Estresse causa danos permanentes ao cérebro? Se sim, quais?

8 respostas
Estresse causa danos permanentes ao cérebro? Se sim, quais?
Boa tarde.
O estesse pode desencadear vários transtornos psicológicos, pode afetar a fisiologia do corpo tbm.
O Estresse é uma sobrecarga de coisas externas que a pessoa não consegue dar conta ou precisa de tempo para dar conta e a cobrança social não colabora. Então desencadeia quadros de ansiedade e o estresse pode afetar o estômago, o coração com aumento da pressão arterial.
Caso seja desencadeado algum transtorno, sim é permanente e precisa ser tratado e controlado.
O ideal é a pessoa não ultrapassar seus limites, não se cobrar tanto e ter meios para aliviar o estresse
Atividade física, meditação ajudam bastante.

Espero ter ajudado.????

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O stress causa sérios danos ao organismo, pode alterar corrente sanguínea, coração, tireoide, aumento de colesterol, triglicérides, diabetes, etc, e causar muitos danos psicológicos, como transtornos de ansiedade, neuroses, transtornos sexuais. Pode sim causar danos ao cérebro de uma maneira química mas isso terá que ser avaliado por quanto stress, a quanto tempo. Não se pode generalizar. Um bom tratamento, mudanças de hábitos de vida, aprender a lidar com as coisas de outra forma, uma boa psicoterapia poderão deixaa-lo sem consequência alguma. Cuide-se. Tire e resolva na sua vida tudo que for estressante. Procure um psicólogo. Há saída para tudo.
O ESTRESSE poderá causar sérios danos à saúde física e mental, como:
HIPERTENSÃO - o coração acelera seu ritmo,
INSÔNIA - costuma ser um dos primeiros sinais, ausência de sono, o corpo fica em estado de alerta,
TRANSTORNOS MENTAIS - Ansiedade, Depressão, Síndrome do Pânico, Esquizofrenia, etc...
Problemas Gástricos - gastrite, úlcera, refluxo, diarreia e colites.
Queda do sistema imunológico.
O Estresse está ligado a instintos básicos de sobrevivência conhecidos como por exemplo resposta para a luta e fuga, desencadeando liberação de substâncias químicas no cérebro e no corpo, projetadas para gerir numa situação difícil.
O corpo é afetado negativamente, ao nível celular, assim o estresse a longo prazo, a ansiedade e a depressão tem sido associados a um risco aumentado de demência e doença de Alzheimer.
É possível reduzir o estresse a nível cerebral, fazendo relaxamento, yoga, meditação.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição,
Abraço
Vera Pelizzari
Psicóloga
Sim porque o cérebro é plástico. No trauma há uma espécie de “congelamento” no SNC. A terapia que age nesse desbloqueio chama-se: Terapia EMDR.
Sempre que ficamos excitados, ansiosos e irritados, o nosso organismo produz os hormônios do estresse (cortizol). A ameaça pode ser real ou imaginária, o choque praticamente é o mesmo, essa mobilização acionada com frequência, tem consequências negativas, causando efeitos nocivos sobre a saúde.
Dentre as regiões de choque e os principais sintomas, destacan-se o sistema: Muscular (tensão dor na musculatura), o imunológico (infecções, alergias), digestivo (perturbações alimentares e queimação estomacal), circulatório ( alteração dos batimentos carcardíacos, variação da pressão arterial), e, ainda, a pele (manchas psoríase) etc.
Caso o estimulo estressor seja muito intenso e persistente gerando mais energia (cortizol) que o corpo possa suportar, a pessoa pode desenvolver alguma doença crônica nos respectivos sistemas descritos.
O estresse se intensifica na medida em que nos desorganizamos interiomente e nos desconectamos dos valores inerentes ao ser.
Cuide-se
O estresse pode acarretar em disfunções hormonais, digestivas, cardiovasculares, dentre outras. É importante cuidar da saúde mental para garantir uma melhor integração entre corpo e mente.
O estresse pode causar danos permanentes ao cérebro? se não trabalhado, o indivíduo pode ter perdas de memória , atenção, concentração, e ter prejuízos em suas funções cognitivas, alteração do humor, desenvolver alergias, transtornos mentais, ter perdas de cabelo e desenvolver vários tipos de doença como câncer, tumores entre outros.
Olá! O stress pode levar ou desencadear numa pessoa a fadiga crônica, a síndrome de Burnout e outros transtornos mentais. O cérebro humano term um limite de tolerância referente a avalanche de estímulos do ambiente e também do restante do corpo. A resiliência e a capacidade de uma pessoa conseguir restaurar o stress ou a se adptar a mudanças, mas não é qualquer pessoa que consegue. O importante é não deixar a situação ficar desgastante ou crônica. Identificar os fatores estressores rever os hábitos pessoais e de trabalho. Procure psicólogo pois na maioria das vezes a pessoa não consegue fazer sozinha a identificação dos fatores e não encontra meios de mudar a situação. Uma boa psicoterapia poderá ajudá-lo(a). Sugiro que procure um profissional para minimizar danos..

Especialistas

João Henrique Piva Boeira

João Henrique Piva Boeira

Psicólogo, Psicanalista

Maringá

Paulette Gerecht

Paulette Gerecht

Terapeuta complementar

São Paulo

Beatriz Sarah

Beatriz Sarah

Psicólogo, Terapeuta complementar

Belo Horizonte

Erika Belmonte Reis

Erika Belmonte Reis

Psicólogo

Rio de Janeiro

Ana Vitoria Cordovil

Ana Vitoria Cordovil

Psicólogo

Manaus

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Trauma psicológico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.