eu gostaria de saber em que momento é aplicado o anestésico, se é na hora em que a mulher já nao

4 respostas
eu gostaria de saber em que momento é aplicado o anestésico, se é na hora em que a mulher já nao aguenta mais de dor, ou se é na hora que ela pedir? também quero saber se tem um médico a todo o momento acompanhando o parto?
Com relação a analgesia, existe um momento adequado para realizá-la, pois se é feita muito cedo, pode "parar" o trabalho de parto. Então, eu sempre aviso as minhas as pacientes que um pouco de dor vai sentir. Geralmente, é bem tolerável e quando começa a ficar mais chatinho já tá na hora da analgesia. Além disso, tem outros métodos para alívio da dor enquanto não pode fazer o procedimento, como banho quente, sentar na bola elástica, ...
Durante o trabalho de parto, geralmente tem um obstetra te acompanhando, pode ser o seu médico ou o médico do plantão. Não é necessário ficar ao seu lado, mas vai ficar dentro do centro obstétrico, realizando as avaliações necessárias e disponível em caso de urgência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A analgesia pode ser realizada em qualquer momento do trabalho de parto. Se for administrada muito precocemente, o ideal é que seja realizada através de uma peridural, mas a possibilidade de ser necessário administrar ocitocina aumenta. O ideal é administrar quando o trabalho de parto já estiver bem encaminhado. De qualquer forma, quem decide pelo uso da anestesia é a própria paciente. Em relação ao parto, o ideal é que sempre tenha algum membro da equipe médica ao lado da paciente, podendo ser o obstetra, o auxiliar, o anestesista ou até mesmo a pediatra, que poderão confortar, orientar e também monitorar a evolução do trabalho de parto e bem estar fetal. O papel da equipe médica vai muito além do parto e é fundamental para a conforto, segurança e sucesso do parto.
Antes de discutir sobre analgesia, é preciso entender a dor do trabalho de parto. A dor é aliada, e não inimiga da mulher no processo. É a dor que guia a mulher a adotar as melhores posições que facilitam a descida e rotação do bebê e é o estado subconsciente que a dor gera que ajuda na produção ótima dos hormônios subcorticais produzidos no processo. Obviamente o limiar de dor de cada mulher é diferente, e a forma como ela encara o processo também. É importante a mulher não entrar no ciclo dor-medo-tensão pois a dor se potencializa quando a mulher está neste ciclo. Usar e abusar dos métodos não farmacológicos pode evitar a analgesia - banho quente, banheira, massagem, mudança de postura. Algumas mulheres de fato precisarão da analgesia de parto para seguirem com o parto normal, e o momento ideal de fazer é o momento onde ela achar que a dor está sendo limitante de fato. Ter apoio de uma doula é fundamental. É impotante ter alguem da equipe técnica acompanhando todo o parto.
Quanto a Analgesia do trabalho de parto umas coisas são importantes.
Existem sim outras maneiras de aliviar a dor durante o trabalho de parto e elas podem ser utilizadas.
Existe um momento propício favorável para se fazer a Analgesia (Anestesia) durante o trabalho de parto: que seria aquele onde a gestante o solicita porque a dor está muito intensa não sendo mais suportável quando o médico avalia ser também possível de realizada sem o risco de interferir prejudicar a evolução do parto.
Portanto, é uma junção das 2 coisas, a vontade da gestante com a concordância do médico que tem a responsabilidade de decidir o melhor para a mãe e o bebê.
Geralmente quando a parturiente "já não aguenta mais de dor" estará na hora ou próximo de se fazer a Anestesia.
Imã coisa importante que eu gosto também de realizar antes da Analgesia será ensinar a gestante a como fazer força durante as contrações para auxiliar depois a expulsão do bebê.
Fique tranquila!

Especialistas

Fernanda Sobrinho

Fernanda Sobrinho

Ginecologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Gisele Tolaini Gomes Pereira

Gisele Tolaini Gomes Pereira

Ginecologista, Mastologista

São Paulo

Agendar uma visita
Fernando Pupin Vieira

Fernando Pupin Vieira

Ginecologista

Florianópolis

Mariana Morette Giampietro

Mariana Morette Giampietro

Ginecologista, Mastologista

Araçatuba

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 150 perguntas sobre Parto normal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.