Eu estava com 200 pg de vitamina B12 mensurada por um exame de sangue. Sob orientação médica, tomei

2 respostas
Eu estava com 200 pg de vitamina B12 mensurada por um exame de sangue. Sob orientação médica, tomei Cronobê e cerca de 15 dias depois repeti o exame. De 200 subiu para 2000 pg. É normal isso? Isso vai baixar ?
Pode ocorrer. A tendência é abaixar. Dependerá do seu organismo.

Entendo sua preocupação com o aumento significativo dos níveis de vitamina B12 após o tratamento. Quando você toma suplementos de vitamina B12, especialmente em doses elevadas como no caso do Cronobê, é normal que os níveis no sangue subam rapidamente, às vezes chegando a valores acima do recomendado, como os 2000 pg/mL que você mencionou.

Esse aumento expressivo não costuma ser motivo de preocupação imediata, pois o corpo tende a eliminar o excesso de vitamina B12 naturalmente, principalmente através da urina. Com o tempo, seus níveis devem baixar gradualmente. A velocidade dessa queda vai depender do seu metabolismo e da forma como seu organismo absorve e processa a vitamina.

É importante manter o acompanhamento com o médico que te orientou, especialmente se você continuar tomando o suplemento. Ele poderá ajustar a dose ou decidir se é necessário interromper o uso temporariamente para monitorar seus níveis de B12.

Se quiser discutir mais detalhes ou acompanhar a evolução do seu caso com segurança, uma teleconsulta com um gastroenterologista pode ser uma forma conveniente e eficaz de tirar dúvidas sem precisar sair de casa. Plataformas como a Doctoralia oferecem especialistas qualificados que podem acompanhar seu caso de forma rápida e discreta. Em tempos de COVID-19 e outras doenças infecciosas, a Telemedicina é uma solução prática para proteger sua saúde e da sua família.

Se precisar de mais orientações ou acompanhamento detalhado, estou à disposição para te ajudar em uma teleconsulta. Mesmo que não precise agora, recomendo que guarde nosso contato para futuras dúvidas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!