Eu já faço acompanhamento com psicologo e parei pois não vi resultados, vou ao posto de saúde da
10
respostas
Eu já faço acompanhamento com psicologo e parei pois não vi resultados, vou ao posto de saúde da minha cidade e vou pedir um encaminhamento para um psiquiatra. Só tenho 14 anos, como funciona a consulta com o psiquiatra ? ele já vai me receitar rémedios?
Bom dia!
Consulta com psiquiatra não é necessariamente acompanhada da prescrição de remédios. Ele vai ouvir sua história, te avaliar como qualquer outro profissional da área médica e, caso seja constatada a necessidade do uso de medicamentos, vai te explicar direitinho o porque da medicação a ser prescrita, uma estimativa do tempo de uso e o que mais deve ser feito para que você melhore do quadro que vem passando.
Vá tranquila! É uma consulta médica como qualquer outra, com as particularidades da especialidade.
Consulta com psiquiatra não é necessariamente acompanhada da prescrição de remédios. Ele vai ouvir sua história, te avaliar como qualquer outro profissional da área médica e, caso seja constatada a necessidade do uso de medicamentos, vai te explicar direitinho o porque da medicação a ser prescrita, uma estimativa do tempo de uso e o que mais deve ser feito para que você melhore do quadro que vem passando.
Vá tranquila! É uma consulta médica como qualquer outra, com as particularidades da especialidade.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É uma consulta como qualquer outra médica, só que geralmente vai levar mais tempo e sempre que possível vai requerer uma terceira pessoa para dar ao médico uma impressão externa do caso. O diagnóstico também nem sempre vai ser fechado rapidamente, às vezes vai mudar com o tempo e consequentemente a conduta também. O uso de medicações é comum, até porque geralmente quando se chega ao psiquiatra muita coisa já foi tentada, mas nem sempre vai ocorrer e muitas vezes o paciente pode optar por não utilizar sem que o médico se sinta na obrigação de discordar.
Olá! É importante que no momento da terapia você se sinta acolhido, que realmente consiga ver alguma melhora, mas isso também não irá ocorrer em 5 sessões, o processo da terapia é um pouco mais demorado, isso vai variar de caso para caso. O importante é estar vinculado ao profissional. Aconselho procurar por outro atendimento psicológico e se assim for visto em terapia que é necessário usar alguma medicação que seja encaminhado para um psiquiatra. Fico a disposição!
Na primeira consulta com o psiquiatra, será realizado uma avaliação do seu caso, ou seja, será uma conversa na qual você poderá expor todas as suas queixas. A partir desse relato, o profissional irá verificar se realmente tem a necessidade da utilização de algum medicamento e realizará uma orientação detalhada sobre o seu caso, sanado suas dúvidas em relação ao acompanhamento psiquiátrico. Em relação ao acompanhamento psicológico, talvez você não tenha observado resultados, pois dependendo da intensidade de suas queixas, se faz necessário um acompanhamento multidisciplinar, ou seja, a junção do acompanhamento psiquiátrico com o psicólogico. Deste modo, indico que procure um novo profissional psicólogo para uma nova avaliação. Espero que tenha ajudado.
Só a questão de estar em psicoterapia, não quer dizer que o resultado seja da noite para o dia. Temos nossos mecanismos de defesa, ou seja, por mais que queremos melhorar rapidamente, nossos mecanismos não querem que venhamos a sofrer, e por isso dificulta nosso trabalho que é entrar no problema que está causando algum transtorno, por isso psicoterapia deve ser realizada com uma pessoa que você tem muita empatia, alguém que você pode confiar e se entregar. O encontro entre paciente e Psicoterapeuta é muito lindo, mas tem que ser um encontro verdadeiro, autentico. Só quando isso acontece é que a melhora começa a acontecer. Um forte abraço.
Que pena que ainda não conseguiu resultados, mas parabéns por não desistir. A consulta com um psiquiatra é como qualquer outra - Ele vai te ouvir, entender o que tem a dizer, e caso precise ele orientará você com a medicação da melhor forma possível. Os seus resultados serão potencializados se você realizar o acompanhamento do psiquiatra em conjunto com o processo de psicoterapia. Procure realizar o processo em conjunto. Caso não queira continuar o processo de psicoterapia com o seu psicologo atual, procure outro profissional com outra abordagem. Desejo melhoras.
Para ver resultado no atendimento psicológico é fundamental a construção de um vínculo de confiança. É necessário que o paciente se identifique com o profissional, sua abordagem e seu jeito de trabalhar. Estabelecida a confiança, o paciente se sentirá a vontade para contar sua história, suas dores, suas crenças e seus desejos. Se você não gostou do terapeuta que te atendia, isso não é motivo para desacreditar da terapia, procure outro profissional !!!
Olá! O fato de não ver resultados significa que talvez você possa levar e trabalhar isso com o profissional que lhe atende ou até mesmo trocar de profissional, mas não abandonar a terapia. Se você mesmo buscou significa que concluiu que precisa o que já é um ótimo começo. Não generalize a possibilidade de uma experiência bacana pela vivência ruim de uma experiência apenas. Em paralelo, dependendo do problema que tenha, a busca de um psiquiatra pode ser válida, mas devido a sua idade, provavelmente será acompanhada do seu responsável. Vale ressaltar que ainda que você tenha considerável melhora dos sintomas com o psiquiatra, o entendimento e compreensão do porque e de si mesmo, é o que potencializa o tratamento, e é função direta da psicoterapia. Espero ter ajudado. Abço.
...se realmente não houve um caminhar junto ao psicólogo a mudança de profissional pode ser um bom caminho. Mas repare, isso também depende do tempo de tratamento e do tipo de questão levada ao consultório. A sugestão - antes da visita a um psiquiatra, é que você converse com um outro psicólogo ou até com um psicanalista, profissional Psi com uma outra técnica de manejo.
Se você busca resultados em curto prazo, sugiro buscar terapias de processamento de memórias. Entre elas, as mais eficazes hoje são: Brainspotting, AIM (Abordagem Integrada da Mente), EMDR e Experiência Somática.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- É normal se sentir desconfortável no meio de muitas pessoas?
- Com qual idade uma pessoa pode começar a apresentar sintomas de fobia social?
- Gostaria de saber como se comporta uma pessoa que tem fobia social?
- É verdade que a fobia social pode ser “hereditária”?
- Todos os tipos de fobia é tratado com um único remédio que serve para todos os tipos de fobia ? Ou cada fobia é um remédio diferente ?
- Oi então tenho 17 anos e acho que tô sofrendo de fobia social, eu tenho entrado em pânico em ir para escola ou só de pensar em ir tenho tido crises de ansiedade, dor de cabeça, dor de barriga não sinto mais fome e quando eu como sinto vontade de vomitar, não tenho vontade de fazer nada nem de mexer no…
- A terapia brainspotting e indicado para fobia social ?
- é normal sentir nojo dos meninos que gostam de mim? sempre quando alguém começa a gostar de mim eu fico com nojo e tento ao máximo me afastar, quando a pessoa é gentil comigo eu fico com raiva.
- O que devo fazer já que tenho medo social ? Devo arrumar um trabalho primeiro ou procurar um profissional para depois tentar arrumar um trabalho?
- O neurologista pediatra ou adulto, pode diagnosticar fobia social?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Fobia social
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.