Eu fui diagnosticada com Tag há alguns anos. Sou professora da rede pública e apesar de questões fam

2 respostas
Eu fui diagnosticada com Tag há alguns anos. Sou professora da rede pública e apesar de questões familiares serem preponderantes no meu diagnóstico, o trabalho com crianças em áreas de risco também me causaram muito mal. Tive crises de pânico e fobia social algumas vezes. Vez por outra, por causa da minha endometriose profunda, os sintomas voltam. Inúmeras terapias e psicólogos eu tentei, mas persiste um medo descomunal de falar coisas simples que sinto ou sair de casa. Pela primeira vez pensei em dar cabo de toda dor. Mas já tenho 39 anos. Acho preguiçoso desistir sem tentar. Mas não sei mais o que tentar. Tenho pensado em licença psiquiátrica para reorganizar e recondicionar meus pensamentos. Mas não sei se estou pensando certo porque adoro meu trabalho. O que eu devo fazer?
A ansiedade pode ser alto bastante difícil de lidar e mais difícil de manejar, tanto com psicoterapia quanto com medicamentos em casos mais resistentes, especialmente quando complicado por agorafobia. Seja como for não é o caso de desistir da vida nem do tratamento. A psicoterapia que funciona melhor nesses casos é a TCC, mas qualquer tipo de terapia pode ajudar. O importante é o paciente encontrar o tipo de psicoterapia e o psicoterapeuta adequado para o se caso. Mas apenas a psicoterapia não é suficiente em casos mais graves, se fazendo necessário a combinação com tratamento farmacológico. Existem muitos medicamentos que podem ser usados, isoladamente ou em combinação e em diferentes dosagens. O esquema terapêutico precisa ser ajustado ao longo do tempo fazendo-se vários ensaios até encontrar o que melhor se adapta ao caso do paciente. Não existe um tratamento padrão que funcione bem para todos. É um tratamento que requer paciência e persistência tanto por parte do paciente quanto do terapeuta. Em alguns casos pode estar indicado o afastamento do trabalho por algum tempo para reduzir os fatores estressores. Isso depende de uma avaliação criteriosa de cada caso. Como você gosta do seu trabalho não é aconselhável um período muito longo de afastamento, apenas o necessário para um adaptação aos medicamentos. Procure um psiquiatra da sua confiança para poder orientá-la e conduzier o tratamento da melhor forma possível.

Pensar em terminar com a vida é o limite. Boa a ideia de licença do trabalho. Deve ser bem medicada e, se possível, fazer psicoterapia. Um psiquiatra de confiança saberá orientar bem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!