eu gostaria de saber o que os exercícios físicos podem fazer com o sistema nervoso... tanto os de in

3 respostas
eu gostaria de saber o que os exercícios físicos podem fazer com o sistema nervoso... tanto os de intensidade média quanto os de alta, trazem benefícios?
Até mesmo uma simples caminhada pode lhe trazer benefícios. Inclusive é recomendado como tratamento juntamente das medicações para os mais diversos transtornos mentais.

o ser humano, antes de tudo é um sistema biológico ligado ao ambiente e segue ou deveria seguir os ritmos próprios do sistema maior, que é o planeta terra. Fazer exercícios é algo natural e necessário a sobrevivência e logo ao estado de saude, e o sedentarismo somente surgiu com Desenvolvimento das cidades e das facilidades do dia a dia. Veja se em alguma tribo que vive "na idadade da pedra" existem pessoas sedentárias. não ha. Os exercícios físicos fazem parte dos cronoreguladores, que sincronizam o corpo/ cérebro com ambiente, junto com alimentação, exposição ao sol e escuro, tempo de sono e convivência social. Especificamente exercícios como participação de grandes grupos musculares (pernas e coxas) mobilizam alem dos músculos, sangue oxigênios e modificam estados de doença como depressão e ansiedade. Ha relatos de melhora da memória por neuroplasticidade aumentada, regulação de diversos hormônios que podem estar ligados as doenças mentais como cortisol e esteroides sexuais. dentre outros. um programa de exercícios físicos é considerado tratamento adjunto com medicações e psicoterapia e deve ser praticado por todos pacientes, e pessoas que querem ser saudáveis.
Olá, hábitos saudáveis e exercícios físicos regulares trazem grandes ganhos ao sistema nervoso, principalmente para o cérebro. Há uma maior eficiência do metabolismo cardiovascular, o que traz uma melhor perfusão da circulação sanguínea cerebral. isso impacta em maior ativação de áreas cerebrais, principalmente relacionadas ao relacionadas ao aprendizado, planejamento e memória.
Outro ponto importante é a produção de endorfina, liberação de mais neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e dopamina). Tais substâncias estão relacionadas a sensação de bem estar, ajudam a reduzir o estresse e controlar sintomas de ansiedade.
E uma contribuição adicional que vem sendo pesquisada é maior concentração do Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF), o qual ajuda na manutenção dos neurônios e permite o crescimento e diferenciação de novos neurônios e sinapses. Este composto é fundamental para o desempenho neurológico, agindo no hipocampo, córtex e tronco cerebral.
O mais importante é que você consiga manter uma atividade física regular, ou seja, na rotina. O autoconhecimento pode ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.
De qualquer forma, sugiro que converse com seu médico para que possa avaliar seu caso de forma muito particular e lhe recomendar o melhor tipo de exercício, considerando comorbidades e sua capacidade física. Um tratamento de excelência depende de uma boa Aliança Terapêutica com o profissional de confiança que lhe dê segurança nas orientações
Te convidamos para uma consulta: - R$ 350

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!