Eu desenvolvi a anorexia a um ano atrás, emagreci 20 quilos, pesava 57 quilos, hoje peso 37, quero sair

9 respostas
Eu desenvolvi a anorexia a um ano atrás, emagreci 20 quilos, pesava 57 quilos, hoje peso 37, quero sair da doença só que sinto muita dificuldade, pois tenho consciência que estou doente e tenho que comer mais e quero engordar, mais ao mesmo tempo isso me deixa em estado de depressão. O que devo fazer?
Esse transtorno alimentar deve ser acompanhado por especialistas (psiquiatras, psicólogos, endocrinologistas, nutricionistas), não é um distúrbio que se resolve sem uma equipe junto. Essa equipe avaliará sua situação e lhe indicará as melhores técnicas, procedimentos e medicações para que vc se recupere da melhor maneira possível

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, como Fernanda Soares respondeu acima, você deve ser acompanhada por uma equipe interdisciplinar, envolvendo outros profissionais.
Sua relação com a comida perpassa por estados emocionais. Você deve desenvolver melhor a sua auto-estima aumentando a sua variabilidade de comportamentos. Procure um psicólogo que lhe auxilie.
Sugiro que procure um Psicanalista que pode te ajudar a entender e tratar melhor a sua patologia pois somente a consciência de que precisa engordar não é suficiente, é preciso descobrir a causa de sua anorexia.
É fundamental o acompanhamento psiquiátrico, uma vez que a depressão está associada à anorexia. Além disso, o acompanhamento com outros profissionais, conforme os colegas descreveram.

É indicado buscar uma psicoterapia, afinal, podem existir afetos e conflitos inconscientes que influenciam nas formas de se rejeitar os alimentos.
Olá!
Percebo pela sua fala que apesar de você ter consciência da sua doença e saber que você precisa comer mais para conseguir aumentar o seu peso, só de pensar em ter que comer mais e engordar já te deixa num estado de depressão por algum motivo, que ainda não está muito claro. Sugiro que você procure fazer terapia para entender melhor o que está acontecendo com você.

Espero ter ajudado,
Abraços,
Marcela.
O acompanhamento psicológico em casos graves de distúrbios alimentares é indispensável pois esses quadros costumam envolver muito sofrimento para o paciente e também os familiares. Não existe tratamento fixo e cada caso se configura de forma particular, sendo muitas vezes necessário um tempo longo de trabalho tanto para o psicólogo quanto outros profissionais envolvidos.
Ter a consciência da doença é muito importante, porém sair dela sem ajuda profissional é mais difícil. Minha sugestão, como a dos demais colegas, é procurar uma equipe multidisciplinar (psicólogo, psiquiatra, endócrino e nutricionista) para que possam apoiá-la. Procure o quanto antes, pois possivelmente você pode estar em um estado de desnutrição grave, que pode acarretar outros problemas de saúde. Quanto antes iniciar o tratamento, melhor. Considere a abordagem Cognitivo-Comportamental.
Esse tipo de transtorno deve ser acompanhado não somente pelo psicologo, mas também por psiquiatra, nutricionista e endocrinologista, pois assim, terá todo suporte para enfrentar esse trastorno, pois terá acompanhamento deste o psicológico a alimentação. Além dos cuidados da equipe de saúde, é indispensável que a família esteja caminhando junto com você no tratamento, e claro, que você se entregue ao tratamento verdadeiramente.. pois a depressão e anorexia caminhão juntas, e o sofrimento não atinge somente você mas a família também.
Concordo com as opiniões de meus colegas, principalmente com a Dra. Rafaela, deve haver um trabalho multidisciplinar entre psiquiatra, nutricionista e psicólogo. O psiquiatra poderá avaliar, diagnosticar e oferecer medicamentos adequados para restabelecer certo nível de bem estar, para sentir-se melhor. A nutricionista ajudará na avaliação e adequação alimentar. O psicólogo, por meio da psicoterapia, terá como principal finalidade a modificação dos pensamentos (crenças), buscando a alteração emocional e comportamental para superar o problema e conseguir se alimentar, contribuindo para uma vida saudável e feliz.

Especialistas

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Milena Cristina Da Silva

Milena Cristina Da Silva

Psicólogo

Assis

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 44 perguntas sobre Distúrbios alimentares
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.