Estresse crônico pode causar alterações hormonais? Em caso positivo, quais glândulas são as mais

2 respostas
Estresse crônico pode causar alterações hormonais? Em caso positivo, quais glândulas são as mais afetadas e quais exames podem detectar tais alterações?
Bom dia.

Estresse crônico pode provavelmente alterar nossa imunidade. Até pela razão de que o estressado não se cuida, não dorme, não pratica atividade física, o que acaba piorando seu stress e sua imunidade.

Alguém que tenha uma alteração imune não necessariamente terá problemas em glândulas, existem outros locais (no corpo todo) que podem desenvolver doenças, basta surgir um anticorpo contra eles.

No entanto, não saímos procurando problemas aleatoriamente em glândulas somente pela razão de uma pessoa andar estressada. Idealmente, na boa medicina, procuramos pelos sintomas e investigamos se há doença.

Contudo, no estresse crônico, o qual acredito que esteja dizendo como o psicológico / dos desafios da vida, a maioria dos sintomas vem da falta de auto-cuidado, má alimentação, falta de sono, falta de atividade física. Apesar disso, dentre as alterações hormonais que mais se confundiriam com essas questões seriam as da tireóide, até por serem as mais frequentes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Sim, o estresse crônico pode causar alterações hormonais. Ele afeta principalmente as glândulas adrenais (ou suprarrenais), que produzem cortisol, o hormônio do estresse. O estresse também pode impactar a função da tireoide e dos ovários, influenciando a produção de hormônios tireoidianos e sexuais. Para detectar essas alterações, exames como dosagem de cortisol, TSH, T4 livre, T3 livre, além de exames hormonais específicos, podem ser solicitados. Se você está preocupado(a) com os efeitos do estresse crônico em sua saúde, agende uma consulta para uma avaliação completa e orientação adequada!

Especialistas

Leônidas Ferro Filho

Leônidas Ferro Filho

Cirurgião geral, Médico clínico geral

São Paulo

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 565 perguntas sobre Hipotireoidismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.