Eu e meu marido estamos com muitos problemas conjugais, precisamos fazer terapia de casal, sei disso,

28 respostas
Eu e meu marido estamos com muitos problemas conjugais, precisamos fazer terapia de casal, sei disso, o que eu não sei é se marco primeiro individual ou casal...alguém pode me ajudar?
Olá!
Penso que, desde que o casal esteja disposto a realizar a terapia, poderia marcar direto a terapia de casal. A Terapia Cognitiva Comportamental é bem apropriada para esse fim. Se precisar, estou a disposição.
Abs

Olá! Minha prática é de receber o casal separadamente no primeiro momento. Passamos só trabalho juntos no segundo momento. Recomendo Est estratégia. Forte Abraço!
Olá! Segundo seu relato sobre os problemas conjugais, seria melhor marcar primeiro a terapia para o casal e, de acordo com o andamento das sessões, o próprio psicólogo sentirá se há ou não a necessidade para a terapia individual e os encaminhará. Desde já, desejo o melhor para o casal!
Olá!
Geralmente o homem apresenta uma resistência maior para buscar ajuda profissional. Se ambos, você e o seu marido, estão de acordo em fazer terapia para tratar a relação conjugal de vocês, procure um terapeuta especializado em atendimento a casais e família. Caso o movimento de buscar ajuda parta somente de você e o seu marido não reconheça essa necessidade, você pode buscar atendimento individual, pois mesmo que vocês sejam um casal, cada pessoa tem o seu tempo.

Coloco-me à disposição.
Você não menciona se seu marido estaria de acordo em fazer terapia de casal. Segundo o meu ponto de vista, seria interessante saber o que ele pensa a respeito. Se ambos estiverem de acordo, a terapia de casal pode ser muito interessante!
Tenho escrito sobre terapia de casal e ou outros assuntos na minha página pessoal e na minha fanpage do Facebook. Se quiser saber um pouco mais como funcions essa modalidade terapêutica, me coloco à disposição.
Abraços
Acredito que seria mais indicado marcar uma terapia de casal ao invés de uma terapia individual primeiro, visto que o problema é no relacionamento de vocês. Se cada um fizer terapia de forma individual será mais difícil identificar o problema do casal. A terapia cognitivo-comportamental é muito eficiente em se tratando desse assunto além de oferecer resultados mais rápidos.
Se ele estiver de acordo, marque uma terapia de casal, mas caso contrário, já que você está sentindo essa necessidade, aconselho você procurar marcar uma sessão para você, e após já se sentindo mais tranquila, poderemos convidá-lo a fazer uma terapia de casal. Se ele aceitar o convite, será ótimo para vocês dois. O mais importante agora é você se sentir bem para poder ajuda-lo a dar um passo junto.

Espero ter ajudado.
Sim, recomendo sempre uma entrevista individual primeiro para podemos analisar a demanda. Dependendo da situação decidi-se por uma análise individual para os dois, para, de casal. Há diversos fatores que devem ser analisados que são contradindicações para um bom trabalho.

Att

Danilo
A Terapia de Casal não é feita sempre com o casal diante do terapeuta. A Terapia é de Casal, é para solucionar o problema que está atrapalhando a convivência, mas o atendimento é bastante individual, porque são os problemas dos dois que estão atrapalhando o casamento, os problemas comuns são resultado dos problemas individuais, o atendimento é feito inicialmente para arrumar a vida dos dois comumente e daí eles seguem individualmente. Cada um tem sua experiência de vida e seus traumas para serem tratados.
Ambas são válidas. Se você sente a necessidade de terapia individual, penso que deve investir. Acredito que antes do trabalho com o casal existe um trabalho individual, com ambos. A forma que o casal está se relacionando pode estar falando de uma dificuldade individual de casa um em se relacionar, não só entre si, mas com o mundo.
;)
Olá,
proponha a seu esposo inicialmente a terapia em casal, e se ele estiver de acordo marque inicialmente para os dois, se ele por acaso ficar exitante, não crie mais um problema para o relacionamento, vá a terapia você e se cuide, afinal os outros não mudam, se quisermos uma mudança, esta deve partir de nos mesmos.
Estou a disposição
Att,
Prezada

Sempre trabalho com o casal junto na minha forma de atuar, não há necessidade de terapia individual, nem é aconselhável, quando é o casal que vai se tratar, pois isso pode gerar fantasias equivocadas sobre o que cada um disse a mim, sem a presença do outro.
Você a princípio deve marcar para ambos, pois a terapia de casal deve envolver vcs dois. De qualquer forma, pergunte ao terapeuta de casal escolhido, ele te dará mais informações de como ele trabalha.
A Terapia de Casais, não deve principiar com atendimento em dupla. Deve ser individual abordando os transtornos do casal. Cada individuo é um mundo único e primeiro deve estar bem consigo mesmo para estar bem em seus relacionamentos sociais. Procure um especialista terapêutico e faça uma consulta de avaliação para se decidir pelo atendimento mais adequado.
A terapia de casal e família pode trabalhar primeiro com quem estiver mais disposto ou com as duas pessoas. Isso pode ser avaliado na primeira comunicação pelo telefone e dado alguma sugestão. Cada caso é um caso e o paciente ajuda com informações a construir junto com o terapeuta qual a melhor abordagem.
Geralmente agendo a sessão para o casal logo no primeiro encontro. Quando observo a necessidade, agendo sessões individuais, sempre tomando o cuidado de deixar tudo muito claro e objetivo, visando deixar o casal à vontade para falar de suas dúvidas e expectativas. O vínculo terapêutico com o casal precisa ser criado e deve ser bem delineado nesse momento.
Olá,
Se vocês já estão em comum acordo de fazer terapia de casal é muito importante que os dois estejam presentes na primeira sessão, pois a intenção é que vocês caminhem juntos.

Boa sorte.
Acredito ser difícil dissociar o comportamento no ambiente como fruto da sua condição individual. Sendo assim, as atitudes que se toma diante da relação conjugal tem tudo a ver com seu modo de ser. Sugiro que comece com uma terapia individual e na sequencia, após o amadurecimento de algumas questões, partir para um acompanhamento do casal. Importante que os dois iniciem o tratamento com profissionais diferentes e depois partam para a terapia de casal. Seja Feliz!
A terapia de casal vai demandar da opção dos dois, e a preferência de cada. Se chegaram a um concenso por fazer os dois que seja assim e a terapia irá fluir de acordo com a demanda que trazerem.
E o mais importante é esta busca para se ajustarem e procurar viverem com paz e felecidade para ambos.
Atenciosamente!
Mônica
Você já procurou postando sua pergunta neste site. Quando o sapato aperta incomoda. A pessoa mais importante na sua vida não é seu marido, não são seus filhos se os tiver, não é sua mãe nem se pai nem seus irmãos. É você, e se você estiver bem, estiver Presente, o resto acontecerá por acréscimo. Um abraço grande bem respirado querida!
Se for tratar dessas questões pela via do Atendimento Psicanalítico, o atendimento deve ser individual, preservando a subjetividade e singularidade de cada sujeito.
Olá. A terapia de casal é mais frutífera quando ambos reconhecem a necessidade desse tipo de auxílio. Em todo caso, sempre há aquele que está mais disposto. Há várias formas de trabalho e creio que o mais importante é que antes de tomar uma decisão quanto a isso você e seu marido cheguem a um acordo (qual é a questão em jogo, quem está mal em relação a isso, etc.). Caso ele não considere importante, sugiro que busque auxílio do mesmo jeito. Em alguns casos, o(a) terapeuta pode convidar seu marido para uma sessão. Se forem iniciar uma terapia de casal, sugiro que não haja sessões individuais, a menos que o casal considere isso importante porque essa prática pode favorecer a disputa por uma aliança com o(a) terapeuta.
Se os problemas são, principalmente, do casal e ambos estão dispostos a iniciar a terapia procure por um terapeuta de casal.
A meu ver, se ambos estão conscientes dos problemas existentes, e dispostos a iniciar o processo psicoterápico, seria frutífero o trabalho em terapia de casal. Porém, no meu método de trabalho, faria antes uma entrevista individual com cada um, para então poder delinear o trabalho com o casal propriamente dito.
Se os dois estão de acordo,devem ir juntos `a primeira entrevista. Caso o terapeuta ache necessário, irá propor que em algum momento cada um venha individulmente a uma sessão para então retomar com o casal.
É importante deixar claro que na terapia de casal o foco da análise será o Relacionamento, e não análise individual. Recomendo que além da terapia de casal e claro, conforme a gravidade da situação, seja necessário a intervenção individual de cada um dos cônjuges, porém com psicólogos diferentes, de forma a não comprometer a evolução do caso.
Boa noite. Se ambos concordam em fazer a terapia, busque um psicologo para dar inicio. Agora se ele não concordar busque para você a terapia.
Olá! A terapia de casal deve ser iniciada na presença dos dois, desde que ambos estejam de acordo. Caso seu marido não concorde com a terapia e se recuse a ir, busque o atendimento individual para você já que considera algo importante. Um abraço e sigo à disposição!