Eu falo com o nada, como se realmente tivesse alguém ali me escutando. Tenho conversas normais com e

22 respostas
Eu falo com o nada, como se realmente tivesse alguém ali me escutando. Tenho conversas normais com essas pessoas que eu imagino, que quase sempre são artistas que eu gosto, e na maioria das vezes, eu mesma respondo, como se fosse quem eu imaginei. Eu invento situações também, como se eu estivesse num outro país, em uma outra escola, em um programa x com uma dessas pessoas. As vezes eu finjo que falo outra língua, me imagino como alguém muito importante, ou que causa inveja em outras pessoas, ou me imagino sendo alguém da polícia que é incrível lutando, por exemplo. Eu finjo que artista x é um amigo muito próximo, ou um namorado, coisas assim.
Geralmente, quando eu falo com "eles", eu olho pra nada, mas é como se eu estivesse olhando pra pessoa e vendo as relações dela(mas eu não vejo elas, nem ouço nada).
Eu já tentei várias vezes parar com esse "hábito", mas não consegui. É como se essas pessoas que eu imagino fossem realmente amigos meus, e realmente estivesse comigo. Parece que eu criei um vínculo com elas. Eu me apaguei as mesmas, e quando eu tento parar, eu sinto falta de falar com eles.
Eu sei que não é algo normal, sei que devo parar, mas como disse, não consigo.
Talvez eu tenha criado isso por sempre estar sozinha, por não ter com quem conversar.
Gostaria de saber o que é isso, e com qual especialista deveria falar para tentar algum tratamento, caso necessário.
Olá, procure um Psicólogo, ele irá te ajudar a entender o que está acontecendo com você e indicar o melhor tratamento para você viver uma vida mais leve, feliz e saudável.
Espero ter ajudado. Abraços.

Olá, a vida fantasiosa muitas vezes é uma saída necessária que a mente inventa para nos proteger de sentimentos muito difíceis como a solidão, a falta de perspectiva, a falta de esperança, dificuldade de lidar com uma realidade árida e muitos outros motivos. O importante é que você rem consciência que tudo é imaginado e sabe distinguir a fantasia da realidade. Procure ajuda terapêutica para descobrir o motivo dessa sua conduta, certamente tem uma razão.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 70
Acolhimento, cuidado, escuta profissional...são algumas coisas que irá encontrar numa sessão de terapia...cuide de você.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá, muito interessante tua reflexão, me fez pensar bastante coisa. Vou resumir aqui.

Te perguntaria porque não acha “algo normal” esses personagens que você cria e com quem mantém suas conversas?

Alguns escritores como Raquel de Queiroz e Valter Hugo Mãe falam da experiência difícil de ter que se desprender, se despedir dos personagens que criaram em seus romances quando acabam de escrevê-los.

Diria que você tem uma capacidade criativa para tal inventividade. Isso por si só não me parece algo patológico.

Às vezes, inventamos estratégias para lidar com a dor e a solidão que são da ordem da criação literária. Nossa fantasia tem essa potencialidade.

Pelo que você descreveu estar sozinha é algo que te incomoda. Te digo que é sempre possível reinventar nossas escolhas e apostar no que desejamos.

Espero que minhas palavras te ajudem a pensar um pouco, e se quiser conversar mais fico à disposição para te ouvir em consulta. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Olá! Muito bacana você vir compartilhar conosco a sua história. Bom, como você relatou: se sente muito sozinha e criar esses personagens é uma forma de te afastar da solidão. Me lembrou muito o personagem do filme: o Náufrago, com o Tom Hanks, onde ele criou uma estratégia de não se sentir só na ilha deserta. Prefiro não contar os detalhes, para não dar spoiler aqui. Fica uma indicação de filme se você ainda não viu. Voltando a sua situação: você tem total consciência de que tudo isso é fruto da sua imaginação, o que é muito positivo, tem essa capacidade de discernimento entre realidade e fantasia. Mas já que você se sente incomodada, procure um psicólogo, talvez você esteja precisando de um profissional que possa te ajudar com essa sua queixa. Espero ter te ajudado.
Você parece ter noção de que está endereçando sua fala a um Outro, ainda que imaginado. A questão é que Outro é esse que só pode ser endereçado mediante imaginário.

Se você deseja entender o que se passa, procurar um/a profissional pode lhe ajudar a elucidar essa situação e quem sabe ter uma vida onde suas relações estejam pralem da sua imaginação.
Olá, o seu relato me fez pensar o quanto é corajoso você relatar de forma bem elaborada o que vem de ocorrendo. Oriento que busque por ajuda psicológica e psiquiátrica, pois me parece ao ler o seu relato que esses comportamentos vem lhe trazendo desconforto. E com esses profissionais você poderá entender melhor os motivos dessa relação fantasiosa. Espero ter respondido a sua pergunta. Insta @psi.izabellefreitas
Olá! Você está vivenciando relações imaginárias (mundo de fantasia). E você mesma tem uma possível explicação para isto: você se sente sozinha, sem ter com quem conversar. Além disso vivenciar estas relações imaginárias pode ser uma forma de alívio e de compensação por uma insatisfação em nossa vida real. Acredito que seja importante você procurar por ajuda profissional. Um psicólogo pode te ajudar a entender o porquê de você sentir tanta necessidade destes relacionamentos imaginários.
Parece que você está relatando ser uma pessoa com muita criatividade que possivelmente se sente insatisfeita com algum aspecto da sua vida - social, profissional, relativo a ansiedade ou autoestima etc. Talvez uma psicoterapia possa ajudar a entender o que está acontecendo. Dito isso, você escreveu "sei que devo parar". Deve mesmo? Por que? Se é algo que te causa sofrimento, ok. Mas se é só por achar que isso te faz "diferente" em algum sentido, aí talvez faça sentido questionar.
Abraço!
Olá! Sim, tem tratamento se vc quiser e achar que quer tratar. Procure por psicanalista/psicólogo para te ajudar a entender o que acontece.
Bom dia!!
A elaboração é algo difícil de controlar, e quando existe solidão geralmente a pessoa pode criar o habito de falar com amigos imaginários, a criança faz muito isso. Então na terapia iriamos buscar as causas da dificuldade em criar relacionamentos que preencham sua vida, e fazer dentro do espaço terapêutico vc diminuir essa elaboração. Então busque investir em vc fazendo terapia. Tenha um ótimo dia.
Olá!
Diante do seu relato é possível perceber que está sentindo só e criando seus próprios personagens para ter sua companhia. Por isso é de suma importância você procurar um psicólogo e fazer terapia. No processo terapêutico você vai se perceber melhor e também vai ajudar você a ir ao encontro do outro e assim ampliar sua rede de relacionamento.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Olá, todo comportamento compulsivo causa muito sofrimento. Possivelmente isso é uma defesa sua contra situações que te causam sofrimento. A psicoterapia pode ser de grande ajuda para você devolver formas mais produtivas de lidar com essas situações. Estou a disposição para te ajudar. Espero que fique bem, não precisa passar por isso sozinho(a). Forte abraço!!
Olá,
Obrigada por dividir conosco o que está acontecendo.
Já dizia o ditado: "As vezes é melhor estar só do que mal acompanhado, né!?"...rs
No entanto, somos seres relacionáveis, precisamos do outro para existirmos.
Pelo que você relatou, parece que esta se sentindo sozinha.
Você pode procurar ajuda psicológica para criar estratégias eficazes de como fazer novas amizades, conhecer novas pessoas e se sentir segura, capaz, empoderada.
Fico a disposição.
Obrigada! E tudo de melhor pra vc!!

Olá! Muito criativa a vida imaginária que tu criastes! Cada diálogo com dada personagem pode conter seus desejos e anseios, como ser vista com valor e ser ouvida com atenção. Tu dizes que estás bastante sozinha. Penso que tudo isto pode ser muito rico para uma escuta psicanalítica até que personagens reais possam circular na tua vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Boa tarde!
Tudo isto que você relatou necessita de ser melhor entendido, e somente após algumas terapias o psicólogo poderá fazer um melhor diagnóstico. Não hesite procure um psicólogo que você confie. Caso o psicólogo entenda que você precisa ser assistido também por um psiquiatra ele o encaminhará. O importante é que você rapidamente procure uma ajuda devidamente profissional, cuidado com as pesquisas que se faz na internet porque existe muitas informações incompletas ou até erradas.
Oi. Busque a ajuda de um psicólogo para entender porque isso está acontecendo com você e como parar. Abçs!
Olá. Como psicóloga te perguntaria: como se sente em relação as suas fantasias, elas têm provocado sofrimento ou perdas no seu cotidiano?Como está a sua vida social? O que essas fantasias provoca em você? E assim poderíamos compreender o funcionamento e o sentido delas na sua vida.
Muito interessante a sua história e me chamou a atenção de como você relata, que é sua imaginação. Isso demonstra uma diferenciação em relação a essas imagens que não me aparenta ser um transtorno grave. Em cada um de nós, o mundo inconsciente tem vida própria e uma das formas de se manifestar é através de projeções, como parece acontecer com você. Algumas técnicas que mediem esse contato, podem gerar um desenvolvimento da personalidade, conhecendo aspectos pessoais que não se tinha contato antes. Uma análise junguiana tem algumas estratégias que podem facilitar isso. Não chamaria isso de um tratamento, mas de um processo de integração de aspectos da própria personalidade. Pode te fazer muito bem. Um grande abraço.
Olá, seria muito importante buscar um profissional para te ajudar, pelo seu relato, parece que cria uma fantasia e se insere dentro e isso diz muito sobre voce querer sair da realidade, por isso é importante buscar ajuda para entender os motivos disso tudo. Espero muito ter te ajudado.
Olá! Sugiro que procure atendimento psicológico para que esclareça junto ao profissional, todas essas questões que de certa forma te traz desconforto. Até o ponto relatado, existe uma conscientização do que é real e o que é imaginário...fantasioso, o que é bem interessante.
Sentir-se sozinha te leva a defesas para minorar tuas angústias.
Se essa solidão não for devido a pandemia, se a tua realidade não está boa, procure sim um psicólogo, vai te ajudar muito.
Abraço!
Olá. Sugiro que busque um psicólogo para uma avaliação psicológica. Melhoras e um forte abraço