Eu estou tomando o Calman há dois meses. Quero saber se faz mal tomar direto ou preciso fazer uma pa

2 respostas
Eu estou tomando o Calman há dois meses. Quero saber se faz mal tomar direto ou preciso fazer uma pausa? Pergunto porque na bula diz algo sobre a coagulação sanguínea.
Sendo um composto à base de plantas (Cratego + Passiflora + Salix), as informações na literatura científica são insuficientes para poder responder sobre a segurança em longo prazo de seu uso. Plantas são usadas há milênios (ou mais) para tentar tratar doenças, algumas com sucesso, outras com resultados ainda não totalmente comprovados. Ocorre também que, quando se fazem pesquisas sobre plantas usadas na medicina tradicional, descobre-se após algum tempo que são tóxicas. E não esqueça que plantas possuem dezenas ou centenas de substâncias químicas diferentes em suas folhas, caules, raízes, flores, sendo que algumas delas podem ser terapêuticas e outras neutras ou mesmo tóxicas. Por exemplo, dentre as cerca de cem ou mais substâncias presentas na maconha, o canabidiol tem se mostrado útil em alguns tratamentos, porém o canabinol causa dependência. Finalmente, o Calman*, ainda por cima, é composto de três plantas diferentes, de modo que pode também haver interações imprevistas entre as substâncias contidas em cada uma delas. Assim, por incrível que pareça, o consumo de remédios industrializados, corretamente indicado, é mais seguro do que o de remédios "naturais". As medicações industrializadas são puras, contendo apenas uma substância, em geral, e em concentrações previamente estabelecidas. E, mesmo que remédios à base de plantas sejam vendidos sem receita, isto não significa que sejam mais seguras, pois muitos produtos (principalmente, no Brasil) são vendidos sem receita e são potencialmente tóxicos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Calman é um medicamento fitoterápico que combina extratos de valeriana, passiflora e crataegus, frequentemente usado para tratar ansiedade leve, estresse e insônia. Apesar de ser um medicamento natural, ele não é isento de precauções, especialmente quando usado por períodos prolongados. Vamos aos detalhes:

1. Uso contínuo: é seguro?

• O uso contínuo do Calman pode ser seguro para muitas pessoas, mas a necessidade de pausas ou avaliação periódica depende:
• Da dose utilizada.
• Da presença de condições preexistentes, como problemas de coagulação ou uso de outros medicamentos.
• De como você está respondendo ao medicamento.
• A menção sobre coagulação sanguínea está relacionada a potenciais interações da valeriana ou passiflora com a coagulação. Isso pode ser especialmente relevante se você já estiver tomando medicamentos anticoagulantes (como varfarina ou aspirina).

2. Precisa de pausa?

• Não há uma regra rígida sobre a necessidade de pausas no uso de Calman, mas muitos especialistas recomendam reavaliar o uso de medicamentos fitoterápicos após 2-3 meses para:
• Verificar se os sintomas melhoraram o suficiente para descontinuar o tratamento.
• Evitar possíveis efeitos cumulativos ou tolerância (quando o medicamento perde parte de sua eficácia com o tempo).

Se você estiver bem, pode ser interessante discutir com seu médico a possibilidade de reduzir a dose ou fazer uma pausa para observar como se sente sem o medicamento.

3. Possíveis riscos relacionados à coagulação

• O Calman pode, em casos raros, afetar a coagulação em pessoas com predisposição, especialmente se:
• Você estiver usando medicamentos anticoagulantes.
• Tiver histórico de sangramentos ou distúrbios de coagulação.

Se este não for o seu caso, o risco é geralmente baixo, mas é bom informar ao seu médico sobre o uso, especialmente antes de cirurgias ou procedimentos médicos.

4. O que você pode fazer?

1. Converse com seu médico :
• Ele podem avaliar se você precisa continuar o uso

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 152 perguntas sobre Calman
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.