eu gostaria de saber em que momento é aplicado o anestésico, se é na hora em que a mulher já nao

4 respostas
eu gostaria de saber em que momento é aplicado o anestésico, se é na hora em que a mulher já nao aguenta mais de dor, ou se é na hora que ela pedir? também quero saber se tem um médico a todo o momento acompanhando o parto?
Com relação a analgesia, existe um momento adequado para realizá-la, pois se é feita muito cedo, pode "parar" o trabalho de parto. Então, eu sempre aviso as minhas as pacientes que um pouco de dor vai sentir. Geralmente, é bem tolerável e quando começa a ficar mais chatinho já tá na hora da analgesia. Além disso, tem outros métodos para alívio da dor enquanto não pode fazer o procedimento, como banho quente, sentar na bola elástica, ...
Durante o trabalho de parto, geralmente tem um obstetra te acompanhando, pode ser o seu médico ou o médico do plantão. Não é necessário ficar ao seu lado, mas vai ficar dentro do centro obstétrico, realizando as avaliações necessárias e disponível em caso de urgência.

A analgesia pode ser realizada em qualquer momento do trabalho de parto. Se for administrada muito precocemente, o ideal é que seja realizada através de uma peridural, mas a possibilidade de ser necessário administrar ocitocina aumenta. O ideal é administrar quando o trabalho de parto já estiver bem encaminhado. De qualquer forma, quem decide pelo uso da anestesia é a própria paciente. Em relação ao parto, o ideal é que sempre tenha algum membro da equipe médica ao lado da paciente, podendo ser o obstetra, o auxiliar, o anestesista ou até mesmo a pediatra, que poderão confortar, orientar e também monitorar a evolução do trabalho de parto e bem estar fetal. O papel da equipe médica vai muito além do parto e é fundamental para a conforto, segurança e sucesso do parto.
Antes de discutir sobre analgesia, é preciso entender a dor do trabalho de parto. A dor é aliada, e não inimiga da mulher no processo. É a dor que guia a mulher a adotar as melhores posições que facilitam a descida e rotação do bebê e é o estado subconsciente que a dor gera que ajuda na produção ótima dos hormônios subcorticais produzidos no processo. Obviamente o limiar de dor de cada mulher é diferente, e a forma como ela encara o processo também. É importante a mulher não entrar no ciclo dor-medo-tensão pois a dor se potencializa quando a mulher está neste ciclo. Usar e abusar dos métodos não farmacológicos pode evitar a analgesia - banho quente, banheira, massagem, mudança de postura. Algumas mulheres de fato precisarão da analgesia de parto para seguirem com o parto normal, e o momento ideal de fazer é o momento onde ela achar que a dor está sendo limitante de fato. Ter apoio de uma doula é fundamental. É impotante ter alguem da equipe técnica acompanhando todo o parto.
Quanto a Analgesia do trabalho de parto umas coisas são importantes.
Existem sim outras maneiras de aliviar a dor durante o trabalho de parto e elas podem ser utilizadas.
Existe um momento propício favorável para se fazer a Analgesia (Anestesia) durante o trabalho de parto: que seria aquele onde a gestante o solicita porque a dor está muito intensa não sendo mais suportável quando o médico avalia ser também possível de realizada sem o risco de interferir prejudicar a evolução do parto.
Portanto, é uma junção das 2 coisas, a vontade da gestante com a concordância do médico que tem a responsabilidade de decidir o melhor para a mãe e o bebê.
Geralmente quando a parturiente "já não aguenta mais de dor" estará na hora ou próximo de se fazer a Anestesia.
Imã coisa importante que eu gosto também de realizar antes da Analgesia será ensinar a gestante a como fazer força durante as contrações para auxiliar depois a expulsão do bebê.
Fique tranquila!