Eu amo uma pessoa com esquizóide, conversar com ela é como querer quebrar uma parede com o próprio

9 respostas
Eu amo uma pessoa com esquizóide, conversar com ela é como querer quebrar uma parede com o próprio corpo. Como posso ter uma relação saudável e fazer ela se sentir a vontade comigo apesar de apresentar as características da doença?
Olá! Relacionamentos são fontes de prazer e sentido nas nossas vidas, contudo, não podemos nos esquecer que potencialmente são igualmente fontes de desprazer e frustração.

Antes de levar em consideração o relacionamento com uma pessoa esquizóide, considere que todos os relacionamentos carregam problemas e que não há essa normalidade. Seu companheiro trará as dificuldades que ele carrega para a relação e você as suas, assim como em qualquer relacionamento.

A distância e o sentimento de rejeição estarão presentes e também estarão as alegrias e descobertas. Mas exatamente por saber que existem restrições à intimidade para uma pessoa esquizóide, isso pode ser inclusive uma vantagem, pois você saberá que não se trata de uma questão pessoal e que ele precisa da distância e de tempo para elaborar aquilo que ele sente. Não se trata de você compreender o que deve fazer, mas acalmar-se e esperar menos.

Caso tenha alguma dúvida, fico à sua disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá querida, imagino que você já tenha se informado sobre o funcionamento esquizóide, mas para além de um diagnóstico, é importante que essa relação conte com o acolhimento e parceria natural de dois seres humanos que desejam estar juntos, porém, com características diferentes.
É importante que você esteja bem consigo mesma e nesse relacionamento para que consiga encontrar soluções cada vez mais adequadas para às problemáticas que são comuns aos relacionamentos e que podem se agravar devido às características esquizóides.
O equilíbrio entre a proximidade e o respeito ao espaço pessoal é fundamental. Para isso, será necessário que você desenvolva sua sensibilidade. O vínculo forte entre vocês pode contribuir muito para isso!
Olá! Independente dos relacionamentos, o mais importante é estarmos de bem consigo mesma, e saber o motivo pelo qual estamos nesse relacionamento, aconselho procurar uma ajuda psicológica para conseguir lidar com algumas questões direcionadas com a patologia da pessoa que estas, para saber qual a melhor maneira de agir e para que vocês consigam mantem um relacionamento saudável. Fico a disposição!
Olá! Para ter um relacionamento com uma pessoa com personalidade esquizoide é importante ter paciência, bom humor e se manter aberto para ouvir as necessidades da pessoa, pois para ela relacionamentos são difíceis de entender. Talvez algumas consultas de terapia de casal sejam úteis para ajudar vocês a desenvolver uma comunicação saudável sobre as necessidades e desejos de cada um, com respeito e parceria.
Boa tarde
A personalidade esquizoide, assim como qualquer outro transtorno, tem suas peculiaridades e graus de comprometimento mental, social, profissional e de relacionamentos. A melhor maneira de manter um bom relacionamento é o esclarecimento do quadro. Uma Terapia de Casal ou individual pode ajudar bastante. Deve-se levar em conta que nos relacionamentos, de maneira geral, sempre haverá questões a serem resolvidas!
A comunicação entre duas pessoas seja um casal ou outra dupla pode encontrar entraves, levando-se em conta as particularidades de cada uma das pessoas envolvidas. Em se tratando de uma delas ter essa personalidade esquizo mais do que nunca deve-se buscar ajuda, também informações e orientações para levar o relacionamento conjugal da melhor forma; trata-se de algo bem importante e que merece atenção e ajuda profissional. Sugiro a busca da terapia seja para o casal ou mesmo para você que relata a dificuldade, assim a dupla acaba se adequando e tendo benefícios a partir do conhecimento que decorre do processo terapêutico seja ele individual ou do casal.
Pessoas com transtorno de personalidade esquizoide são emocionalmente distantes e apresentam pouco ou nenhum interesse por relacionar-se com outras, inclusive sexualmente. Muitas vezes interagem no máximo com seus familiares em primeiro grau.

Como ocorre em outros quadros psiquiátricos, o grau de comprometimento é variável mas, SE o diagnóstico estiver correto, você deve sobretudo diminuir suas expectativas quanto a ter um relacionamento afetivo caloroso. Se isto ocorrer, será algo incomum e inesperado e imprevisto e, certamente, fugirá totalmente à regra.

Procure conversar com o(a) psiquiatra que atende a pessoa com quem se envolveu, lembrando-se de que ele(a) vai ter restrições éticas em lhe dar informações. Procure ler bastante sobre o assunto para saber o que esperar. Procure serviços especializados em esquizofrenia e que tenham atendimento para pacientes esquizofrênicos estabilizados, que terão muito em comum com pessoas com personalidade esquizoide e talvez possam ajudá-los.
Olá! A psicoterapia é a forma de tratamento mais frequentemente utilizada, pois vai se concentrar em aumentar as habilidades de enfrentamento gerais, bem como na melhoria da interação social, comunicação e autoestima.
Olá! acredito que em todo relacionamento tem que ter bom humor, confiança e segurança. Acredito que passar esses sentimentos seria uma boa forma para lidar com a situação e ter muita paciência nos dias difíceis.
Entender a dificuldade de aproximação da pessoa com transtorno esquizoide é fundamental. por isso a paciência.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 125 perguntas sobre Dificuldades no relacionamento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.