estresse causa problemas intestinais?

10 respostas
estresse causa problemas intestinais?
Sim o estresse causa diversos problemas no nosso organismo no trato digestivo, pode levar problemas como constipação (prisão de ventre) e /ou diarreia (síndrome do cólon irritável) muito comum em jovens que estão com o humor alterado pela ansiedade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! pode sim! o estresse assim como diversos estados emocionais, podem de alguma forma refletir no corpo, existem inúmeras somatizações, dependendo de cada pessoa, como por exemplo: alergias na pele, feridas na boca, queda de cabelos, problemas intestinais e etc. É interessante você procurar a psicoterapia para o tratamento do estresse que pode ou não estar causando o desregulamento do seu intestino, e seria interessante também, você procurar o médico coloproctologista, deste modo, ele irá observar os seus exames e irá ou não descartar os possíveis motivos físicos dos seus problemas intestinais. Espero ter ajudado, abs.
Olá! Pode causar sim! O estresse provoca diversas alterações no organismo, tanto de forma fisiológica, como psicológica - cognitivo ou comportamental.
Caso ocorra de forma recorrente, seria ideal buscar um médico gastroenterologista ou clínico geral, para que se possa verificar a possibilidade de um comprometimento biológico.
Porém, quando falamos de estresse é importante enfatizar que algumas situações ambientais podem ser provocadoras de ansiedade, dependendo da forma que o paciente lida com esse nervosismo. Assim, seria importante buscar um psicólogo para auxiliá-lo à investigar as causas dessa ansiedade, assim como estratégias de enfrentamento.
O estresse pode sim afetar o sistema gastrointestinal como um todo, podendo por exemplo elevar o aumento de produção de suco gástrico, diarreia, azia etc. Todavia é interessante antes de chegar a qualquer conclusão precipitada, procurar um gastroenterologista para excluir qualquer possibilidade de causa orgânica.
Caso não seja encontrado algo dessa ordem, pode ser interessante procurar um acompanhamento psicoterápico.
Olá, pode causar sim. É importante que vá até um médico, para verificar se há algum problema orgânico. Paralelamente, se você tem sentido estresse, procure também um psicólogo. A terapia pode te ajudar a lidar melhor com o que está te estressando. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços.
Olá. O mal estar psíquico pode se manifestar de diversas formas. Uma delas é pela formação de sintomas físicos, como os intestinais. No entanto, cada um reage de uma forma. O estresse e a ansiedade podem causar sintomas físicos ou outros sintomas, sendo importante cada um falar daquilo que o aflige.
O corpo sente de diversas formas os efeitos da ansiedade ou estresse . E dentre elas estão os efeitos gastrointestinais como diarréia, prisão de ventre ou refluxo.
Sempre é importante conhecer as causas biológicas desse mal estar assim como as possíveis causas psicológicas.
Por isso procure um médico, mas também um psicólogo para lhe ajudar em seu problema.
Olá, bom dia!
O estresse pode causar, sim, problemas intestinais.
O primeiro passo é buscar um médico para investigar se há causas orgânicas nesse quadro sintomático.
Junto a isso, busque uma ajuda psicológica, para trabalhar as causas emocionais desse estresse e melhorar sua qualidade de vida.
Espero ter ajudado. Fique bem.
Sim! A ansiedade pode causar sintomas físicos. Mas com ajuda de terapeuta cognitivo Comportamental e com algumas técnicas de relaxamento, esses sintomas automaticamente diminuíram.
O sistema digestivo é uma zona muito sensível às nossas emoções. Os tão conhecidos "frios na barriga" causados pelo medo ou pela ansiedade, ou até mesmo as "borboletas no estômago" que as paixões nos causam, são sensações que confirmam a sensibilidade desta zona. Para o stress e tantos outros sofrimentos psíquicos não é diferente, sendo muito comum a melhora quando nos atentamos às causas desses problemas.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Raquel Matos Melo Alves

Raquel Matos Melo Alves

Psiquiatra, Médico clínico geral, Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 55 perguntas sobre Estresse
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.