Eu fiz um hemograma há 6 meses atrás para verificar meu quadro clínico geral, os exames saíram perfe

5 respostas
Eu fiz um hemograma há 6 meses atrás para verificar meu quadro clínico geral, os exames saíram perfeitos, porém, a taxa de glicose me inquietou um pouco pois estava em 98mg/dl, onde o limite é 105mg/dl. Fiz uma exame de sangue recentemente para verificar a glicose e a taxa desceu para 95mg/dl. Faço musculação, treino aproximadamente 7h por semana, juntando os exercícios aeróbicos contam aproximadamente 2h30 por semana. Não sou de comer doce, na verdade, era, hoje em dia como estou focado no esporte sigo uma dieta própria para ganho muscular, porém, o que eu não como de doce, como de massas (adoro pão e macarrão), sem falar do arroz. Devo me preocupar com essa glicose? (vale ressaltar que minha família por parte de mãe teve casos de diabetes) Devo diminuir alimentos com alto índice glicêmico como o arroz e aumentar para alimentos com baixo índice glicêmico como a aveia?
Sim, deve evitar o consumo de carboidratos refinados, e aumentar o consumos dos integrais. A homeostase glicêmica, deve considerar outros fatores bioquímicos, para que saibamos o impacto da elevação da glicose no organismo. Para tal, avaliar indicadores como hemoglobina glicada, insulina de jejum, curva glicêmica de tolerância à glicose, índice homa, são alguns dos índices que devem ser considerados quando se pretende ser acertivo na análise insulino-glicêmica de resistência à insulina. O valor de 98 registrado em seu exame ainda se encontra dentro da normalidade, e pode ter sofrido influência da refeição na noite anterior, não sendo um valor absoluto para fechar uma análise conclusiva. O farelo de aveia é um excelente alimento e ajuda a equilibrar a glicemia, no entanto deve-se fazer um planejamento integral do seu organismo para prescrever alimentos funcionais adequados ao seu caso. Procure um nutricionista funcional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Considera-se normal, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a glicose em jejum inferior a 100mg/dL. De acordo com a mesma, valores de 100 à 125 mg/dL são considerados indicativos de pré-diabetes (ou risco aumentado de diabetes) e valores iguais ou superiores a 126mg/dL, diabetes estabelecida.
Mudanças no estilo de vida, como a prática regular de atividade física e alimentação saudável, reduzem a incidência de diabetes do tipo 2.
No que tange a alimentação, para diminuir a resposta glicêmica da ingestão dietética, alimentos com alto índice glicêmico (IG) podem ser substituídos por alimentos de baixo IG, sobretudo quando consumidos de maneira isolada - como exemplificado, o arroz polido pela aveia, ou ainda, o arroz polido pelo arroz integral.
Obs: Assim como a qualidade, a quantidade dos carboidratos consumidos afeta a resposta glicêmica.
Existem estratégias nutricionais para abaixar sua glicose, porém como você tem caso de diabetes na família, precisa controlar o que come, pra não evoluir pra uma diabetes. Aumente os alimentos integrais e procure comer sempre junto carboidratos e proteínas na mesma refeição.
A glicose em jejum, apesar de importante, é muito sensível a sua alimentação atual, por isso ela não é o único exame a se considerar. Você pode buscar descobrir qual é a sua hemoglobina glicada, exame cujo qual te dará a média da sua glicose dos últimos 3 meses, aproximadamente; se você tem resistência para captar o hormônio insulina; como sugerido, fazer uma curva glicêmica de tolerância a glicose, avaliar sua produção de insulina; qual a quantidade e frequência que você come outras fontes de alimentos refinados e por que você está compensando a falta do doce com o aumento do grupo dos carboidratos. Sobre esse último, essa troca está te valendo a pena?

No mais, sua taxa de glicose está dentro do padrão considerado normal, então sua inquietação surge do seu histórico familiar ou da sua expectativa de exames perfeitos?

Se for pela questão familiar, apesar do fator genético, o fator ambiental influencia muito a questão do desenvolvimento de doença, o que significa que apesar de haver chance de você desenvolver essa doença, não significa que você irá, ou que ela seja desenvolvida agora. Então tente se manter em calma
Olá, somente a glicose isoladamente não é diagnóstico de diabetes. É importante que vc avalie a Hemoglobina Glicada, nossa "poupança" dos últimos 90 dias. Se maior que 5,7% pode ser um pré-diabetes. Caso confirme, não se preocupe com índice glicêmico, mas com a quantidade total de carboidratos do dia, incluindo os refinados, pois o efeito negativo depende da combinação com outros alimentos, por exemplo, arroz e feijão. Farelo de aveia, psylium, feijões e frutas com casca são excelente fontes de carboidratos do "bem"

Especialistas

Fernanda Soares Gonçalves

Fernanda Soares Gonçalves

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Priscila Caribé

Priscila Caribé

Nutricionista

Salvador

Aline Daher

Aline Daher

Psicólogo

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Mudança de comportamento alimentar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.