Eu gaguejo em certas ocasiões, porem em outras gaguejo muito, a ponto da palavra não sair, tenho dificuldade

7 respostas
Eu gaguejo em certas ocasiões, porem em outras gaguejo muito, a ponto da palavra não sair, tenho dificuldade em falar certas palavras, fui ao fonoaudiólogo e conversei com ele sem gaguejar, e ele falou para procurar o psicólogo, o diagnostico esta correto?
Se percebe que em certas ocasiões você gagueja mais e em outras você nem gagueja, foi ao fonoaudiólogo e ele descartou a possibilidade de algum problema físico ou no aparelho fonador, realmente é muito provável que a causa da sua disfemia tenha fundo psicológico. Nesse sentido a gagueira pode ser um sintoma provocado por emoções "negativas", como ansiedade, medo,vergonha, irritação, etc. Nessa perspectiva é preciso que se analise os conteúdos que despertam esse tipo emoção e acesse-os de forma terapêutica com o acompanhamento de um psicólogo, que irá te orientar e te ajudar a identificar fatores estressores, assim como lidar com eles.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Está correto sim. Se você não gagueja em todas todas vezes que fala isso quer dizer que você não possui um distúrbio fonológico. Então, é mais provável que o motivo da gagueira seja emocional. Por isso, o indicado é você procurar um psicólogo para fazer uma avaliação.

Boa sorte.

Um Abraço,
Rosimeire
Sim. O diagnóstico me parece correto. Contudo, isso não diacaeta a necessidade do trabalho interdisciplinar. A superação dessa situação pode tornar-se mais efetiva com a participação conjunta de diferentes linhas de tratamento.
Fico à sua disposição.
Trabalhando com fonoaudiólogos, aprendi o quanto a voz revela o que sentimos. Normalmente, a cagueira vem acompanhada de questões relacionadas a ansiedade, a insegurança, ao medo de errar etc. O psicólogo poderá ajudá-lo a identificar quais são os fatores que desencadeiam, situações em que ocorrem com mais frequência, no que está pensando quando começa a ter cagueira etc.

A Terapia Cognitivo-Comportamental e a Hipnose podem ajudá-lo, pois atua modificando as crenças que estão na base da cagueira. Acreditamos que a cagueira foi aprendida em algum momento da sua vida e, por ser um aprendizado, você poderá aprender a falar normalmente também.

Espero ter ajudado!
A gagueira mais comum é aquela chamado de Gagueira do Desenvolvimento, que se inicia na infância e perdura até a vida adulta. Esta tem um envolvimento linguístico e o tratamento deve ser voltado para promoção da fluência com técnicas que se referem à produção da fala. Em alguns casos a gagueira pode ser adquirida, surgindo abruptamente em pessoas que sempre foram fluentes. Podem ser neurogênicas, provocadas por um dano cerebral, ou psicogênicas, decorrentes de traumas emocionais, configurando-se como uma "reação de conversão".
O diagnóstico é fundamental para uma condução assertiva do tratamento.
De acordo com as colegas, mas procure observar em que momentos você gagueja, se é quando está sob pressão no trabalho, ou quando está ansioso(a), ou porque é tímido(a), sugiro uma avaliação com um neuropsicólogo para se ter uma investigação um pouco mais aprofundada e claro a terapia lhe fará muito bem, além de você conseguir entender, compreender e superar o que lhe incomoda. Espero ter ajudado!!! Boa sorte!!!

Forte Abraço!!!
Provavelmente a sua gagueira seja por fatores emocionais, por isso a importância de avaliação psicológica para identificar as causas dela e seguir com o tratamento adequado.

Especialistas

Elmy Théssia Almeida Correia

Elmy Théssia Almeida Correia

Fonoaudiólogo

Marabá

Anne Maryse do Lago

Anne Maryse do Lago

Fonoaudiólogo

São Paulo

Larissa Luppe Pompêo

Larissa Luppe Pompêo

Fonoaudiólogo

Valinhos

Ana Julia Leite Xavier

Ana Julia Leite Xavier

Fonoaudiólogo

Aracaju

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.