Eu estou sofrendo de depressão, estou me alto-mutilando, mas não consigo me comunicar com meus pais

9 respostas
Eu estou sofrendo de depressão, estou me alto-mutilando, mas não consigo me comunicar com meus pais sobre isso, o que eu devo fazer ?
Procure ajuda de um Psicanalista que poderá identificar as causas. Se for menor de idade, vai precisar informar seus pais para assinarem um Termo de Consentimento para Psicoterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Procure outro alguém de sua confiança que possa te dar apoio para procurar ajuda. A depressão é um problema sério, mas tem tratamento. Um médico e um psicólogo darão orientações e indicarão o melhor tratamento para o seu caso.
Sabemos que é difícil, mas tenha em mente que um tratamento adequado ajudará a cessar as alto-mutilações e lhe trará qualidade de vida.
Atcs,
Olá,
A auto-mutilação é uma forma que sua cabeça encontra de dizer que não esta aguentando toda essa carga internamente, por isso começa a externalizar, uma das coisas mais difíceis do ser humano fazer é machucar a si próprio, então busque ajuda.
Se não quer contar a eles que está se machucando, explique que sente a necessidade de buscar auxilio com um psicologo, lá terá um ambiente que esse profissional não fará julgamento de suas ações, e lhe mostrará o caminho para sair dessa depressão.
Não deixe de buscar ajuda o mais rápido possível.
Estou a disposição
Att,
Em primeiro lugar é importante apontar que você já relacionou a auto-mutilação a depressão. Isso já mostra como você tem certa compreensão sobre o que está lhe acontecendo. Se você for maior de idade pode procurar ajuda sem precisar abrir para os seus pais nesse momento que está se mutilando. Sendo menor de idade pode pedir a ajuda deles para tratar da sua saúde mental, dizendo que quer se consultar com um psicólogo, por exemplo, omitindo a auto-mutilação até se sentir segura para contar. Eles não poderão negligenciar esse pedido. Provavelmente já devem estar desconfiados da necessidade.
Indico que procure por atendimento psicológico, para que não se machuque mais e que esses sintomas não aumentem. Na terapia você trabalhará, também, sobre o relacionamento com seus pais, como se expor com eles além de tratar os outros sintomas da depressão.
Tente entender o que te leva a não conseguir se comunicar com os seus pais sobre isso. Pedir ajuda a eles (caso você seja menor de idade) é muito importante. Diga que deseja procurar um profissional, e a psicoterapia psicanalítica pode lhe ser uma excelente opção.
Converse com alguém que se sinta confortável para expor as suas dificuldades. Havendo o seu consentimento, talvez seja mais fácil pra esta pessoa abordar este assunto com seus pais. Outra alternativa é procurar a ajuda de um psicólogo que poderá te dar o suporte necessário para conversar com seus pais e propor estratégias para o enfrentamento dos seus problemas, a fim de diminuir o seu sofrimento.
Procurar ajuda de um profissional da área, psicólogo, psiquiatria. Se você está estudando e é menor de idade, talvez possa conversar com algum professor da sua confiança para ajudar você a encontrar um profissional.
A auto mutilação é um alerta gritante para te mostrar que as coisas não estão bem com você, e se você chegou até aqui pedindo ajuda já é um bom começo. Procure um terapeuta e fale do que vem acontecendo e da dificuldade que tem de falar com seus pais, a sua fala vai trazer trazer informações sobre seus sentimentos e sobre seu comportamento que vão te ajudar a entender o que está acontecendo.Abraços

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.