Eu fiz laqueadura tubária há 19 anos queria saber se eu tenho alguma chance de voltar para engravida

1 respostas
Eu fiz laqueadura tubária há 19 anos queria saber se eu tenho alguma chance de voltar para engravidar naturalmente
Entendo sua preocupação e desejo de obter mais informações sobre a possibilidade de engravidar após a laqueadura tubária. A laqueadura tubária é um método contraceptivo considerado permanente, onde as trompas de Falópio são cortadas, amarradas ou bloqueadas para evitar que os óvulos cheguem ao útero e sejam fertilizados.

Embora a laqueadura seja altamente eficaz, existe uma pequena chance de gravidez. A taxa de falha é muito baixa, cerca de 1 a 2 por 1000 mulheres, mas ainda é possível, especialmente se a laqueadura foi realizada há muitos anos. Com o tempo, em raros casos, pode ocorrer recanalização espontânea das trompas, o que permitiria uma gravidez natural.

No entanto, é importante considerar que, após 19 anos, as chances de engravidar naturalmente são muito reduzidas, especialmente devido à idade e ao tempo decorrido desde o procedimento. A fertilidade feminina naturalmente diminui com a idade, e a probabilidade de gravidez após os 40 anos é menor.

Se você está interessada em engravidar novamente, existem algumas opções que podem ser discutidas com seu médico:

Reversão da laqueadura: Este é um procedimento cirúrgico onde as trompas de Falópio são reconectadas. A taxa de sucesso depende de vários fatores, incluindo a idade, o tipo de laqueadura realizada e a saúde reprodutiva geral.

Fertilização in vitro (FIV): Este método bypassa as trompas de Falópio, permitindo a fertilização do óvulo fora do corpo e a transferência do embrião diretamente para o útero. Esta pode ser uma opção viável se a reversão da laqueadura não for possível ou se houver outros fatores de infertilidade.

Recomendo que você agende uma consulta com um especialista em fertilidade ou um ginecologista para discutir suas opções e avaliar sua saúde reprodutiva. Eles poderão fornecer informações detalhadas e personalizadas com base na sua condição específica e nos seus objetivos.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida. Cuide-se bem e procure orientação médica para garantir a melhor abordagem para sua situação. Fico à disposição para qualquer outra questão que você possa ter.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!