, a frequências, formas que lida com isso, seria importante avaliar. Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos. Questões como, desde quando isso acontece, se existe algum fator ou acontecimento que iniciou esse comportamento, quais outras estratégias que usou para lidar com isso. E junto com um profissional tatear essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiências. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.
Olá. Se esse comportamento te incomoda, ele pode ser trabalhado sim. Através de uma analise funcional do comportamento é possível entender como acontece, quando acontece mais, o que te motiva fazer, como você se sente com isso, dentre outras parte da analise que permetira conhecer melhor o motivo desse comportamento e como ele te afeta. A partir desse entendimento pode ser traçado um plano de tratamento com o objetivo de lhe auxiliar da melhor forma possível.
A sucção com a língua é uma forma de comportamento repetitivo que muitas vezes é considerada uma mania. No entanto, é importante considerar que comportamentos repetitivos podem ter origens e significados diferentes para pessoas diferentes. Em alguns casos, esses comportamentos podem ser uma forma de lidar com ansiedade, estresse ou desconforto emocional.

Se você sente que essa mania está interferindo em sua vida cotidiana, causando desconforto ou preocupação, pode ser útil considerar a busca de ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo. Um profissional pode avaliar a situação de forma mais detalhada, entender a origem dessa mania e explorar estratégias para lidar com ela de maneira mais saudável.

É importante lembrar que todos nós temos maneiras diferentes de lidar com emoções e situações, e nem todas as manias ou comportamentos repetitivos são necessariamente problemáticos. No entanto, se você sentir que essa mania está impactando níveis em sua vida ou bem-estar, buscar orientação profissional pode ser uma opção útil.
Entendo não ser algo grave como um transtorno, porém é uma mania ou um tique que parece estar começando a gerar desconforto. Indicaria a psicoterapia para entender melhor o que se passa com você e acrescento "o quanto antes, melhor", pois o desconforto pode vir a se tornar um gatilho para picos de ansiedade. Ofereço meu acompanhamento nesse mergulho, caso entenda que posso ajudar você.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 189
Apenas a partir de um breve relato não é possível afirmar do que se trata. Sugiro que busque investigar com psicólogo, neuropsicólogo, pois há manias que são adquiridas e são removíveis a partir de treino. Se há alguma outra questão patológica, a avaliação deve ser feita a partir de equipe multidisciplinar (neurologista, neuropsiquiatra, etc. ), possibilitando assim um diagnóstico assertivo para tratamento adequado ao seu caso, com base científica. Busque um profissional de sua confiança para possibilitar encontrar respostas. Questões psicológicas são admitidas a partir do descarte de outras neurofisiológicas com finalidade de não aumentar o prejuízo do indivíduo e evitar diagnósticos equivocados

Abraços!!
Olá, espero que esteja bem. A mania que você descreve parece ser um tique. É muito comum que manias, tiques estejam relacionados com a ansiedade. Pode ser uma forma de descarregar uma ansiedade excessiva. Podemos considerar também como um comportamento mais obsessivo. De qualquer forma é necessário que seja feita uma avaliação para que seja possível entender a função desse tique na sua vida e o motivo da dificuldade para interromper esse processo. Caso deseje esclarecer mais dúvidas convido a entrar em contato.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 200
Olá, como tem passado?
Não necessariamente é característica de algum "problema", pode ser um movimento repetitivo que esteja simbolizando a algo que pode ser elaborado e superado de outras formas. Pode ser interessante procurar um(a) psicólogo(a) para você falar sobre a história desse sintoma, como começou, quando começou, como você se sente ao fazê-lo, desvendar um pouco esse sintoma e elaborar seus sentidos.
Espero ter ajudado, até mais.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!