Estresse pode baixar imunidade (no sentido de células de defesas) ?

12 respostas
Estresse pode baixar imunidade (no sentido de células de defesas) ?
Para suportar o estresse (embrando que no estresse a reação esperada seria fugir ou enfrentar) deixamos gastamos um energia vital, isso tem um preço, o sistema imunológico comumente enfraquece pois conta com essa energia. Alem da queda da imunidade podem aparecer outros sintomas. Mas o que fazer? É preciso falar disso, melhor se puder ser feito na presença de um profissional para que ele possa fazer você analisar as situação estressantes e assim poder dar um sentido simbólico para isso e não imaginário, no sentido que o registro imaginário nos faz sofrer no corpo enquanto que o simbólico nos possibilita articular o sofrimento, os sintomas com o nosso desejo. Troca do em miúdos, procure um pasicanalista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Procure fazer uma psicoterapia para minimizar sua ansiedade e lidar melhor com as situações stressoras da sua vida. Você irá entrar em contato consigo mesmo e ampliará seu nível de consciência para uma melhor qualidade de vida. Melhorará sua auto-estima e sua imunidade!
Atenciosamente!
Mônica Araújo!
Sim, o estresse pode baixar a imunidade, principalmente se não for gerenciado, quando se torna estresse crônico. Isto ocorre devido ao mecanismo fisiológico que o elemento estressor causa no organismo, que gera o aumento da adrenalina e noradrenalina que, por sua vez, inibe a resposta imune.
Há psicólogos hoje que trabalham com o treinamento de gerenciamento do estresse, modulando a resposta do indivíduo frente aos elementos estressores e os resultados costumam ser muito bons.
Bom dia.

Para enfrentar os estressores do dia a dia o organismo disponibiliza uma carga generosa de hormônios para que a pessoa possa lidar com as adversidades e suspende temporáriamente o sistema imunológico.

O fato é que a sobreposição de estressores debilita o organismo e podemos adoecer fisica e mentalmente.

É comum as estórias de pessoas que esperam pelas férias e quando chega contraem alguma doença (por ex: resfriado, dores na coluna...) pelo fato de seu organismo ter relaxado, não haver a contínua descarga de hormônios e o sistema imunológica não ter retornado ao nível ideal.

O ideal é que tenhamos hábitos e comportamentos saudáveis para retornarmos ao equilíbrio e não somente quando as férias chegarem.

O autoconhecimento através da Psicoterápia ou do Coaching são ferramentas eficazes para lidar com o estresse e manter-se saudável.

Abraços.
Natalia
Sim. Isso acontece pelas alterações hormonais ocasionadas pelo estresse. Sendo assim, outros diversos problemas de saúde podem surgir devido as alterações hormonais ocasionadas pelo estresse.
Pode sim. Somos todo interligados, mente e corpo. Todo o pensamento e emoção tem impacto no organismo. Se ficamos tensos muitas vezes, o organismo vai responder e corre o risco de adoecer. Fazer psicoterapia e se achar necessário e benéfico ir num médico ortomolecular que cuida da nutrição, sugiro que seja o ideal, caso a pessoa se sinta debilitada.
Olá! Sim, é verdade, principalmente quando há alguns sintomas como insônia, por exemplo. Sugiro que você procure um psicólogo, canalize suas energias, provoque em si mesmo um autosuporte e troque o foco das situações de estresse. Boa sorte! Um abraço!
O estresse pode sim causar baixa da imunidade e estimular o aparecimento de várias doenças, como exemplos mais comuns podemos ver as doenças de pele e digestivas . Mas primeiramente você deve investigar com um profissional se não há algum fator físico também associado. A psicoterapia ajudará você a enfrentar melhor todos os seus sentimentos relacionados com sua vida e que lhe causam desconforto. A terapia vai ajudá-lo a redirecionar seus pensamentos, sentimentos e atitudes para um olhar mais criativo e feliz em todos os campos da sua vida que você desejar cuidar.
Pela pergunta, parece que você já sabia. Agora, tem estresse bom e estresse ruim. O estresse ruim, sem dúvida, é o estresse exagerado, alienado, sem resultado compensador. O estresse bom é aquele que termina com um sucesso, uma satisfação como por exemplo no esporte. Os empregadores costumam confundir e exigir que a pessoa sinta o estresse no trabalho como um estresse bom. Campo de ampla discussão, caso por caso.
Pode sim, principalmente se tiver uma duração mais longa, a baixa da imunidade ocasionada pela perda do apetite e demais sintomas relacionado as funções gastrointestinal, como também insônia, irritação e tantos outros sintomas que levam a um desgaste do corpo e da mente.
Sim, a forma como lidamos com as pressões do dia-a-dia impactam no nosso corpo. Principalmente se tarefas rotineiras estão sendo feitas sem intervalo para relaxar o corpo e mente. O importante é entender que não é a quantidade de coisas a serem feitas, mas sim como estão sendo feitas. Caso contrário, com a manutenção do estresse, o risco de surgirem doenças é cada vez maior.
Espero que tenha ajudado.
Bom dia, sim. O estresse pode baixar a imunidade. Como é a sua rotina? Você se sente estressado com frequência? Se engana quem pensa que estresse é frescura, ele é um problema que deve ser levado a sério! O ritmo que levamos a vida tem sido muito acelerado, exigindo muito de nós, tanto fisicamente, como emocionalmente. O estresse pode se originar, por exemplo, no trabalho, nas relações pessoais e nas dificuldades financeiras. Quando se tem o acúmulo de situações estressantes sem saber administrá-las são gerados sintomas, que incluem efeitos físicos e emocionais, que podem comprometer a qualidade de vida. Sendo eles: Ansiedade, crises de pânico, perturbações do sono, impaciência, negatividade, entre outros. Assim como, nosso corpo também sinaliza quando estamos no limite de nossa exaustão, podendo gerar gastrite, dores musculares, irritações na pele, etc. Ninguém é de pedra, precisamos aprender a lidar com nossas emoções se queremos viver uma vida mais saudável e tranquila. Um psicoterapeuta pode te ajudar nisso.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 55 perguntas sobre Estresse
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.