Estou usando quetiapina 25 mg, Psiquiatra q receitou para ajudar no sono, mas percebi aumento de pes

2 respostas
Estou usando quetiapina 25 mg, Psiquiatra q receitou para ajudar no sono, mas percebi aumento de peso, uma indisposição, fraqueza nos braços . Sempre fiz academia, devido estes sintomas estou perdendo a Vontade de treinar. Me canso muito.Estou preocupada. Pode ser da medicação?
A quetiapina pode levar a aumento de peso. Quanto à indisposição e fraqueza nos braços, se você é uma pessoa saudável e não muito idosa, não é provável que tenha fraqueza, nos braços, por causa de 25 mg de quetiapina. Indisposição, se por isto entende desânimo/tristeza, não costuma causar, apenas sonolência diurna, em algumas pessoas. Por outro lado, atualmente quetiapina não é uma medicação que se indique, de modo geral, quando a pessoa tem somente insônia, apesar de muitos médicos indicarem. Deve falar com seu psiquiatra, pois por aqui é impossível assegurar a causa de seus sintomas. Conhecendo pessoalmente seu caso, ele terá melhores condições de orientar você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.
A quetiapina é um antipsicótico atípico que, embora frequentemente usada para tratar distúrbios do humor e problemas de sono, pode ter efeitos colaterais significativos. Entre esses efeitos, o ganho de peso e a fadiga são bastante comuns. Aqui estão alguns pontos relevantes:

1. **Ganho de peso**: A quetiapina pode afetar o metabolismo e o apetite. Estudos demonstram que antipsicóticos, especialmente os que atuam em receptores de serotonina e histamina, podem levar a um aumento no apetite e, consequentemente, ao ganho de peso.

2. **Indisposição e fadiga**: A sedação é um efeito colateral comum da quetiapina, especialmente em doses mais baixas. Isso pode levar a uma sensação de cansaço e fraqueza, dificultando atividades físicas, como a prática de exercícios na academia.

3. **Fraqueza muscular**: Embora menos comum, algumas pessoas podem relatar fraqueza muscular, que pode estar associada à sedação ou a uma alteração no equilíbrio de neurotransmissores.

4. **Impacto na atividade física**: A combinação de ganho de peso e fadiga pode diminuir a motivação para o exercício. A atividade física é importante para o bem-estar físico e mental, e a falta dela pode contribuir para um ciclo vicioso de desânimo e sintomas.

Converse com uma Psiquiatra.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Rafael Aires Cavalcanti Fróes

Rafael Aires Cavalcanti Fróes

Médico do trabalho

Palmas

Carlos Augusto Bartolomei

Carlos Augusto Bartolomei

Médico do trabalho

Balneário Camboriú

Gustavo Rodrigues da Cunha

Gustavo Rodrigues da Cunha

Médico do trabalho, Médico clínico geral

Uberaba

Fausto Torres

Fausto Torres

Médico clínico geral

Blumenau

Francisco Monteiro

Francisco Monteiro

Médico do trabalho

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Astenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.