Eu já realizei 3 vezes o tratamento com aparelho ortodôntico para corrigir mordida cruzada posterior

4 respostas
Eu já realizei 3 vezes o tratamento com aparelho ortodôntico para corrigir mordida cruzada posterior unilateral. Ela voltou em todas. Tenho muitas dores de cabeça e estralos na mandíbula. Vale a pena tentar utilizar o aparelho ortodôntico novamente? Há outro tipo de correção?
Olá, provavelmente a causa não foi tratada nos tratamentos anteriores, mas compensada!
Por não ter sido tratada, a tendência é o problema voltar por não ter eliminado a causa.
É importante uma nova avaliação com investigação da causa, que pode estar associada à articulação Têmporo-mandibular (ATM), condições ósseas e esqueléticas, fatores psicossomáticos, etc.
procure um bom ortodontista e/ou especialista em ATM. Bom tratamento!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Inicialmente há a necessidade de ser avaliada a causa desta mordida cruzada posterior. Em alguns casos, especialmente devido à atresia da maxila (maxilar superior), o problema estará no osso, e não nos dentes. E eventualmente o tratamento adequado é orto-cirúrgico. Seria bom consequentemente que seja avaliada por um cirurgião bucomaxilofacial em conjunto com ortodontista afim com ele.
Em relação às suas dores, provavelemente você está com quadro de disfunção temporomandibular. Procure um especialista em DTM e Dor Orofacial pelo site da SBDOF e sugiro que caso vá colocar novamente aparelho, esteja com quadro de DTM estabilizado, pois essas dores NÃO são tratadas com aparelho ortodôntico.
Obrigado pela sua pergunta. Bem, temos duas perguntas. Na primeira você pergunta se deve usar aparelho novamente, e a resposta é provavelmente sim, isto porque seu problema não foi resolvido, porém além do aparelho pode ser necessário realizar um tratamento chamado cirurgia ortognatica. Sendo assim sugiro consultar um cirurgião Bucomaxilofacial com experiência em cirurgia ortognatica, além de um ortodontista.
Na segunda pergunta você fala sobre sua articulação, a chamada ATM. Nesse caso sugiro verificar a necessidade de tratamento da ATM antes de colocar aparelho, isso é muito importante. Boa sorte!
Olá, importante um exame mais individualizado para melhor diagnóstico. Primeiro verificar a causa da sua mordida cruzada, se dentaria ou dento esquelética e quais as causas dos seus estalidos e dores articulares. Em casos de alterações dentoesqueleticas faz-se necessário um acompanhamento da ortodontia juntamente com a equipe de cirurgia buco-maxilo-facial para tornar o tratamento mais previsível e o prognóstico mais favorável. Vale a pena conversar bem com o seu especialista assistente. Abraco

Especialistas

Fábio Hiroito Asahi

Fábio Hiroito Asahi

Dentista

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Victor Araujo Barbosa

Victor Araujo Barbosa

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Salvador

Agendar uma visita
Rafael Guerra

Rafael Guerra

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 816 perguntas sobre Aparelho ortodôntico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.