Estou utilizando lamotrigina+fluoxetina para o TAB, mas ouço que antidepressivo não é recomendado
7
respostas
Estou utilizando lamotrigina+fluoxetina para o TAB, mas ouço que antidepressivo não é recomendado para portador de tab. Qual é eficácia dessa combinação?
Converse com seu psiquiatra sobre o uso de tal medição. Todavia, é importante ressaltar que para uma melhora de fato significativa, é importante aliar um tratamento psicoterapi
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Obrigado por perguntar. Você está abordando um dos pontos mais polêmicos da Psiquiatria. Realmente, os estudos clínicos em geral não mostram benefícios robustos do uso de antidepressivos (fluoxetina) para pacientes bipolares. No entanto, essa ausência de eficácia comprovada não levou os psiquiatras a deixarem de prescrever antidepressivos para seus pacientes bipolares. Isso acontece porque, a nível de indivíduo, vários pacientes bipolares tem benefício com o uso de antidepressivos. Seu psiquiatra provavelmente acredita que a fluoxetina vai ajudá-lo.
Portanto, converse com o seu psiquiatra. Só ele pode te explicar com clareza o uso da fluoxetina.
Portanto, converse com o seu psiquiatra. Só ele pode te explicar com clareza o uso da fluoxetina.
No resgate de episódio depressivo do transtorno bipolar a fluoxetina pode ser usada e parece ser o antidepressivo mais indicado, sempre em uso de um estabilizador de humor conjuntamente. No entanto, para a manutenção do tratamento (médio e longo prazo) os protocolos mais modernos sugerem que os antidepressivos sejam tirados do esquema terapêutico.
Provavelmente seu médico queira potencializar algum resultado na sua dinâmica psíquica com esta integração medicamentosa. Aproveite para tirar todas suas dúvidas durante a consulta dele. Beneficie-se, se possível integrando o processo clínico da psicoterapia.
Cuide-se.
Cuide-se.
Ola! O uso de antidepressivos no Transtorno Bipolar, embora controverso, é comum na prática clínica e ajuda os pacientes a recuperarem o ânimo para as atividades diárias e o prazer em fazer coisas do seu interesse. Entretanto, jamais deve ser usado sozinho, sempre em associação com um estabilizador de humor, que nesse caso foi optado pela lamotrigina.
Boa recuperação! Espero ter ajudado.
Boa recuperação! Espero ter ajudado.
Tudo bem? Trata se de prática muito comum e segura usar antidepressivo (no caso, a fluoxetina), em situacoes de depressão bipolar, desde que haja uso concomitante de estabilizador de humor (em tela, a lamotrigina).
não existe antidepressivo não indicado para TAB. estando o paciente em depressão, esta precisa ser tratada. os casos são tratados de forma individual, e se ha benefício, não ha porque não usar. a mirtazapina tem uma resposta adequada muitas vezes por não predispor à chamada "virada maníaca" e poederia ser uma opção a se escolher
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- Quais são as diferenças do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e II?
- Tenho um amigo com transtorno de bipolaridade, sempre nos demos muito bem, mas nessas últimas semana, ele tem agido de forma agressiva e tem me feito várias ofensas, até me bloqueou nas redes sociais sem eu ter feito nada, o que faço? Estou muito mal e aborrecido.
- É verdade que as alterações no humor é um dos principais sintomas para diagnosticar uma pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Qual é a diferença entre espectro bipolar e transtorno bipolar afetivo (TAB)?
- . Como posso ajudar alguém com Transtorno Bipolar?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o transtorno bipolar durante a infância e adolescência?
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- O que posso fazer para prevenir um episódio de Transtorno Bipolar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.