Eu estava tomando Venlafaxina, o médico trocou por Sertralina, sem desmame do anterior, fiquei com insegurança

3 respostas
Eu estava tomando Venlafaxina, o médico trocou por Sertralina, sem desmame do anterior, fiquei com insegurança sobre isso... Pode ser feito desta forma ou precisa reduzir aos poucos a Venlafaxina, para não sentir efeitos da retirada? Agradeço desde já
O desmame da Venlafaxina pra quem toma dose acima ou igual a 75mg é aconselhável, para evitar a Síndrome de Retirada. Da classe dos antidepressivos é um dos remédios que mais tem chance de causar. Aconselho procurar seu médico e indagar sobre o risco da abstinência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Cara paciente, o desmame da qualquer medicação é realizado com o intuito de se diminuir a chance do que chamamos de Síndrome de Retirada ou de Descontinuação ( náuseas, sensações de choques elétricos, perturbações do sono, flutuações do humor, ansiedade, agitação) . Faz sentido a sua insegurança, porém a decisão do seu médico/psiquiatra deve ter se baseado em uma dose mínima em curso, sendo mínima(Sertralina 25-50mg/dia) diminui a ocorrência de qualquer efeito.
O principal risco da retirada abrupta de algumas medicações como a venlafaxina é a síndrome de retirada, que pode acarretar ansiedade, apreensão, anorexia, agitação, tontura e humor negativo. São sintomas desagradáveis, mas não trazem em geral maior perigo.

Pode haver diferenças individuais na sensibilidade aos sintomas de retirada e, sobretudo, elas vão depender das doses que a pessoa estava usando e se vai começar a tomar imediatamente alguma outra medicação.

Também os próprios sintomas depressivos e ansiosos que a pessoa ainda apresente podem ser confundidos com os da síndrome de retirada, de modo que se estiver sentindo algo, peça esclarecimentos ao seu médico antes de concluir que é devido à suspensão da venlafaxina.

Se a indicação da troca (de venlafaxina por sertralina) estiver correta e você não tiver sentido nada, não há porque ficar preocupada. A síndrome de retirada ocorre horas a um dia após a suspensão, de modo que se nada ocorreu até aí, possivelmente não ocorrerá mais

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2677 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.